Decisão sobre CPI do Futebol só deve sair em 30 dias

Na sexta-feira, o deputado João Derly apresentou requerimento para a criar a nova CPI. No entanto, existem outros dez pedidos de CPIs na frente do pedido de Derly. Isso porque não podem funcionar, simultaneamente, mais de cinco CPIs na Casa

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse há pouco que vai aguardar pelo menos 30 dias para decidir se vai instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias de fraude, suborno e formação de quadrilha na Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A operação foi liderada pelo FBI (a polícia federal dos EUA) em parceria com a polícia suíça para averiguar o esquema de corrupção na Fifa, no montante inicial de 150 milhões de dólares. Três brasileiros estariam envolvidos, conforme o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Um dos detidos na operação em Zurique é José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na sexta-feira, o deputado João Derly (PCdoB-RS) apresentou requerimento para a criar a nova CPI. No entanto, existem outros dez pedidos de CPIs na frente do pedido de Derly. Isso porque não podem funcionar, simultaneamente, mais de cinco CPIs na Casa.

Para fugir da fila, Derly não descarta criar uma CPI Mista, de deputados e senadores.

Saiba mais sobre CPI do futebol

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!