Conheça os jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020

Pelo quarto ano consecutivo, um júri especializado participará da escolha dos melhores parlamentares federais do país no Prêmio Congresso em Foco. Também haverá votação popular, pela internet, de 17 a 31 de julho, e de um júri de jornalistas. Os vencedores de cada público e categoria serão anunciados no dia 20 de agosto. A 13ª edição do evento de premiação será digital, dados os riscos de saúde de reunir centenas de pessoas em um mesmo ambiente e a incerteza quanto ao tempo de duração da pandemia de covid-19.

Veja a lista de parlamentares aptos a disputar o Prêmio Congresso em Foco 2020

Conforme prevê o regulamento, um dos jurados representará o próprio Congresso em Foco, organização idealizadora e responsável pelo projeto. Os demais, para assegurar pluralidade de escolhas e de visões, devem ter vínculos respectivamente com as áreas empresarial (Carolina Venuto), trabalhista (Viviane Pontes Sena) e acadêmica (Carlos Nobre) e com entidades do terceiro setor (Priscila Cruz). Veja o perfil dos jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020:

 

Carlos Nobre – formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), é um dos mais conhecidos cientistas brasileiros, hoje bastante dedicado ao monitoramento legislativo de temas ligados ao meio ambiente. É doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Na carreira profissional, atuou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Integrou a equipe de cientistas responsáveis pelo Painel Global de Mudanças Climáticas, agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento e senior fellow da divisão brasileira do World Resources Institute.

Carolina Venuto – é presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), entidade da qual já foi diretora capacitacional e coordenadora dos comitês de Jovens e Mulheres. Graduada em Direito e pós-graduação em Direito Público e Ciência Política, é sócia-diretora da Ética, Inteligência e Política. Anteriormente, adquiriu experiência em relações institucionais e governamentais no Ministério da Justiça, na Dominium Consultoria Política e no Itaú Unibanco, e como advogada associada dos escritórios Lamounier, Valadares, Vulcanis, e Nelson Paschoalotto.

Edson Sardinha – editor-executivo do Congresso em Foco, no qual atua desde sua fundação, em 2004, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens aéreas, vencedora do Prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo/Tim Lopes e que rendeu o prêmio Esso ao site em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog, com série de reportagens sobre defensores de direitos humanos jurados de morte (1º lugar na categoria revista) e a história de um deputado ameaçado por grupos de extermínio (menção honrosa).

Priscila Cruz – presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, recebeu o prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Instituto Singularidades, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ e do Instituto Rodrigo Mendes; também é membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Viviane Ponte Sena – jornalista com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento do Congresso Nacional, é coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), organismo mantido pelo movimento sindical para monitorar o debate e a elaboração de leis. É responsável pela redação final, edição e revisão das publicações Radiografia do Novo Congresso e Os Cabeças do Congresso Nacional, do Diap. Foi assessora de imprensa e coordenadora de comunicação de várias entidades associativas e de classe, além de repórter da Radiobrás (atual EBC).

> Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2020

> Quem disputa a categoria Clima e Sustentabilidade no Prêmio Congresso em Foco

> Quem concorre na Defesa da Educação no Prêmio Congresso em Foco

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!