Ibope: Bolsonaro tem 27% e Haddad 21%; petista abre vantagem contra Ciro

A nova pesquisa presidencial feita pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada hoje (quarta, 26), mostra que o petista Fernando Haddad já abre até nove pontos de vantagem contra o terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT). Ambos disputam a vaga para um eventual segundo turno com o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de voto.

Bolsonaro segue na liderança na pesquisa estimulada - quando os nomes são apresentados ao eleitor -, com 27%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 21%, e Ciro aparecendo em terceiro, atingindo 12%. Geraldo Alckmin (PSDB) ficou em quarto lugar, com 8% e Marina Silva (Rede) aparece na sequência com 6%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope também tentou medir o chamado “voto útil”, quando um eleitor voto em um nome não por identificação, mas para evitar que outro que não o agrada vença. Para 28% dos entrevistados, ainda há grande possibilidade de mudança de voto para evitar que algum candidato ganhe a eleição. Quase metade dos entrevistados, taxa de 48%, não deve mais mudar o voto.

Ibope: Bolsonaro estaciona na liderança; Haddad segue avançando

A última pesquisa Ibope/CNI foi feita em junho, quando Haddad ainda era apenas cogitado a assumir a cabeça de chapa do PT caso Lula não pudesse concorrer. A pesquisa é feita trimestralmente e os candidatos testados àquela época eram outros.

Veja o resultado da pesquisa de intenção de voto estimulada:

Jair Bolsonaro (PSL): 27%

Fernando Haddad (PT): 21%

Ciro Gomes (PDT): 12%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 6%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 11%

Não sabe/não respondeu: 7%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o candidato do PSL só ganha de Marina Silva (Rede) e perde para os outros três: Haddad, Ciro e Alckmin. Veja a simulação de segundo turno:

Haddad 42% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 4%)

Ciro 44% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 17%; não sabe: 3%)

Alckmin 40% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 3%)

Bolsonaro 40% x 38% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%)

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios, entre 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Haddad sai de 8% para 19% e se isola em segundo no Ibope. Bolsonaro vai a 28%

Datafolha mostra Bolsonaro com 28%; Haddad, 16%; e Ciro, 13%

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!