Prêmio Congresso em Foco valoriza a gestão pública, diz Anafe

A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) foi uma das primeiras entidades a fechar apoio ao Prêmio Congresso em Foco 2021, repetindo a experiência dos últimos anos. Para o presidente da entidade, Lademir Rocha, é uma honra colaborar com essa iniciativa que mostra a importância de ter bons congressistas e gestores públicos no Parlamento.

"Precisamos ressaltar que a defesa da democracia é um princípio comum. E esse valor que, nós pensávamos já estar estabelecido, vem sofrendo questionamentos indevidos no momento da história que nós estamos vivendo", disse Rocha.

De acordo com o advogado público, atualmente existe um certo saudosismo pelos regimes ditatoriais, pelos governos autoritários, e uma desconsideração dos direitos civis e políticos dos cidadãos brasileiros. Por isso, é importante que exista uma premiação que "amplie a voz dos parlamentares que se esforçam para manter a democracia em um momento em que esses valores estão sendo questionados", avalia.

O presidente da Anafe ressalta ainda que, todas as gestões têm falhas, mas é necessário a garantia do direito ao mandato e ao livre exercício da função. Isso também vale para as instituições públicas e o serviço público, que "deve ser mantido de forma livre e republicana".

"Com o Prêmio Congresso em Foco, queremos evidenciar gestores públicos que não sejam nem temerários nem covardes, que em cenários de incertezas e de crises tomem as melhores decisões", destaca.

A premiação, que está em sua 14ª edição, ocorrerá este ano em 21 de outubro. Este é um dos eventos mais aguardados do calendário político de Brasília. Em 2020, o evento online premiou os parlamentares escolhidos pela votação popular - com participação recorde com mais de 2 milhões de votos - além dos nomes indicados pelo júri de jornalistas e pelo júri especializado.

Oito organizações já formalizaram apoio à nova edição do prêmio: Todos pela Educação,  Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.

>Veja a lista com todos os premiados no Prêmio Congresso em Foco 2020

> Conheça os primeiros apoiadores do Prêmio Congresso em Foco 2021

Continuar lendo