O Planalto ainda trabalha para emplacar aliados na presidência e na relatoria da CPI da Covid. Como é minoria no colegiado, o governo sabe que são pequenas as chances de conseguir um dos dois postos. Os preferidos pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir as funções são os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RO).
O cenário, porém, é adverso. Como o Congresso em Foco informou, pelo acordo firmado até o momento a relatoria caberá a Renan Calheiros (MDB-AL) e a presidência, a Osmar Aziz (PSD-AM). Autor do requerimento de criação da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), deverá ser o vice-presidente.
Leia também
Renan e Randolfe fazem oposição a Bolsonaro, enquanto Aziz se autodeclara independente. A principal resistência do Planalto é à indicação do emedebista. O comando da comissão será definido na próxima semana, em votação secreta e presencial.
> Governo empurra com a barriga para ganhar tempo em CPI, diz Renan
Na tarde desta sexta-feira (16), Girão afirmou ao Congresso em Foco que se colocou à disposição para assumir um dos dois cargos. O senador é autor do pedido que ampliou o escopo das investigações para que o repasse de dinheiro a estados e municípios também seja apurado.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
O parlamentar evitou criticar os nomes dados como certos para o comando do colegiado e insistiu que a definição vai nortear qual será a “cara” da CPI. “Eu espero que seja um perfil independente, e que se possam investigar a União e os centenas de bilhões de reais enviados a estados e municípios […] A população não quer parte da verdade. A população quer toda a verdade”, afirmou.
Girão contou que Marcos Rogério também se colocou à disposição para a relatoria ou presidência da CPI. O senador do Podemos afirmou que a comissão deverá ter serenidade para não virar palanque e “antecipar o calendário eleitoral do ano que vem”. “Sem caça às bruxas”, completou. Embora tenha apoio do Planalto, o senador cearense diz que não se considera governista, mas independente.
A eleição do presidente e vice da CPI deve ser realizada na próxima semana, de forma presencial. Votam os onze membros da comissão, e o voto é secreto. Eleito, cabe ao presidente do colegiado definir o relator.
> Pacheco confirma instalação da CPI da Covid na próxima semana
renan canalheiros, um dos piores bandidos e verme do congresso nacional e vai tomar conta do galinheiro para proteger o filho ladrão …..
Eu já acho que o Renan é PERFEITO para ser relator dessa ‘cpi’
Só para os eminentes palpiteiros formarem juízo de valor.
”STF abre 17º inquérito para investigar Renan Calheiros”
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2017/08/politica/582242-stf-abre-17-inquerito-para-investigar-renan-calheiros.html
Caro Jorjão Carneirão Acarneirado,
Qualquer pessoa minimamente politizada e informada sabe que Calheiros é uma porcaria de marca maior.
Um sujeito que deveria ter sido banido da vida publica há muito tempo, caso fossemos cientes da nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Mas enfim, somos brasileiros e fomos nós que o colocamos lá.
Isto posto, quero dizer que , se precisarmos desta porcaria para tirar o inútil, o irresponsável, o
louco lá do planalto, que assim seja.
Tiramos uma porcaria utilizando o trabalho de outra porcaria.
Para mim , o importante é que ele saia o mais rápido possível.
Nem vou me importar quais os meios sejam utilizados.
Tenho dito!
Só posso lhe dar parabéns por essa afirmação.
És um grande jurista.
Sou não,
Sou da área de exatas.
Química Industrial e Adm.Empresas
E ainda teremos um Barbalho participando também.
Quer ‘cpi’ mais animada com um Calheiros e um Barbalho?
Como se calheiros, barbalho, karalio ou bostonaro fossem diferentes. Trouxa é quem defende político, principalmente políticos de carreira e que trazem os parentes para a política.
Já deve ter me visto escrever que a democracia não deu certo no Brazil.
Ou então isso aí não é a democracia.
Já viu algum político que não tenha feito dos parentes políticos também?
Só os muito incompetentes.
Pois é , então vai ter o Jader Barbalho também .
Olha só a que ponto chegamos.
Além das falcatruas do pai,não satisfeitos, elegemos o filho também.
Como dizia minha velha mãe, por ai vc tira uma linha!
Bom…vou concordar com vc.
No Primeiro Momento ele vai chamar os robosos pra levantar # no twitter
https://uploads.disquscdn.com/images/2cd39772e1463dbd90c06c9d01b16ae80b42d0ebbe290dd4ecf2a0f94d6e1ef9.gif No Primeiro Momento ele vai chamar os robosos pra levantar # no twitter
Segundo aquela lista, ele era o ”Justiça”.
Lembra dela?
Por que será, hein?
bozo tá com medo do renan… kkkkk. Se fosse um “politico de verdade”, com articulação e que sabe como “funciona a máquina” não teria medo. Mas é um margin@l que só faz ameaçar e subornar.
Talvez renan sirva para alguma coisa: colocar o bostonaro atrás das grades por GENOCIDIO.
Serve sim, a 2a turma já sabe bem…
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/12/03/renan-se-torna-reu-no-stf-por-suspeita-de-corrupcao-na-transpetro.htm