Bolsonaro diz que gravar conversa sobre o PSL foi desonestidade

O presidente Jair Bolsonaro evitou falar sobre a briga pela liderança do PSL na Câmara, que foi deflagrada na noite dessa quarta-feira (16) após alguns deputados bivaristas acusarem o presidente de ter articulado a derrubada do Delegado Waldir (PSL-GO) para colocar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no posto. Ao ser questionado sobre o assunto na manhã desta quinta-feira (17), Bolsonaro disse apenas que houve "desonestidade" na divulgação dessa conversa.

> Eduardo Bolsonaro ou Delegado Waldir? Entenda as reviravoltas na liderança do PSL

"Eu falei com alguns parlamentares. Me gravaram? Deram uma de jornalista? Eu converso com deputados. Eu não trato publicamente desse assunto. Converso individualmente. Se alguém grampeou o telefone, primeiro, é uma desonestidade", declarou Jair Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada nesta manhã. Ele não respondeu se vai pedir uma investigação sobre a gravação da fala que é atribuída a ele e tem circulado na internet.

No áudio atribuído ao presidente, Bolsonaro admite que estava ligando para os deputados do PSL para tentar completar o número de assinaturas necessárias para destituir o Delegado Waldir, que é aliado do presidente do PSL, Luciano Bivar, da liderança na Câmara. Ele ainda lembra que o líder tem "o poder de indicar pessoas, arranjar cargos no partido e promessas para o fundo eleitoral".

Logo depois das conversas sobre esse áudio, a ala do PSL que é alinhada a Bolsonaro apresentou uma lista com 27 assinaturas destituindo Waldir e colocando Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na liderança do PSL na Câmara. O Delegado Waldir, por sua vez, apresentou outra lista com mais assinaturas para permanecer no cargo. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) ainda protocolou uma terceira lista a favor de Eduardo Bolsonaro para tentar ter a palavra final sobre o assunto. Agora, portanto, a decisão sobre a liderança do PSL está nas mãos da Mesa da Câmara.

> Liderança do PSL: Leia quem são os deputados pró-Eduardo e os Pró-Waldir

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!