O gesto do presidente Jair Bolsonaro de interagir durante pouco mais de 1h com apoiadores, em frente ao Palácio do Planalto neste domingo (15), trocando cumprimentos e compartilhando celulares, foi muito mais do que um ato de desobediência às orientações médicas que ele deveria seguir e ao decreto do governo do Distrito Federal que proíbe aglomerações de pessoas.
Ao posar para fotos em que aparecia em primeiro plano a faixa “Fora Maia”, num ato no qual manifestantes pediam o fechamento do Congresso Nacional e do STF, vai atrapalhar ainda mais as já deterioradas relações entre o Executivo e os outros dois poderes. No mais ameno dos comentários entre os parlamentares ouvidos pelo Congresso em Foco, o comportamento do presidente foi classificado como irresponsável.
Leia também
Há quem interprete que Bolsonaro decidiu ir às ruas, multiplicando para si e para terceiros os riscos sanitários representados pela pandemia de Covid-19, por perceber que sua força está em declínio. Atestam isso indicadores de monitoramento das mídias sociais e até mesmo o número de manifestantes.
Afronta às instituições
Embora o presidente tenha chegado algumas vezes a dar declarações sobre a inconveniência dos atos deste domingo, nos meios políticos não há dúvidas de que ele foi o seu principal mentor e incentivador. Sua estratégia era dar uma imensa demonstração de prestígio, de modo a pôr os outros dois poderes aos seus pés. Não foi o que aconteceu, embora o novo coronavírus tenha sido uma pedra no caminho.
Mas o fato é que a insistência em afrontar as instituições, como voltou a fazer hoje Jair Bolsonaro, leva vários parlamentares a prever uma reação forte do Judiciário e do Legislativo, num momento em que a Covid-19 já seria problema demais para se preocupar. “Sinceramente não sei ainda qual vai ser, mas alguma resposta mais dura precisa ser dada ao presidente”, defendeu um deputado próximo a Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Fazendo pelo Twitter e pelo Facebook a “cobertura” dos atos que há dois dias desautorizara, Bolsonaro compartilhou foto destacando o cartaz “Fora, Maia”. Depois, em frente ao Planalto, fez selfie em que se via mensagem semelhante.
Publicidade> Álcool e fogo contra STF e “demissão” de Maia e Davi: as imagens do ato pró-Bolsonaro
Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sinalizaram neste domingo, em entrevista à estreante CNBB Brasil, desconforto com os atos e o comportamento de Bolsonaro.
“Convidar para ato contra poderes é confrontar a democracia”, disse Davi. “Eles continuam ainda processando como se estivéssemos em um processo eleitoral. A eleição acabou. Não são só os brasileiros que votaram no candidato A ou no candidato B que estão aguardando respostas, são todos os brasileiros que esperam do governo e do Parlamento as respostas que são urgentes para a sociedade”, destacou o senador. Para Rodrigo Maia, a relação entre o Legislativo e o Executivo federais é prejudicada por apoiadores radicais do presidente, que usam as redes sociais para “contaminar o ambiente”.
Agenda econômica
O momento para os ataques ao Parlamento não poderia ser pior: provavelmente amanhã o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciará medidas de incentivo para tentar conter os danos econômicos causados pelo novo coronavírus, em resposta a cobranças feitas pelo próprio Congresso e pelo mercado financeiro. Várias dessas iniciativas, certamente, precisarão do aval dos parlamentares.
Para os congressistas, Bolsonaro não está interessado em aprovar uma agenda econômica. Seu interesse real, suspeita-se, é a ruptura democrática.
“As manifestações hoje demonstram que o presidente está cada vez mais encurralado num pequeno gueto de radicais extremistas. O que havia de bom senso no entorno do presidente já perdeu as esperanças. Penso que ele passou dos limites. Um presidente não pode solidarizar-se com uma manifestação que carrega faixas pelo fechamento do Congresso e do STF. Se estivesse preocupado com a agenda econômica, Bolsonaro estaria procurando unir o povo em torno dela e não dividindo o povo em torno de pautas antidemocráticas e secundárias”, disse ao Congresso em Foco o deputado Marcelo Ramos (PL-AM).
> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19
O presidente do Supremo, Dias Toffoli, limitou-se, por meio de sua assessoria, a repetir a mensagem que já divulgara em fevereiro, após a notícia de que Bolsonaro havia compartilhado pelo Whatsapp vídeo convocando pessoas para os protestos contra o STF e o Congresso.
“Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto. O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação”, repetiu o ministro.
> Bolsonaro desrespeita isolamento e participa de ato pró-governo em Brasília
Irresponsabilidade
Para o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o país pagará o preço pelo desprezo de Bolsonaro pela saúde das pessoas e pela democracia. “Qualquer chefe de Estado minimamente sério está tomando medidas duras para conter o avanço do novo coronavírus. Mas o presidente do Brasil, irresponsável, está no Twitter comemorando as aglomerações formadas através do seu chamado contra o Congresso e o STF. O nosso país pagará caro!”, disse Randolfe.
Para o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), Bolsonaro mostra que prefere ser líder de facção do que presidente da República. “Nem a comoção provocada pelo avanço do coronavírus é capaz de regenerá-lo. Lamentável termos um sujeito como esse na Presidência num momento tão grave para o Brasil. Irresponsável”, criticou.
Uma das líderes do ato deste domingo em Brasília, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) disse que o movimento é espontâneo e que não há, mesmo em período de coronavírus, como impedir que a população saia às ruas para defender o presidente. “O povo não precisa de comando para vir para a rua”, afirmou. Segundo ela, não há por trás do movimento a intenção de atacar as instituições. “Mas não aceita parlamentarismo branco”, emendou.
Agenda pessoal
O presidente não tinha agenda oficial para este domingo e estava em isolamento na residência oficial depois de ter recebido, na sexta-feira (13), resultado negativo para Covid-19. Questionada, a assessoria da Presidência da República disse que a participação do presidente no ato tratava-se de “agenda pessoal”.
Do Palácio do Planalto, o perfil oficial do presidente em uma rede social transmitiu ao vivo a interação dele com apoiadores, que durou pouco mais de uma hora.
“Vim dar uma olhada nesse movimento patriótico”, justificou Bolsonaro frente a uma aglomeração de pessoas que se reuniu na Praça dos Três Poderes. “Manifestação não é minha, é espontânea do povo”, disse ele. “Quero ter o prazer de um dia estar com todos os chefes de Poderes juntos e o povo aplaudindo a gente. É só isso que eu quero. Não tem preço o que esse povo tá fazendo aqui no dia de hoje”, completou.
Usando colete à prova de balas por baixo de uma camisa branca da seleção brasileira, Bolsonaro desceu a rampa do Planalto em direção à aglomeração. Apoiadores de verde e amarelo carregavam faixas e bandeiras e gritavam palavras de ordem como “mito”, “nossa bandeira jamais será vermelha” e “eu vim de graça”. Em dado momento, um grupo entoou um “Fora, Maia”, em referência ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“Foda-se”
As manifestações foram chamadas inicialmente de “dia do foda-se”. Apoiadores do presidente passaram a convocar um ato do dia 15 de março em defesa do presidente após as declarações do ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) de que o Congresso estaria chantageado o Planalto.
Em uma conversa com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Eduardo Ramos (Governo), a respeito do orçamento impositivo, Heleno disse: “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”. O áudio vazou em live gravada e divulgada pela equipe do próprio presidente durante cerimônia de hasteamento da bandeira, em frente ao Palácio da Alvorada.
Desde então, o tom de convocação da manifestação passou a ser de fortes críticas ao parlamento, com ataques pessoais a Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre e ofensivas institucionais contra a Câmara e o Senado. Em linhas gerais, as convocações do ato defendem que o parlamento tem agido contra as tentativas do Planalto de implementar projetos benéficos ao país.
Também em entrevista à CNN Brasil neste domingo, Guedes tentou pôr panos quentes. “Eu acho que o general se expressou com infelicidade sobre um tema onde, do ponto de vista do conteúdo, ele tinha o seu ângulo defensável”, disse o ministro.
> Bolsonaro desrespeita isolamento e participa de ato pró-governo em Brasília
best online pharmacy india https://indiaph24.store/# best india pharmacy
Online medicine home delivery
Quanto mais leio comentários e chororô da mortadelada reclamando do PRESIDENTE BOLSONARO. .mais eu tenho a certeza de que o reelegeremos em PRIMEIRO TURNO em 2022. A regra é muito clara.. se a mortadelada RECLAMA de algo ou de alguém.. então este algo ou alguém está CERTO!
Na Constituição Federal, aquela, que esse que se apresenta como sendo
“presidente da república”, quando tomou posse: “Jurou cumprir e
obedecer” essa Constituição Federal lá está escrito: “Que ao povo
brasileiro é garantido o direito à vida e à Saúde”. E o que
testemunhamos? Um “presidente da república” ferir e desobedecer esse
preceito, esse mandamento constitucional ao induzir o povo manipulado
por ele se expor ao perigo de se contaminar e espalhar essa contaminação
de um vírus mortal a toda a população. No Brasil não tem oposição
governamental, por isso esse sujeito faz o que quer, do jeito que quer,
custe o que custar. Se é para garantir o poder pessoal dele e das suas
ambições políticas: Vale – Tudo. Esse desequilibrado e arbitrário tem
que ser contido, é preciso que se coloque um freio nele.Ele acaba de
desrespeitar a Constituição Federal, quebrando seu juramento, isso, já é
motivo para se iniciar um processo de Impeachment. Acorda oposição!
Desta feita não é a “Constituição que está em frangalhos” mas sim os 3 poderes.cada um querendo “meter a mão na cumbuca do outro”. Querendo um ser mais católico que o outro mesmo tendo até um Papa que já renunciou!
Temos um governo ilegítimo, resultado de fraude eleitoral. Um governo de ladrões que querem roubar dos trabalhadores para dar aos banqueiros. Um governo que envergonha o Brasil perante o mundo. Um governo eleito com base na mentira e na exploração da bozzzalidade pente costal. Eleito pelo poder econômico da indústria falsificadora bilionária do antipetismo.
Qual fraude?// Qual foi o presidente que mais ajudou os banqueiros no Brasil? Lembra-se do decreto que possibilitou o financiamento de carros novos sem entrada e em até 84 vezes no ano de 2008? E este mesmo presidente responde por isso na justiça? Já esqueceu?// Um governo que envergonha o Brasil é aqueles dois que não sabiam nem falar direito. Um assume que não gosta de ler e a outra queria estocar vento. Quer mais vergonha que isso?// Que mentira Bolsonaro usou para se eleger? Eu não vi nenhuma.// Meu caro, o senhor parece estar sofrendo de esquizofrenia.
O Bozo só usou mentiras para se eleger, além de explorar a boçalidade dos neopentecostais e a indústria falsificadora bilionária (em dólar) do antipetismo. E ainda fala da bobagem de “estocar vento” por falta de argumentos concretos contra Dilma. Lula ajudou banqueiros e empreiteiros, pois o PT deixou de ser um partido da esquerda. É um partido socialdemocrata, de centroesquerda, no máximo.
Que mentiras? Eu não vi mentira nenhuma.// Quem falou a asneira de estocar vento foi a Dilma.// Concordo sobre sua analise do PT// Eu leio muito sobre política. Leio de fontes alinhadas com o que eu acredito e também daquilo que sou contra. Faço isso para melhor argumentar. Leio muito no site do Diário da Causa Operária. E te digo com toda a segurança, que se um dia tivermos o infortúnio de termos uma pessoa do PCO, PCB, PCdoB, Psol no poder, iremos diretamente para o tempo das cavernas. Imagine um país, totalmente isolados do resto do mundo, porque o governo é contra as empresas privadas, propriedades privadas e tudo o que não for do Estado. Está vendo? é a própria esquerda, especialmente a ala mais radical, como a que o senhor defende, é que nos mostra precisamos evitar que a esquerda, seja moderada ou extremista, cheguem ao poder. Imagino o senhor, Ernesto, na presidência do Brasil. Primeiro que o senhor faria tudo para nunca mais sair do poder, como fez Fidel Castro e o Maduro. Segundo que em 10 anos estaríamos passando fome e toda sorte de necessidades.
Ainda bem que temos um Congresso que, apesar de dominado por oportunistas de direita, eleitos na cauda do Bozo, consegue barrar as loucuras piores desse executivo. Barraram a capitalização sem contribuição patronal. Barraram o fritador de hamburger como embaixador. Não há como manter um mentiroso descarado como presidente, desmascarado até por uma jornalista. Por pior que seja esse Congresso, é mil vezes melhor que o executivo.
A regra ficou clara depois de 2003: Ou você compra o congresso todo igual ao que o Lull@ fez ou você não governa. Viram pq o pt do lula foi nefasto pra nação? pior: existe ainda quem defende…
Cortina de fumaça, retórica batida… mas focar nos problemas de agora principalmente como essa epidemia global não né… Mais é a historia se repetindo o cara sempre vai por a culpa no que veio antes, não tem capacidade de assumir as broncas assim como todos os outroa sucessores…
Mas ilustre nada, você não vê que o legado de cada governo resulta em fato , ou és um tapado ou um filho de Gramsci e manipulado
estou desistindo não se deve discutir com a esquerda eles não são democratas , mas totalitaristas e apadrinhados do STF e Congresso , sem nada em troca não tem acordo
Matéria tendenciosa, aproveitando-se de condições pontuais para desvirtuar realidades.
As manifestações foram menores não porque o Presidente perdeu prestígio junto ao povo, mas por conta da maioria evitar exposição devido ao coronavírus.
Ao contrário do que tentam propagar, não é o Presidente que fere a Constituição, mas o Congresso e o STF.
Mas faz parte da vã tentativa de derrubar o governo.
Caso haja a quebra institucional no país, certamente o povo estará ao lado do Presidente e das FFAA, e contra os políticos corruptos, como Maia, Alcolumbre, Renan Calheiros, Gleisi, Paulo Pimenta, Glauber e sua mãe ladra, etc. Além dos corruptos do judiciário, não só do STF, bem como bandidos da OAB, etc.
Em que momento o Congresso ou o STF feriram a Constituição? Isso o Bozo faz toda hora.
O POVO E OS PATRIOTAS, ANSEIAM POR UMA REAÇÃO FORTE E DURA DO ESGOTO DO $TF E DO CONGRESSO NACIONAL CONTRA BOLSONARO, AI ELES VÃO VER E SENTIR A REAÇÃO…….DEMOCRACIA? O QUE VEJO CHAMA-SE CLEPTOCRACIA: BANDIDOS, CRIMINOSOS, LADRÕES, CORRUPTOS, LESA PÁTRIA QUE TOMARAM DE ASSALTO AS INSTITUIÇÕES E COMETEM CRIMES CONTRA A NAÇÃO, COMO BANDIDOS QUE SÃO, AMPARADOS PELA LEI E PELA TAL “DEMOCRACIA”. ISSO PRECISA MUDAR, O POVO E O BRASIL NAO AGUENTAM MAIS SER USURPADO E ESPOLIADO POR ESTES BANDIDOS INSTITUCIONALIZDOS. A INTERVENÇÃO MILITAR É BEM VINDA PARA SANEAR O BRASIL, FOI ASSIM QUE A MARCHA DAS FAMÍLIAS EM 1964 CONVOCOU AS FORÇAS ARMADAS PARA A INTERVENÇÃO MILITAR, A HISTÓRIA SE REPETE….
Os milicos foram a pior ORCRIM que já comandou este país.
Na Constituição Federal, aquela, que esse que se apresenta como sendo
“presidente da república”, quando tomou posse: “Jurou cumprir e
obedecer” essa Constituição Federal lá está escrito: “Que ao povo
brasileiro é garantido o direito à vida e à Saúde”. E o que
testemunhamos? Um “presidente da república” ferir e desobedecer esse
preceito, esse mandamento constitucional ao induzir o povo manipulado
por ele se expor ao perigo de se contaminar e espalhar essa contaminação
de um vírus mortal a toda a população. No Brasil não tem oposição
governamental, por isso esse sujeito faz o que quer, do jeito que quer,
custe o que custar. Se é para garantir o poder pessoal dele e das suas
ambições políticas: Vale – Tudo. Esse desequilibrado e arbitrário tem
que ser contido é preciso que se coloque um freio nele.Ele acaba de
desrespeitar a Constituição Federal, quebrando seu juramento, isso, já é
motivo para se iniciar um processo de Impeachment. Acorda oposição.
A PILANTRAGEM DO CONGRESSO NÃO PENSA NO BRASIL. PENSA NOS SEUS BOLSOS. NADA PRODUZEM A FAVOR DO POVO.
O congre$$o já era ruim…ficou pior depois de 2003. Até a oposição foi comprada com o mensalão e o petrolão. Infelizmente. Pratica nordestina de corromper todo mundo. O lull@ por ser nordestino não fugiu às origens…
O Estado completamente podre é o Rio de Janeiro!
FHC é nordestino?
Pra mim passou da serra da mantiqueira é nordeste..rsrs
José Dirceu, Sergio Cabral, Pezão,Fernando Pimentel, Garotinho, Vacari, Paulinho da Força, Eduardo Cunha, Maluf, Paulo Preto e etc etc etc.. São nordestinos por acaso.?
O STF ofendido, porque? em menos de três anos fizeram e desfizeram jurisprudência em nome da constituição , qual , pois acho que os membros eram o mesmo e a carta a mesma, erraram antes ou agora, ou foi interesse politico, e o Congresso triste , mas o presidente da Câmara, não fala abertamente em mudanças em sistemas de governo, ou ainda chama de pobres as medidas do executivo, e votam despesas sem receitas, mas ficam magoadinhos? o Alcolumbre é um politico que sequer aceita seus pares , mas se faz como o da câmara de vitima, será que são? então é o executivo que desafia os demais poderes , isso é maniqueísmo barato , pois põe o olhar de um só lado o dos seus interesses, e o Brasil ? bem esse que se lasque
Dificilmente, esse tal de “Mito”, vai terminar esse primeiro mandato,
para ele não precisa de oposição, ele mesmo é contra os seus DESmandos e
ao seu DESgoverno. Aos poucos ele vai se autodestruindo. Já perdeu o
apoio do Congresso Nacional, Criou por várias vezes uma
incompatibilidade com os Ministros do STF, já brigou com toda a
Imprensa, demitiu ministros de forma brutal e agressiva, brigou com ex-
apoiadores, que, hoje, são seus inimigos e duros opositores, tem,
também, escândalos e denúncias contra os seus filhos. Agora, ele
resolveu dizer que foi “vítima de fraude nas eleições de 2018, pois,
garante que foi eleito no primeiro turno e o TSE, não aceitou esse
fato”, com isso, ele, ofende e ataca o TSE, pois o TSE é responsável e
supervisor das eleições. Como esse sujeito vai poder continuar no poder?
Vai ter que renunciar e tudo indica que isso não vai demorar a
acontecer.
É um idiota, um sem noção, um adolescente complexado, imaturo e irresponsável. Não dá mais para continuar, interdição já!
A Constituição deve ser obedecida, e não o juiz ladrão de Curitiba.
Um juiz é ladrão e um político mestre na falcatrua é honesto? Teus conceitos de honestidade estão bastantes deturpados. Imagino então a sua honestidade.
E tem a desfasatez de dizer que não organizou nada, que foi o povo, que povo nada. Ta cada dia mais isolado e se apoiando nos radicais
Dificilmente, esse tal de “Mito”, vai terminar esse primeiro mandato,
para ele não precisa de oposição, ele mesmo é contra os seus DESmandos e
ao seu DESgoverno. Aos poucos ele vai se autodestruindo. Já perdeu o
apoio do Congresso Nacional, Criou por várias vezes uma
incompatibilidade com os Ministros do STF, já brigou com toda a
Imprensa, demitiu ministros de forma brutal e agressiva, brigou com ex-
apoiadores, que, hoje, são seus inimigos e duros opositores, tem,
também, escândalos e denúncias contra os seus filhos. Agora, ele
resolveu dizer que foi “vítima de fraude nas eleições de 2018, pois,
garante que foi eleito no primeiro turno e o TSE não aceitou esse
fato”, com isso, ele, ofende e ataca o TSE, pois o TSE é responsável e
supervisor das eleições. Como esse sujeito vai poder continuar no poder?
Vai ter que renunciar e tudo indica que isso não vai demorar a
acontecer.
eese cara não ta nem ai para o pais e sua população. So pensa nele, nos filhos e na reeileição e um monte de alienado atrás dessa palhaçada. Quem vai pagar o preço desse presidente irresponsavel e cabeçudo é a população, que infelizmente colocou uma anta no goeverno
Desde que Bolsonaro assumiu, essa cambada que adora a velha política – o “toma lá, dá cá” – tenta boicotar o Executivo. Querem o quê, senhores do “Congresso em Foco”? Independentes, vocês? quanta hipocrisia!!!…