Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Bolsonaro e Marina empatam em cenário sem Lula, aponta Ibope

 

Pesquisa Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (28), mostra que Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) estão tecnicamente empatados, com 17% e 13% de intenções de voto, respectivamente. O empate se dá no limite da margem de erro.

Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%, Alvaro Dias (Podemos), que soma 3%, e Fernando Haddad (PT), 2%. Os demais candidatos registraram 1% ou menos. O total de votos brancos e nulos registra o maior índice: 33%.

O cenário descrito acima não considera a candidatura do ex-presidente Lula (PT). Se o nome do petista é incluído, ele lidera a pesquisa com 33%. Neste caso, Bolsonaro registra 15% e Marina Silva, 7%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin pontuam 4%. Brancos e nulos somam 22%.

O Ibope não pesquisou cenários para segundo turno. Esta é a primeira pesquisa Ibope/CNI de intenção de votos deste ano.

A pesquisa foi feita com 2 mil pessoas, de 128 municípios, entre 21 e 24 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02265/2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Michel Temer

O levantamento também mediu a popularidade do governo de Michel Temer (MDB). A avaliação negativa do emedebista é de 79%. A última pesquisa, divulgada em abril, registrava 72%. Apenas 4% avaliaram o governo como ótimo ou bom.

Temer segue como o presidente mais mal avaliado desde José Sarney (MDB).

A pesquisa também perguntou sobre a aprovação da maneira de governar do presidente. Do total, 90% desaprovam, 7% aprovam, e 3% não sabem ou não responderam.

O Ibope perguntou ainda como as pessoas comparam o governo Temer com a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A maioria (63%) respondeu que o governo Temer é pior que o de Dilma. Outros 26% apontaram que as gestões são iguais, 9% avaliaram o governo Temer como melhor que de Dilma, e 2% não responderam.

>> Pesquisa confirma liderança de Bolsonaro; Ciro e Haddad aparecem à frente de Alckmin e Marina

Continuar lendo