Edson Sardinha
O presidente Lula assinou hoje (23), em São Paulo, uma medida provisória (MP) que institui crédito do Imposto sobre Produtos (IPI) para a indústria que comprar matéria-prima reciclada de cooperativas de catadores. Durante encontro de confraternização de Natal com catadores de papel e moradores de rua da capital paulista, Lula disse que o incentivo fiscal tem como objetivo estimular a cadeia de reciclagem e as cooperativas.
No mesmo evento, Lula também anunciou a compra de 25 imóveis vazios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por R$ 20 milhões que serão destinados à população de baixa renda. Segundo o presidente, o problema da moradia nos grandes centros é político e reflete a resistência de parte da sociedade à convivência com as pessoas mais pobres.
“Todo mundo quer feira, mas não na porta de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não na porta de casa”, discursou. “Pobre é bom para ver em filme”, acrescentou, em tom irônico.
O presidente pediu aos movimentos sociais que encaminhassem a ele suas principais reivindicações para que o governo possa executar as ações necessárias ainda em 2010. “Queria que a gente preparasse as necessidades habitacionais para a população de rua ainda este ano. Quando eu vier aqui em dezembro do ano que vem, eu serei rei posto. Já terá outra pessoa eleita e rei posto não faz promessa”, declarou.
É o sétimo ano consecutivo que Lula participa da confraternização natalina com os catadores de lixo. O evento é promovido pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua e pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Pastoral de Rua e a Prefeitura de SP, entre outros.
No encontro, Lula também assinou decreto que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, que estabelece um comitê interministerial, formado por 18 representantes, para monitorar a situação desses moradores em todo o país.
Deixe um comentário