Quem somos

Congresso em Foco é um veículo jornalístico que faz uma cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos com o objetivo de auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos.

Não temos vinculação com nenhum partido político, mas apoiamos causas que consideramos de interesse geral, como a defesa da democracia e dos direitos humanos (em especial, de grupos discriminados como as mulheres, os negros, indígenas e a população LGBT); a luta contra as desigualdades sociais e regionais; e o combate à corrupção.

Nossa pretensão é contribuir para melhorar a qualidade da representação política no país. Em outras palavras: colocar as melhores técnicas e ferramentas do jornalismo a serviço da mudança. Daí o lema que preencheu por muito tempo o cabeçalho de nossas páginas e até hoje nos inspira, “jornalismo para mudar”.

Vencedor do Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2009, o site experimenta, desde o seu lançamento (em fevereiro de 2004), crescimento constante e acentuado da sua audiência e influência.

Entre janeiro e setembro de 2020, segundo o Google Analytics, o Congresso em Foco teve mais de 31,4 milhões de visitas, feitas por 17,8 milhões de usuários únicos. No período, foram visualizadas mais de 41,5 milhões de páginas, o que representou um crescimento de 101% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em novembro de 2009, o Congresso em Foco tornou-se o primeiro veículo da internet a receber o Troféu Tim Lopes do Prêmio Embratel, destinado ao melhor trabalho de jornalismo investigativo produzido por todos os meios de comunicação brasileiros. Recebeu ainda, em 2008, em 2009 e 2014, o Prêmio Vladimir Herzog; e os prêmios iBest (2005)  e Engenho (2008, 2010 e 2013).

site acumula incontáveis “furos” e citações em outros veículos, incluindo desde os principais órgãos de imprensa brasileiros até diversos veículos estrangeiros, nos quais é constantemente citado.

Cobrimos o dia a dia do Parlamento e da política sem virar as costas para o país e o mundo. Daí o espaço aberto para colunistas e contribuintes eventuais, de diferentes perfis, campos de atuação e origem geográfica, sempre assegurando a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões.

Em 2020, essa cobertura de Congresso foi reforçada por uma base de dados inédita sobre a Câmara e o Senado Federal: o Radar do Congresso. Na ferramenta de acesso gratuito que está hospedada dentro do site, os leitores encontram informações sobre governismo, transparência, ações e inquéritos judiciais, assiduidadevotaçõesdiscursos, gastos e proposições dos congressistas. A plataforma de dados é mais um passo no sentido de incorporar a tecnologia à produção jornalística.

Também em 2020, o Congresso em Foco passou a integrar o projeto Reload, um canal de notícias em vídeo com linguagem inovadora e focada no público jovem. A iniciativa é uma parceria entre dez organizações jornalísticas nativas digitais e independentes e tem o objetivo de descomplicar as notícias, democratizar e ampliar o alcance da informação. O canal pode ser encontrado no Instagram, no Twitter, no Facebook e também no Youtube.

O constantes processos de inovação e a solidez do trabalho levaram o Congresso em Foco a ser apontado pelo LatAm Journalism Review, da Universidade do Texas, como um caso de grande sucesso em uma série de reportagens que aponta“veículos de imprensa e jornalistas que inovam no jornalismo latino-americano na internet”.

Mantido por empresa privada criada pelo jornalista Sylvio Costa (fundador e principal sócio), o Congresso em Foco tem como principais fontes de receita: publicidade no site; eventos; parcerias com outros veículos (sobretudo com o UOL, que nos hospeda desde 2010); a venda de exemplares e de assinaturas da revista; e o Painel do Poder.

Equipe

Sylvio Costa – fundador – sylvio@congressoemfoco.com.br

Mestre em Comunicações pela Universidade de Westminster, Londres, cidade em que também atuou como produtor free lancer da BBC. Trabalhou como jornalista em veículos como FolhaIstoÉCorreio Braziliense, Zero Hora e Gazeta Mercantil, entre outros, exercendo as funções de repórter, editor e chefe de reportagem. Também foi professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), oficial de comunicação e mobilização do Sistema ONU, em Brasília, e diretor do Espaço Cultural Brasil Telecom. Criou a agência Oficina da Palavra, da qual se afastou para se dedicar ao Congresso em Foco. Ganhou 12 prêmios de jornalismo. É desde abril de 1998 funcionário concursado do Senado, de onde se encontra atualmente em licença sem vencimentos.

Edson Sardinha – editor-executivo – edson@congressoemfoco.com.br 

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás em 2000, fez curso de extensão pela Universidade de Navarra, em iniciativa conjunta com o jornal O Estado de S. Paulo. Foi assessor de imprensa do governo de Goiás. Já colaborou com osite Comunique-se. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens aéreas, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog. Está no Congresso em Foco desde a criação do site, em fevereiro de 2004.

João Frey - Chefe de redação – joao@congressoemfoco.com.br

Jornalista (PUC-PR), mestre em Ciência Política (UFPR). Tem passagens pela Gazeta do Povo e Band News FM. Um dos fundadores da agência de notícias Livre.jor e co-autor do livro Jornalismo de dados: conceitos, rotas e estrutura produtiva

 

Lauriberto Pompeu – editor – lauriberto@congressoemfoco.com.br

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Foi repórter do Poder 360 e trainee da Folha de S.Paulo e de O Estado de S. Paulo.

 

Flávia Said - Editora – flavia@congressoemfoco.com.br

Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com uma primeira graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Passou por um estágio de dois anos na agência Bloomberg, onde cobriu Presidência da República, Congresso Nacional e Ministério da Economia.

Marina Oliveira - Editora - marinaoliveira@congressoemfoco.com.br

Jornalista (PUC-PR) com mestrado em Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas (Universidade de Coimbra). Tem passagens por rádio, revistas e jornais. Participou da cobertura de diferentes fases da Operação Lava Jato, em Curitiba, para O Globo. É autora do livro: Em pauta - Manual prático da comunicação organizacional.

Guilherme Mendes - Editor

Formado em jornalismo pela Fapcom em 2015, está na capital federal desde 2017. Foi repórter dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense, além dos sites JOTA, Vortex e Agência Infra.

Larissa Calixto - Repórter

Jornalista formada pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), trabalha no Congresso em Foco desde maio de 2019. Realizou estágio em comunicação no Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (Unaids) e teve passagem pela Agência de Notícias Uniceub.

Marília Sena - Estagiária

Estudante do último semestre do curso de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) com dois anos de experiência em Jornalismo Político e Econômico. Foi repórter e produtora do Senado Notícias na TV Senado. Passou pela editoria de Economia do jornal Correio Braziliense. Foi finalista do prêmio MPT em 2018 pelo Correio Braziliense com a reportagem "O Desrespeito como Obstáculo".

Lucas Vinícius - Cientista de Dados

Formado em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atuou como estagiário durante dois anos no Senado Federal, implementando soluções em aplicação web, de acordo com as necessidades dos servidores da casa.

Fernanda Pereira - Gerente de Marketing

Relações Públicas com sólida experiência em gestão, processos, coordenação e planejamento de comunicação, comunicação interna, relacionamento e negociações com a mídia, organização de publicações, elaboração de conteúdo para a imprensa escrita e digital, organização de eventos e assessoria de imprensa. Experiência na relação com imprensa e mídias, na esfera pública e privada tanto na área social como cultural.

Raíssa Sabião - Executiva de Contas

Publicitária formada pelo Centro Universitário IESB, com curso de especialização em comunicação em Londres. Profissional na área de comunicação, com grande experiência em marketing e oito anos de experiencia em vendas. Tem passagens em portal de notícia, rádio, grandes startups, e agência de publicidade.

Felipe Aguiar – sócio-gerente – felipe@congressoemfoco.com.br

Carlês Barroso – gerente administrativa e financeira – financeiro@congressoemfoco.com.br

Íris Lucia Costa - Mídias Digitais

Jornalista formanda pelo Centro Universitário Unieuro, foi repórter do Jornal Brasília Capital, atuou como assessora de imprensa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), trabalhou também como jornalista na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Gabriel Cerbino - Design

Publicitário formado pelo Instinto de Educação Superior de Brasília (IESB). Atuou como estagiário no Banco de Brasília (BRB) e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Trabalhou na área de marketing e criação nas agências de publicidade, Seven Horizons, Suprema Comunicação e na Todde Advogados.

Pesquisadores Associados

Ricardo de João Braga

Professor na Câmara dos Deputados nos cursos de Mestrado em Poder Legislativo, Especialização e Cursos de Extensão, tendo sido coordenador da Pós-Graduação entre 2016 e 2017. Possui graduação em Economia (Universidade Estadual Paulista, 1995), mestrado e doutorado em Ciência Política (Universidade de Brasília, 2006, e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011, respectivamente) e mestrado no Programa Roads to Democracy (Universidade de Siegen, Alemanha, 2019).

André Rehbein Sathler

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) e mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Doutor em Filosofia (Inteligência Artificial) pela Universidade Federal de São Carlos.

Os colunistas fixos e colaboradores eventuais do site expressam as suas opiniões, que não são necessariamente as do Congresso em Foco. Os comentários publicados por leitores são de exclusiva responsabilidade deles, inclusive para efeitos legais e judiciais.

Se você se julgar ofendido por qualquer conteúdo veiculado pelo Congresso em Foco, ou perceber que ele necessita de retificação, escreva para redacao@congressoemfoco.com.br.

Congresso em Foco é produzido pela empresa Caracol Web Design Ltda., que é registrada no CNPJ sob o nº 09.124.478/0001-06 e tem sede no SIG, Quadra 1, Lote 385, Ed. Platinum Office, sala 207, Brasília, DF, CEP 70.610-410.