Atenção: esta reportagem foi atualizada às 18h para restabelecer a verdade sobre o real significado das diversas manifestações recentes dos chefes militares.
Em nota divulgada nesta terça-feira (31), quando se completam 56 anos do movimento militar que destituiu o então presidente João Goulart, as Forças Armadas reafirmaram seu compromisso com a democracia. No comunicado (veja a íntegra mais abaixo), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica defendem o regime militar (1964-1985), mas ressalvam que o ambiente do país àquela época era outro.
O Congresso em Foco traduz: reafirmando o tom do pronunciamento da semana passada do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, a prioridade dos militares agora é a pandemia de covid-19. O inimigo fundamental, pois, é o novo tipo de coronavírus que até as 16h desta terça já tinha causado perto de 40 mil mortes e quase 810 mil casos reportados, considerando os números oficiais. E não mais o comunismo, fantasma ressuscitado pela extrema-direita brasileira, Bolsonaro à frente, para alardear – entre outras bobagens – que o vírus teria sido criado pela China para fragilizar as outras nações e dominar o mundo. Falta explicar a razão para fazer isso, se os chineses perderam mais de 3,4 mil vidas humanas, tornaram-se alvo de restrições e de preconceitos em escala global e levaram um baque econômico do qual vão demorar tempo para se levantar.
Leia também
A mensagem dos chefes militares, nem sempre de compreensão fácil para o público externo, é que em 64, em plena guerra fria, as preocupações com o comunismo se justificavam. Agora, o grande adversário é a pandemia e é contra ela que devem se juntar todas as forças sociais, políticas e institucionais, incluindo governo federal, estados, municípios, mídia e entidades da sociedade civil. Isso ficou mais claro na nota do Ministério da Defesa.
> “Não há amparo para ruptura institucional”, diz General Peternelli
“A convergência foi adotada como método para construir a convivência coletiva civilizada. Hoje, os brasileiros vivem o pleno exercício da liberdade e podem continuar a fazer suas escolhas”, diz o texto. “As Forças Armadas acompanharam essas mudanças. A Marinha, o Exército e a Aeronáutica, como instituições nacionais permanentes e regulares, continuam a cumprir sua missão constitucional e estão submetidas ao regramento democrático com o propósito de manter a paz e a estabilidade”, completa a nota. O documento termina com a afirmação de que 64 foi um “marco para a democracia brasileira, muito mais pelo que evitou”.
Evitou o quê? Na visão predominante entre os militares, evitou o socialismo e o caos. Com ambiguidade típica do linguajar militar, portanto, a nota de um lado reafirma o compromisso com a democracia. Do outro, preserva e exalta a memória de 1964, na mesma linha de manifestações recentes do vice-presidente Hamilton Mourão e do general Villas Boas, ex-comandante do Exército que hoje, na reserva, trabalha como assessor da Presidência da República:
— General Villas Boas (@Gen_VillasBoas) March 30, 2020
A mensagem acima, publicada por Villas Boas no Twitter, diz: “Conheço o presidente e sei que ele não tem outra motivação que não o bem estar (sic) do povo e o futuro do país”, escreveu, referindo-se ao seu chefe e exalando o espírito de subordinação à autoridade presidencial. Lembremos que o presidente da República, é o comandante supremo das Forças Armadas. Mas, de modo sutil, encontrou uma forma de se posicionar contra várias das ações que Bolsonaro patrocinou ou apoiou.
Villas Boas afirma que “muitos dos protagonistas não entenderam que uma crise exige, sinergia, integração de esforços e compatibilização de visões de curto e longo prazo”. Alguém tem dúvidas sobre qual o seu alvo? Quem atacou governadores? Cometeu a proeza de endossar a leviandade do filho ao criar um conflito diplomático com a China, nosso maior parceiro comercial, em plena pandemia? Diverge publicamente do ministro da Saúde? Não para de desrespeitar jornalistas e jornalismo?
O único nome que pode ser oferecido como resposta é o de Bolsonaro, o mesmo que há muito tempo se dedica à arte de jogar a população, envenenada por bolhas de desinformação que ele e os filhos manejam diretamente, contra o Congresso e o STF. Ora, Bolsonaro já foi denunciado ao Supremo pela bagunça que não para de causar nas ações de prevenção e combate ao coronavírus.
Há uma referência especialmente provocativa de Villas Boas às “lições” deixadas pela greve dos caminhoneiros, que Bolsonaro e seus aliados apoiaram e estimularam. O pito do general Villas Boas, que ainda desfruta de liderança entre as tropas, é evidente para quem sabe ler nas entrelinhas ao condenar expressamente as “visões e ações extremadas” e ponderar que “a virtude está no centro”.
> Poderá ser rápido o processo de afastamento de Bolsonaro do poder
Leia agora a íntegra do comunicado do Ministério da Defesa e nos encontramos lá embaixo, após a transcrição, para apresentar a você declarações exclusivas ao Congresso em Foco de um importante porta-voz militar.
NOTA DO MINISTÉRIO DA DEFESA
“Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março de 1964
Brasília, DF, 31 de março de 2020.
O Movimento de 1964 é um marco para a democracia brasileira. O Brasil reagiu com determinação às ameaças que se formavam àquela época.
O entendimento de fatos históricos apenas faz sentido quando apreciados no contexto em que se encontram inseridos. O início do século XX foi marcado por duas guerras mundiais em consequência dos desequilíbrios de poder na Europa.
Ao mesmo tempo, ideologias totalitárias em ambos os extremos do espectro ideológico ameaçavam as liberdades e as democracias. O nazifascismo foi vencido na Segunda Guerra Mundial com a participação do Brasil nos campos de batalha da Europa e do Atlântico. Mas, enquanto a humanidade tratava os traumas do pós-guerra, outras ameaças buscavam espaços para, novamente, impor regimes totalitários.
Naquele período convulsionado, o ambiente da Guerra Fria penetrava no Brasil. Ingredientes utópicos embalavam sonhos com promessas de igualdades fáceis e liberdades mágicas, engodos que atraíam até os bem-intencionados. As instituições se moveram para sustentar a democracia, diante das pressões de grupos que lutavam pelo poder. As instabilidades e os conflitos recrudesciam e se disseminavam sem controle.
A sociedade brasileira, os empresários e a imprensa entenderam as ameaças daquele momento, se aliaram e reagiram. As Forças Armadas assumiram a responsabilidade de conter aquela escalada, com todos os desgastes previsíveis.
Aquele foi um período em que o Brasil estava pronto para transformar em prosperidade o seu potencial de riquezas. Faltava a inspiração e um sentido de futuro. Esse caminho foi indicado. Os brasileiros escolheram. Entregaram-se à construção do seu País e passaram a aproveitar as oportunidades que eles mesmos criavam. O Brasil cresceu até alcançar a posição de oitava economia do mundo.
A Lei da Anistia de 1979 permitiu um pacto de pacificação. Um acordo político e social que determinou os rumos que ainda são seguidos, enriquecidos com os aprendizados daqueles tempos difíceis.
O Brasil evoluiu, tornou-se mais complexo, mais diversificado e com outros desafios. As instituições foram regeneradas e fortalecidas e assim estabeleceram limites apropriados à prática da democracia. A convergência foi adotada como método para construir a convivência coletiva civilizada. Hoje, os brasileiros vivem o pleno exercício da liberdade e podem continuar a fazer suas escolhas.
As Forças Armadas acompanharam essas mudanças. A Marinha, o Exército e a Aeronáutica, como instituições nacionais permanentes e regulares, continuam a cumprir sua missão constitucional e estão submetidas ao regramento democrático com o propósito de manter a paz e a estabilidade.
Os países que cederam às promessas de sonhos utópicos ainda lutam para recuperar a liberdade, a prosperidade, as desigualdades e a civilidade que rege as nações livres.
O Movimento de 1964 é um marco para a democracia brasileira. Muito mais pelo que evitou.
FERNANDO AZEVEDO E SILVA
Ministro de Estado da Defesa
ILQUES BARBOSA JUNIOR
Almirante de Esquadra
Comandante da Marinha
Gen Ex EDSON LEAL PUJOL
Comandante do Exército
Ten Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Comandante da Aeronáutica,”
A posição das Forças Armadas, reforçamos, vai na direção contrária daquela exposta pelos poucos brasileiros que resolveram desafiar o coronavírus no último dia 15 para pedir intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). A ousadia de Bolsonaro irritou os chefes militares, que têm reiterado que nada farão contra a ordem constitucional e que sua prioridade é salvar vidas humanas, isto é, combater a pandemia. “O direito à vida está logo no primeiro artigo da Constituição, disso as Forças Armadas não vão se afastar”, soprou a este site uma voz influente nos quartéis, enfatizando a necessidade de priorizar o combate à pandemia”, soprou a este site uma voz influente nos quartéis.
Transcrevemos, por fim, as declarações prestadas há pouco ao Congresso em Foco pelo General Peternelli (PSL-SP), coordenador das candidaturas de membros das Forças Armadas a cargos políticos em 2018, ano em que também se elegeu deputado federal. General da reserva, Peternelli é fã confesso do trabalho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aquele que alguns bolsonaristas adoram difamar, geralmente baseando-se em meias-verdades ou mentiras completas.
Com a palavra, o deputado General Peternelli:
“Vejo a nota [do Ministério da Defesa] como um registro histórico. O sentimento é de que as atividades foram desenvolvidas para na época evitar um regime comunista que não teria aspecto democrático. O momento agora é de concentrar esforços no combate ao coronavírus. Entre os militares, há um posicionamento majoritário favorável ao isolamento como melhor meio para isso. Como a formação do militar muitas vezes é científica, ele tende a seguir a maior corrente científica de que vale a pena, nesta fase inicial da epidemia, o isolamento social. Mas não há contexto de preferir o presidente ou vice-presidente. As Forças Armadas têm de ser apolíticas. A pessoa pode ter seu ponto de vista pessoal, mas não pode esquecer que desempenha uma função. Não tenho percebido manifestações pró-Bolsonaro ou pró-Mourão.”
E é assim, com seu sóbrio e por vezes enigmático linguajar, que os militares dão outro recado. Não aprovam as manifestações presidenciais em favor da exposição de crianças e adultos ao risco de retornarem às escolas ou ao trabalho.
Enquanto isso, Bolsonaro entra na mira de ministros do Supremo, passa pelo constrangimento de ter posts apagados por mídias sociais e coleciona derrotas no Judiciário, que proibiu a campanha do governo pela volta ao trabalho em plena pandemia e o impediu de agir contra o isolamento social. O isolamento que lhe resta é o político. Esse é, de fato, crescente e se faz notar ao mesmo tempo em que se avolumam as pressões para Aras e o Congresso agirem e ele vai acumulando demonstrações de declínio do apoio popular.
> Últimas notícias sobre a pandemia de covid-19
> General Peternelli e Clube Militar desaprovam ato convocado para o dia 31
> General Peternelli e Clube Militar desaprovam ato convocado para o dia 31
Utterly composed content, Really enjoyed studying.
Apenas os que conseguiram maturidade espiritual é que concordarão comigo.
Pessoas com discernimento e coerência, afinadas com as experiências de agora, concordam que não se deve fechar o STF, e nem o Congresso Nacional, porém é forçoso e mais que um “DEVER”, ou “OBRIGAÇÃO” do “EXECUTIVO” alijar da casa Judiciária e da casa Legislativa o câncer que há muitos anos depaupera o organismo coletivo da nação brasileira.
É notório e sabido que os onze ministros do STF foram todos colocados lá para “aparelhar” governos corruptos, como uma herança maldita em desfavor do governo Bolsonaro.
E o Senado e a Câmara dos Deputados também pululam de germens nocivos á boa saúde do nosso país.
Retirar os elementos nocivos é imprescindível!
Colocar no STF homens e mulheres dignos, de moral ilibada, com experiência e bagagem jurídica de carreira. – Forçoso cassar os mandatos de deputados e senadores “comprovadamente” alinhados a organização criminosa que infesta o cenário político, desde José Sarney.
Proibi-los de participar de pleitos eletivos para cargos de governo pelo resto de suas vidas,e condená-los á ressarcir os cofres da nação, cadeia e prisão se for o caso.
Pela caneta é prerrogativa do Presidente Jair Bolsonaro evocar o artigo 142 da Constituição, com intervenção das Forças Armadas para restaurar a Ordem e a Harmonia entre os Poderes, já que por um lado, a casa Legislativa ensaia vários golpes em conciliábulos maquiavélicos, promovidos por velhacos da antiga ordem , para derrubar o Presidente e destituí-lo do governo; e por outro lado, um STF viciado, mancomunado com o sistema, o “establishment”, e que já por diversas vezes “invadiu competências”, na feliz observação do renomado Ives Gandra, Arcano maior da sapiência jurídica brasileira.
O povo clama por isto! O povo deseja ver justiçado todos os sonhos roubados, desde que os militares deixaram o governo e o entregaram ás mãos de facínoras, corruptos e espertalhões, que se locupletaram com o erário público ao longo de décadas!.
Dá pra sentir o Tesã0 desses saudosistas por macho fardado kkkkk. Adoram um sargentão mandão com o dedo na cara deles…uiiii!
Tomem vergonha na cara, seus preguiçoso!
Gostam é de delegar aos outros a sua obrigação cívica.
Podem até não gostar da corrupção estatal(embora pratiquem-na em seu cotidiano, os hipócritas), mas preferem não agir, por isso gostam da censura imposta pelos militares. Acha que tudo que você conquistaram foi mérito, fingindo que todos tem oportunidades iguais e que a cor da pele nunca foi importante em tempo algum.
Gostam de achar que a culpa da violência, que sempre houve, é coisa dos jovens, mas ignorar que a semente das facções foi plantada e germinou durante a ditadura, regada pema PM ignorante e truculenta, e floresceu aos olhos do sistema penitenciário insalubre e sem compromisso com a reabilitação.
Teu futuro é na cova, e pode ser que teus filhos, se forem minimamente inteligentes e escaparam à lavagem cerebral, não queiram carregar esse legado raso da tua geração fracassada. . Pois é isso que vcs são, fracassados que não fizeram nada para o Brasil melhorar, ao optarem por ficarem feito bois (que ainda são), de cabeça baixa, pastando, vendo o tempo passar enquanto a fome, a miséria, a concentração de renda, a falta de consciência comunitária, devoravam o país. Mas na época a globo era boa né? Ela não mostrava o mundo, o que era confortável.
Trabalho honesto é o mínimo que uma pessoa deve fazer, pois há muito mais para tornar alguém cidadão de qualidade.
São cov@rd3s que aproveitam a liberdade democrática dos governos civis pra pedir o fim da liberdade de quem discorda deles.
É assim a cabeça desses saudosistas da vanguarda do atraso, que tiveram seu tempo, mas não resolveram NADA, todavia acham que são sábios, quando não passam de fosseis da preguiça e da covardia.
Os militares na foto são da Força Aérea.
Os milicos foram a pior ORCRIM que comandou este país. Foram subordinados ao Comando Sul, que ficava no Panamá e que queria acabar com a democracia no Brasil, impedindo a reeleição de Juscelino que realizaria mais 50 anos em cinco. Milicos que foram ratos fardados que censuraram, assassinaram inocentes, torturaram, perseguiram e exilaram patriotas. Milicos nunca mais! Me refiro a milicos, não militares, entre os quais me incluo como oficial R2 do Exército, que têm hombridade, e até foram massacrados pelos milicos.
Os militares da foto usada no artigo não são do Exército, mas da infantaria da Aeronáutica.
Sim, o Brasil está pacificado….. Por enquanto, pois parece que os mesmos de 1964 e seus filhotes insistem em querer tomar o poder a qualquer preço e impor a ditadura comunista.
Se houver uma nova intervenção, essa ocorrerá por única e exclusiva culpa dos esquerdopatas, que não sabem e não conseguem viver sob regime democrático!
Regime democrático respeita a esquerda e todas as posições não fascistas.
Se não fosse as Forças Armadas em 1964 ( podiam ter saído mais cedo) , o Brasil hoje o que seria?… uma gigantesca Cuba, ou teríamos entrado em conflito com os americanos, justo na época da guerra fria, e não esquecer que uma terrorista (foi terrorista sim) chegou a Presidência da Republica. Deixa prá História o que agora é da História e evitemos os esquerdistas, as convicções da esquerda original oriundas da Pré Revolução Francesa fazem sentido, já o esquerdismo hoje não passa de uma psicopatia, e deveria haver um teste para detectar o nível disso nas pessoas para evitar que se candidatem a cargos públicos portadores desse distúrbio!!!
Terroristas foram os milicos, com suas bombas na OAB, teatros e bancas (além de uma no colo) e não os que lutaram, heroicamente, contra a ditadura. Sua proposta é absolutamente fascista, de acabar com a democracia. E Cuba tem IDH maior que o do Brasil. Tem muito mais justiça social e democracia.
Sr. Ernesto, sem briga: O senhor acha mesmo, que os seguidores de Marx, Lenin, Stalin, Mao, Fidel/Che Guevara, queriam mesmo uma democracia no Brasil? Liberdade de imprensa, livre iniciativa, cada um ir à igreja (não sou religiosos) que quisesse,,Votar no partido que quisesse, essas coisas assim? Repito, sem briga.
Sr. Anides, respeitosamente, acho que sua questão nada tem a ver com a ditadura patronal-milical. O golpe usou o anticomunismo como pretexto, inventado pelo Comando Sul, que ficava no Panamá e que subordinava nossos milicos. Nunca houve, no Brasil, qualquer ameaça comunista, senão como pretexto para golpes e falsificações (plano Cohen, carta Brandi, etc.). Marx, Lenin, Fidel e Guevara defendiam uma democracia popular, one os trabalhadores tenham o poder e não os capitalistas, os 1% da população. Cuba, por exemplo, tem um IDH maior que o do Brasil. Tem um excelente sistema educacional e de saúde, grátis, para toda população. Ninguém passa fome em Cuba. Tem alto nível cultural e esportivo. Tem elevada politização e participação democrática na vida política do país, através das Assembleias do Poder Popular, onde todo cidadão pode se manifestar. Tem um sistema eleitoral democrático, sem a influência do poder econômico ou de qualquer partido (o Partido Comunista não lança candidatos). Cada eleitor vota em conhecidos de sua área de moradia ou de trabalho. Os eleitos formam a Assembléia Distrital, que elege, entre seus membros, os membros da Assembléia Provincial, e assim até a Assembléia Nacional, que elege os dirigentes nacionais.
Muito obrigado. Uma boa tarde.
Se Cuba é tão bom, mude-se pra lá. Tá perdendo tempo aqui, bobo.
Em 1964 o Brasil precisou que os militares tomassem o poder e acabassem com a bagunça. Fizeram. E ficaram por 20 anos no poder. OBRIGADO AOS MILITARES!! E sei que.. se necessário.. farão novamente!
Milicos nunca mais!!!! Foram a pior ORCRIM que já comandou este país.
hhhahahah.. ADORO a dor dos mortadelas quanto aos GIGANTES DAS ARMAS. Foi um GRANDE e ESPETACULAR período no nosso País. Que saudade!!! Depois de 2003, quando entrou a pior quadrilha possível no poder.. o Brasil foi ASSALTADO de forma institucionalizada. E isso.. JAMAIS permitiremos novamente. JAMAIS!
Rangel, você e sua corja não são ninguém para permitir ou não qualquer coisa. O poder pertence ao povo e está subordinado a uma Constituição. A pior ORCRIM que comandou este país foi a dos milicos.
ACORDa mortadela viúvinha dolorida do nove dedos. NÓS JÁ FIZEMOS.. já chutamos o rabo da esquerda para sempre.! É justamente o POVO quem chutou vocês. Esquerda nojenta, mentirosa, ladra.. corja!
O problema da direita é que, de tanto enganar, acabam se enganando. Pensam que estão no poder só por terem eleito um energúmeno para o executivo e colocado algumas dezenas de boçais e venais no congresso, por meio de uma campanha de mentiras. Mas não estão no poder, pois este é trino e regido por uma Constituição Cidadã. O PT ainda é o maior partido na Câmara, e é o partido que mais cresce. Não que o PT seja de esquerda, mas para os fascistas todo democrata é de esquerda. Eu, sendo de esquerda, estou longe de ser petista.
Olha, você não tem base pra dizer que a Esquerda não vai voltar ao poder. Ao Sancionar fundão eleitoral, juiz de garantias, entre outras pautas que fariam jus a governos de Esquerda, Bolsonaro a fortalece e desagrada o seu eleitorado. Só perceber que a cúpula militar tem dados diversos sinais de distanciamento ideológico do Presidente. Aguardemos, quando chegarem as eleições votemos conforme as nossas convicções. No mais, estão todos aqui pregando pra convertido ninguém vai convencer ninguém de nada e ninguém na verdade o quer. Só querem defender seu político de estimação. E ficar numa eterna briga estúpida que não produz nada além de mais estupidez.
Tenho base sim. A acachapante derrota imposta pelo PRESIDENTE BOLSONARO (Um ilustre desconhecido) ao kit gay.. é muito mais do que prova que o povo NÃO ACEITA mais a corja da esquerda. A esquerda que se dizia “ao lado do povo”.. e que SÓ ROUBOU E ENGANOU o brasileiro.
E não quero converter ninguém. Se depois de MENSALÃO, PETROLÃO, FUNDOS DE PENSÃO, PORTO EM CUBA, REFINARIA NA BOLÍVIA, JBS, ODEBRECHT.. o idiota ainda quiser ser de esquerda.. QUE SEJA. Mas… JAMAIS PERMITIREMOS QUE A ESQUERDA VOLTE AO PODER. !!!!! JAMAIS!
Dá pra sentir o Tesã0 do Carlos Rangel por macho fardado kkkkk. Adora um sargentão mandão com o dedo na cara dele…uiiii!
Vai tomar vergonha na cara, seu preguiçoso!
Você gosta é de delegar aos outros a sua obrigação cívica, né.
Gosta de não ver a desigualdade social e a corrupção, mas prefere não agir, por isso gosta da censura imposta pelos militares. Acha que tudo que você conquistou foi mérito, fingindo que todos tem oportunidades iguais.
É assim a cabeça desses saudosistas da vanguarda do atraso, que tiveram seu tempo, mas não resolveram NADA, mas ainda assim acham que são sábios(puff). Gostam de achar que a culpa da violência, que sempre houve, é coisa dos jovens, mas ignorar que a semente das facções foi plantada e germinou durante a ditadura, regada pema PM ignorante e truculenta, e floresceu aos olhos do sistema penitenciário insalubre e sem compromisso com a reabilitação.
Teu futuro tá na cova, e pode ser que teus filhos, se forem minimamente inteligentes, não queiram carregar esse legado raso da tua geração fracassada. É isso que vcs são, fracassados que não fizeram nada para o Brasil melhorar, ao optarem por ficarem feito bois (que ainda são), de cabeça baixa, pastando, vendo o tempo passar enquanto a fome, a miséria, a concentração de renda, a falta de consciência comunitária, devoravam o país. Mas na época a globo era boa né? Ela não mostrava o mundo, o que era confortável.
Vcs são cov@rd3s que aproveitam a liberdade democrática dos governos civis pra pedir o fim da liberdade.
“Sustentaram a democracia”? Brincadeira!
#DitaduraNuncaMais
Quem sustenta essas mamadeiras, são os trabalhadores/consumidores que são obrigados a pagar os impostos dos mais ricos que embutem nos preços de seus produtos tudo o que eles deveriam pagar, mas que muitíssimas vezes eles sonegam….
#DitafuraNuncaMais
Esses generais, hipócritas e e desavergonhados,pensam que os brasileiros somos todos idiotas;Fazem cursos que chamam de “pós-graduação”, à base de apostilas de doutrinação, como dizia, dentre outros, o velho Sobral Pinto, e passam a se considerar moral e intelectualmente aptos a serem tutores do País. O senhor Boçalnero é um lídimo e fiel representante do seu patriotismo e do seu elevado nível intelectual. Têm o desplante de falar da vergonhosa auto-anistia que, ainda legítima fosse, não poderia assegurar impunidade a crimes que continuaram posteriormente à vergonhosa lei que a aprovou,. E a ocultação dos cadáveres da multidão de desaparecidos tipifica o CRIME CONTINUADO. Isso sem falar no RIOCENTRO,. cujo executor, .além de ter a impunidade assegurada, após atentar contra a vida de dez mil crianças, foi nomeado Coordenador Acadêmlco do Colégio Militar de Brasília, onde certamente repassou sua experiência genocida aos filhos dos maganos..
DITADURA, NUNCA MAIS. Abaixo a corja fardada!
João Carios Bezerra de Melo
CE
.
PARABÉNS ao patriota, bravo e aguerrido EXÉRCITO BRASILEIRO. Assim como PARABÉNS às outras armas!!!!!
Você não tem a menor ideia do que são as Forças Armadas.
Eu tenho. Um monte de parasitas, geralmente de grande ignorância e estupidez ideológica incutida pelo Comando Sul, que ficava no Panamá.
Se você é temporário você não é militar, você está militar.
É verdade, não sabe o quanto um militar tem que estudar durante a carreira, sobretudo um Oficial-General.
Corona vírus e seus milagres:
– Apagou o fogo da Amazônia.
– Acabou com a seca no Nordeste.
– Acabou com a Dengue, Zica e Chikungunya.
– Fez todo mundo esquecer o Ronaldinho preso no Paraguai.
– Ninguém comenta sobre o BBB.
– Ninguém mais lembra da herança do Gugu.
– A Marielle finalmente descansou em paz.
– Acabou com os assaltos e sequestros.
– As manchas de óleo no litoral brasileiro sumiram.
– O Estado Islâmico não matou mais ninguém.
– Não tem mais rebelião em cadeia e nem direitos humanos.
– Zerou as balas perdidas.
– Acabou com a corrupção.
– Pararam de falar do flamengo.
– Acabou com os feminicídios e as violências domésticas.
– Não tem mais aborto.
– A ditadura morreu de vez.
– Acabou com as novelas.
Esqueceram até da Belorizontina!
– Que o Palmeiras não tem Mundial
Conclusão:
Somos manipulados pela imprensa o tempo todo.