OMS: América do Sul é o novo epicentro da covid-19; Brasil é o país mais afetado

Diante do aumento do número de casos da covid-19 em países sul-americanos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), identificou a região como o "novo epicentro da doença". Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (22), a organização também afirmou que, atualmente, o Brasil é um dos países mais afetados pelo coronavírus.

"De certa forma, a América do Sul se tornou um novo epicentro para a doença, vimos muitos países sul-americanos com aumento do número de casos e, claramente, há preocupação em muitos desses países. Mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento", disse Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde, da OMS.

> As últimas notícias sobre a pandemia de covid-19

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta quinta (21), o Brasil já registrou 20.047 óbitos e 310.087 casos confirmados de covid-19. O diretor executivo chamou atenção para a incidência do coronavírus no Amazonas e nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. "Em termos de 'taxas de ataque', as mais altas estão, na verdade, no Amazonas. Cerca de 490 pessoas infectadas por 100 mil habitantes, que é uma taxa de ataque bem alta", explicou.

De acordo com informações atualizadas ontem, o estado do Amazonas possui 25.367 casos confirmados e 1.620 mortes causadas pela doença.

Durante a coletiva, Michael Ryan também comentou as novas medidas tomadas pelo governo brasileiro quanto ao uso do medicamento Hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19 e reforçou a falta de comprovações clínicas quanto a eficácia dele. "Ressaltamos que nossas revisões clínicas sistemáticas atuais, realizadas pela Organização Pan-Americana de Saúde, e a evidência clínica atual não apoiam o uso generalizado de Hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. Não até que ensaios sejam concluídos e nós tenhamos resultados claros", esclareceu o diretor.

> Navegue no painel da covid-19

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!