O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, afirmou nesta segunda-feira (27) que o vídeo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter, no qual compara o STF a uma hiena, demonstra a falta de uma “estatura presidencial”.
> Justiça aponta “rachadinha” no gabinete do líder da bancada evangélica
“Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”, afirmou o decano, em nota à Folha de S.Paulo.
Ontem, Bolsonaro publicou um vídeo na rede social sugerindo que é um leão atacado por hienas do PT, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Supremo Tribunal Federal (STF). O vídeo foi excluido momentos depois.
Além dos quatro, também aparecem como hienas o feminismo, a Globo, o Movimento Brasil Livre, a lei Rouanet, a força sindical, o isentão, o PCdoB, o PSDB, a Força Sindical, o PDT, a Folha de São Paulo, a revisa Veja, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Estadão, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Psol e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) .
Na gravação, Bolsonaro é salvo por outro leão, que recebeu o nome de Conservador Patriota. No momento do salvamento, uma mensagem de apoio ao presidente aparece no vídeo. “Vamos apoiar o presidente até o fim! E não atacá-lo! Já tem a oposição para fazer isso!”, afirma.
De acordo com o decano, a comparação do STF com uma hiena “culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores”. Ele também afirma que o Brasil não é “uma selva” na qual o Leão impera com poderes absolutos e ilimitados.
> Forças do mal estão celebrando vitória de Fernández na Argentina, afirma Araújo
> Julgamento nesta semana pode anular sentença de Lula no caso do sítio de Atibaia
As hienas estão empolvorosas. Cuidado “excelentíssimo” ministro: DEMOCRACIA SÓ EXISTE QUANDO OS MILITARES QUEREM!. Tua batata e a dos demais companheiros seus está assando!
E VC SR MINISTRODE GALINHAS TE, ESTRUTURA PA RA SE MONISTRO NESTA VIER FOLHA QUE C É …AGORA TRMINANDO O MANDO QUER UM DINHERINHO SEU SAFADO
Ministro, com todo o respeito: não acho que esse ignorante, autoritário tenha entendido as suas sábias palavras. Ele é chegado a linguagem chula. O senhor disse apenas a verdade mas não espero que esse néscio tenha compreendido.
Cala tua boca, careca corrupto
Sejamos honestos,todo mundo sabe que metade do STF adoraria ver o Presidente Bolsonaro pelas costas…A maioria do STF já chutou o discernimento para o escanteio a muito tempo,agem como empregados do Lula e de seus advogados caríssimos,imagina, já cuidaram de 80 recursos do Ex presidente,e só porque a Constituição de 88 essa mesma que não tem um artigo direto,é cheia de incisos, tem aquela jabuticaba do transito em julgado que só atende quem pode pagar e protelar.STF do jeito que está já deu….
E o que vocês do supreminho fazem com o Brasil, mostra o quê? Falta de estrutura moral?
Bozo não falou só do supremo no vídeo. De qualquer maneira é um comportamento indigno para um presidente. Depois ele se desculpa e daqui a pouco faz de novo.