#RenanVagabundo é a hashtag mais usada por robôs no Twitter

 A plataforma Bot Sentinel detectou que a hashtag que mais tem mobilizado robôs e contas inautênticas no Twitter na manhã desta sexta-feira (14) é a #RenanVagabundo. Ela é a primeira no ranking da plataforma que monitora a ação de contas falsas na rede social.

A palavra-chave diz respeito ao senador relator da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL).  O parlamentar vem sofrendo ataques da ala que apoia o governo Jair Bolsonaro. Os bolsonaristas também tentam atrapalhar os trabalhos da CPI que investiga a gestão do presidente na pandemia que já vitimou mais de 430 mil brasileiros por covid-19. 

Xingar o senador de “vagabundo” partiu do filho do presidente Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na sessão da CPI de quarta-feira (12). Durante a oitiva do ex-secretário especial de comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, o parlamentar elogiou a a postura do presidente Omar Aziz, que negou os pedidos de prisão feitos contra Wajngarten, e foi pra cima de Renan.

> “Moleque”: Renan e Flávio Bolsonaro discutem após CPI; assista

Na manhã de ontem (13), o presidente Jair Bolsonaro foi a Alagoas - reduto eleitoral de Renan, entregar 500 unidades habitacionais na capital de Maceió e, em seu discurso, disse que o Brasil tem “um vagabundo inquirindo pessoas de bem”.

>"Bolsonaro foi a Alagoas em evidente provocação à CPI", diz Renan Calheiros 

A plataforma Bot Sentinel define contas inautênticas como “indivíduos nefastos que fingem ser algo que não são para enganar seus seguidores e público, ou contas automatizadas (bots) desenvolvidas para se comportarem da forma mais humana possível com a intenção de enganar os outros usuários das redes. Pessoas de má-índole usam contas inautênticas para semear discórdia e causar caos nas plataformas de mídia social, e costumam ser usados ​​para se envolver em assédio direcionado e trollagem tóxica".


Continuar lendo