Veja a lista preliminar de parlamentares aptos a disputar o Prêmio Congresso em Foco 2020

O Congresso em Foco publica abaixo a relação preliminar dos parlamentares aptos a disputar a premiação mais importante da política brasileira. O Prêmio Congresso em Foco será entregue  àqueles deputados e senadores que melhor exerceram o mandato em 2020, na avaliação do público na internet, de jornalistas que cobrem Câmara e Senado e de um júri especializado.

Pelo regulamento, que está em consulta pública até esta quinta-feira (9), podem concorrer apenas congressistas que não respondam a acusações criminais e que tenham ocupado o cargo por ao menos 60 dias este ano. A relação está sujeita a mudanças até o próximo dia 16, prazo final para inclusão ou exclusão de nomes. Em 17 de julho, começa a votação pela internet, que vai até o dia 31.

Veja aqui a relação de senadores sob investigação e aqui a relação dos deputados na mesma situação.

Para disputar o prêmio, o parlamentar que não aparece na relação dos congressistas aptos deverá apresentar documentação que comprove que não tem mais contas a prestar com a Justiça. O nome também poderá ser retirado da lista caso seja constatado posteriormente que o/a congressista responde a inquérito ou ação criminal.

Você pode nos ajudar nessa tarefa, contribuindo para aprimorar a lista, repassando informações sobre registros criminais para o email premio@congressoemfoco.com.br. Você pode enviar para o   mesmo email críticas, comentários ou sugestões que contribuam para melhorar o regulamento.

A lista preliminar, com mais de 460 parlamentares, foi elaborada pelo Congresso em Foco após exaustivo levantamento nas páginas do Supremo Tribunal Federal e dos demais órgãos judiciais competentes para julgar crimes cometidos por detentores de mandato popular. O resultado desse trabalho foi publicado em duas reportagens, que revelaram que mais de cem deputados e quase 30 senadores estão com pendências judiciais.

Segue o calendário do Prêmio Congresso em Foco 2020:

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivos principais valorizar o Poder Legislativo e estimular a sociedade a acompanhar a atuação dos eleitos de forma permanente e ativa. “Não canso de repetir: ruim com o Congresso, muito pior sem o Congresso. Ou aprendemos a valorizar o que o Parlamento tem de melhor ou contribuiremos, mesmo sem querer, para apequenar a política e a nação”, afirma Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio.

Veja por nome e por estado, nas listas abaixo, quem figura na relação preliminar dos aptos a concorrerem nas categorias gerais “Melhores no Senado” e “Melhores na Câmara”, assim como nas categorias "Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas" e "Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas". As listas para as demais categorias de premiação serão divulgadas no sábado (11).

Lista final dos senadores aptos a disputar o prêmio

Lista final dos deputados aptos a disputar o prêmio

> A lista preliminar dos aptos na categoria Clima e Sustentabilidade

> A lista preliminar dos aptos na categoria Defesa da Educação

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!