O Brasil conhecerá nesta quinta-feira (20), às 20 horas, os melhores parlamentares do ano. Você poderá acompanhar o anúncio dos vencedores da maior premiação da política brasileira pelo Congresso em Foco e pelas nossas redes sociais. Tire suas dúvidas sobre o Prêmio Congresso em Foco 2020:
O que é o Prêmio Congresso em Foco?
Em sua 13ª edição, é a principal e mais tradicional premiação da política brasileira. Criado pelo Congresso em Foco em 2006, o prêmio tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política. Conta com vários apoiadores (veja a lista mais abaixo).
Por que premiar político?
Valorizar as instituições democráticas é fundamental para a preservação de um regime que preza pelas liberdades e pelos direitos fundamentais, a despeito de suas imperfeições. Ruim com o Congresso, pior sem ele. O prêmio pretende reconhecer os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a cumprir o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. Também se propõe a incentivar a população a exercer sua cidadania, acompanhando mais de perto a atuação de seus representantes.
Quem escolhe os melhores parlamentares?
De acordo com o regulamento, os premiados são escolhidos por três grupos diferentes: a população em geral, por meio da votação na internet; 21 jornalistas de perfil plural e de diversos veículos; e o júri especializado, composto por cinco integrantes, representando as áreas empresarial, trabalhista, acadêmica e do terceiro setor, além do Congresso em Foco. A votação na internet este ano, realizada entre 17 e 31 de julho, somou mais de 2 milhões de votos, um recorde. A votação popular foi auditada internamente e também externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Parecer da APCF atesta a idoneidade da votação.
Quais são as categorias em disputa?
Há duas categorias gerais: Melhores na Câmara e Melhores no Senado. Também estão em disputa duas categorias especiais: Defesa da Educação, apoiada pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, promovida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
Como será o anúncio do resultado?
Pela primeira vez, devido à pandemia, o anúncio dos premiados será feito de forma totalmente digital. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (20), às 20h, com transmissão ao vivo pelo site Congresso em Foco e por nossas redes sociais no YouTube, no Facebook, no Instagram e no Twitter. Depois do anúncio dos vencedores, haverá um show com a cantora Fernanda Abreu. Também será possível consultar a votação que cada um dos cerca de 400 parlamentares participantes recebeu.
Quem concorre?
Estavam aptos a participar do prêmio todos os deputados e senadores, exceto aqueles que exerceram o mandato por menos de 60 dias este ano e que respondem a investigações criminais. Nas categorias especiais foram feitas triagem. Só puderam concorrer parlamentares com alguma afinidade com os respectivos temas.
Quem será premiado?
Na votação pela internet serão premiados os 20 melhores da Câmara e os dez melhores do Senado, além dos cinco primeiros colocados em cada categoria especial. Entre os escolhidos pelos jornalistas, serão premiados os cinco mais votados em cada categoria geral. O júri premiará os cinco melhores senadores e os dez melhores deputados, além dos cinco melhores parlamentares em cada categoria especial.
O que cada premiado receberá?
Todos (as) eles(as) receberão um diploma, certificando que ficaram entre os melhores parlamentares do ano. Os três primeiros colocados nas categorias gerais, pela internet, receberão também troféus. Nas demais categorias apenas o primeiro colocado receberá troféu. A mesma honraria será concedida ao mais votado pelo júri, em cada categoria, e pelos jornalistas.
Quem apoia o Prêmio Congresso em Foco?
A edição deste ano tem o apoio de 14 instituições:
Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional)
Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni)
Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF)
Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef)
Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF)
Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip)
Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef)
Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita)
Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite)
Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe)
Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda (Sinprofaz)
Deixe um comentário