As críticas ao especial de Natal do Porta dos Fundos não cessaram depois do ataque sofrido pela produtora nessa semana no Rio de Janeiro. Ao contrário, o abaixo-assinado que pede a proibição da veiculação do filme “A primeira tentação de Cristo” já ultrapassou 2,3 milhões de assinaturas na internet. E um grupo de deputados estaduais se prepara para tentar criar uma CPI do Porta dos Fundos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na volta do recesso parlamentar. A ideia dos parlamentares é apurar se o grupo cometeu o crime de vilipêndio religioso no seu especial de Natal.
> Frente Integralista nega relação com ataques ao Porta dos Fundos
Autor do requerimento que pede a criação da CPI do Porta dos Fundos, o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) disse que o atentado sofrido pela produtora foi um “ato criminoso, abominável, desnecessário e inaceitável”, mas que deve ser investigado pelas autoridades policiais competentes para que seus responsáveis sejam punidos no Rio de Janeiro. “Com relação à CPI, ela se destinará a investigar o que se propõe: o crime de vilipêndio religioso previsto no artigo 208 do Código Penal”, afirmou o deputado de São Paulo.
Leia também
Altair Moraes é um dos “novatos” da Alesp. Filho de policial militar, atleta de karatê e evangélico, foi eleito para o seu primeiro mandato eletivo no ano passado prometendo defender os interesses dos esportistas e, sobretudo, os valores da “família cristã”. E explica que teve a ideia de criar a CPI do Porta dos Fundos muito antes do ataque registrado nessa semana. “Elaboramos o pedido de instauração da CPI no mês de dezembro, tão logo o filme entrou em cartaz na Netflix e pudemos ter acesso ao seu conteúdo”, afirmou o deputado.
Explicando o porquê o atentado não vai entrar no escopo da CPI se a comissão for de fato instalada, Altair Moraes disse ainda que o pedido original, que trata exclusivamente do vilipêndio religioso, contou com o apoio da maioria da Assembleia Legislativa de São Paulo. “A adesão foi geral e não podemos dizer que apenas dos deputados evangélicos. O tema do filme é ofensivo para a maioria dos deputados estaduais eleitos por São Paulo já que somos 94 e temos quase 50 assinaturas”, afirmou o deputado do Republicanos.
Como a Alesp exige a assinatura de 32 deputados para receber um pedido de CPI e Altair já ultrapassou essa barreira com 50 assinaturas, ele ainda promete protocolar o requerimento que pede a abertura da CPI do Porta dos Fundos assim que a Assembleia Legislativa voltar do recesso parlamentar, em 3 de fevereiro.
“Moramos em um país onde a maioria dos brasileiros são cristãos e milhares de pessoas sentiram-se ofendidas com o filme do Porta dos Fundos ‘A primeira tentação de Cristo’. Como parlamentar, representante legítimo dos interesses da população, eu tenho obrigação de não só me manifestar a esse respeito como também tomar as providências que são inerentes ao cargo que ocupo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, alegou Altair Moraes.
Veja o vídeo que Altair Moraes gravou com outros deputados que apoiam a CPI:
SOBRE O “ESPECIAL” DE NATAL DA NETFLIX #netflix #portadosfundos pic.twitter.com/XpdRn5XT00
— FREDERICO D’AVILA (@DAVILAFREDERICO) December 13, 2019
Investigação
Caso consiga abrir a CPI, Altair Moraes promete apurar os fatos e ouvir todos os envolvidos nessa questão. No caso, os autores e atores, bem como os produtores do especial de Natal do Porta dos Fundos. O deputado ainda enviou um ofício pedindo que a Polícia Civil e o Ministério Público apurem o crime de vilipêndio religioso.
O artigo 208 do Código Penal, que foi citado pelo deputado para justificar o crime de vilipêndio religioso, estabelece uma pena de um mês a um ano de detenção a quem tratar com escárnio ou zombaria a crença religiosa de alguém de forma pública. Veja o que diz o artigo:
“Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência”.
Porta dos Fundos
O filme “A primeira tentação de Cristo”, especial de Natal do Porta dos Fundos, tem sido criticado desde o início do mês por grupos conservadores e religiosos porque retrata um Jesus homossexual e um Deus mentiroso e foi visto como um ataque por essa parcela da população.
O Porta dos Fundos foi procurado, mas ainda não comentou a hipótese de que o filme vire alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alesp. Quando as críticas vieram à tona, contudo, o humorista Fábio Porchat disse nas redes sociais que depois se resolvia com Deus. Veja:
Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso país. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, tá? ❤️
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) December 11, 2019
Porchat também disse nessa semana, depois do atentado no Rio de Janeiro, que vai continuar resistindo aos ataques de quem tem se sentido incomodado pelas críticas e ironias dos vídeos do Porta dos Fundos. “Não vão nos calar”, afirmou.
Gregório Duvivier também lamentou o atentado. E o Porta dos Fundos emitiu uma nota oficial dizendo que o amor e a liberdade de expressão vão prevalecer a “essa tormenta de ódio”. Veja:
Mas, por enquanto, adiantamos que seguiremos em frente, mais unidos, mais fortes, mais inspirados e confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão.
— Porta dos Fundos (@portadosfundos) December 24, 2019
> Governo quer endurecer regras de renovação de licença para televisão
> Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp
Deuses, até que se prove ao contrário, são seres mitológicos criados pelo homem.
Essa CPI seria uma excelente propaganda para o canal Porta dos Fundos. Eu apoio. Toda iniciativa de divulgação da cultura brasileira seria bem vinda.
Ataque ao Porta dos Fundos foi forjado por Fábio Porchat .
https://uploads.disquscdn.com/images/06456cfe8e5e78e80875dee2dca449cf34280d5976d019231de1301930f6991b.jpg
Tem que abri uma CPI SIM ! tem que apurar quem são os terrorista que jogaram bomba na sede da produtora. Será que esse deputado esta envolvido com o atentado ?
Não gosto de brincadeiras e deboches com religião, mas CPI é demais. Com tantos problemas que temos, vão fazer CPI da Porta dos Fundos?! Inclusive, tirando este Jesus gay, no geral, eles fazem um bom trabalho de humor.
Perdoe-me.. mas o fato de termos muitos problemas não exime a culpa do porta dos fundos. Foram longe demais.. tem de pagar mesmo. Adoraria que o filme fosse proibido.
Você não quer ver, mas eu quero. Respeito seu direito de não assistir, por favor, respeite o meu.
Eles já fizeram coisa muito pior que esse filme, mas agora que os crentelhos tão por cima eles querem passar por cima da liberdade de expressão.
Deixa eu fazer um teste… se o porta dos fundos fizesse um “”filme”” com sua mãe fazendo sexo com porcos.. vc acha que seria “liberadade de expressão’?
E por que diabos eles fariam isso kkkkkkk olha as comparações do crentelho. Se quer comparar, faz algo relacionável e não uma loucura dessa.
pois eh.. fica dificil pensar que é “arte” e não é algo extremamente ofensivo.. quando é COM VOCE.. né safado?
Eu tou falando que é impossível eu pensar nessa tua comparação pois ela é ridícula. Por que não comparar com o deus da minha religião por exemplo, isso sim faria mais sentido. Agora por que eles fariam um video com um porco fodendo a minha mãe? kkkkkkk
Foge.. criaturinha ridicula.. foge.. é isso mesmo que gente da tua laia faz. Quanto o ataque é “contra os outros”.. aí pode tudo. Quando é contra vc.. desqualifica. NORMAL.
Eu não tenho problema quando zoam minhas crenças por que eu não tenho o temperamento de uma criança.
Entendi. MAs… talvez não tenha fé.. talvez vc não tenha amor. Enfim.. vc é ATEU. Então…responde vai.. se FIZEREM UM VIDEO COM SUA MÃE FAZENDO SEXO COM PORCOS.. vc vai achar ofensivo? Ou voce vai achar engraçado e dizer que é “arte”? Cria vergonha na sua cara… mortadela… e aprende.. PORQUE VAI TER DE APRENDER.. que liberdade tem limites.
Não existe censura deste o fim da ditadura militar. Se não gosta, não assiste. simples assim.
Entendi.. então.. se o porta dos fundos resolve fazer uma paródia bem escrachada.. com sua mãe fazendo sexo com porcos….. tudo bem?
Não entendi. Porta dos Fundos deveria de pagar porque são culpados de que crime mesmo?
Escrever sobre seres mitológicos não é crime.
Se assim fosse, a bíblia deveria ser proibida, pois ela relata sobre um Deus vingativo, sanguinário e até genocida. Deus cansou de exterminar humanos – segundo o bom e velho “velho testamento” – e nunca ninguém sugeriu uma CPI contra o cristianismo.
Quem não gosta de um deus sanguinário e vingativo, que não leia a bíblia.
Quem não gosta de comédia, que não assista o porta dos fundos.
Livre Arbítrio.
BOm.. eu até ia te mostrar a lei, o artigo, e explicar a você no que os merdas do porta dos fundos são culpados, qual crime cometeram. Mas.. parei quando vc escreveu “escrever sobre seres mitológicos”. Você não merece.. e nem terá… minha atenção mais!
Mais um tonto querendo aparecer. É só um filme.