O Congresso em Foco publica nesta segunda-feira (6) a segunda parcial da votação da premiação mais importante da política brasileira. Desde a tarde de quinta-feira (1º), quando começou a disputa na internet, foram validados mais de 413 mil votos na corrida pelo Prêmio Congresso em Foco. Além da votação popular, também definirão os vencedores este ano jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. A votação prossegue até o dia 30 de setembro.
Neste ano, além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado“, estarão em disputa três categorias especiais: “Defesa da Educação“ e “Clima e Sustentabilidade“, já consagradas em outras edições, e “Mulheres na Política“, uma das novidades do regulamento deste ano.
> Veja a segunda parcial completa
Os votos são auditados pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Conforme determina o regulamento, estão aptos a serem votados todos os congressistas que exerceram o mandato por ao menos 60 dias neste ano e não são investigados por suspeita de práticas criminosas, nem respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular cidadãs e cidadãos a avaliarem o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa.
Para votar é simples:
Entre na página de votação (https://premio.congressoemfoco.com.br/)
Leia como funciona a votação ou comece a votar diretamente.
Preencha o cadastro, com seu nome, e-mail, e telefone celular.
Você pode ler o regulamento e aceitar nossa política de proteção de dados
Marque “sou humano” e identifique as imagens solicitadas. Essa etapa é importante para barrar o uso de robôs.
Um link será enviado ao seu e-mail para que você confirme o cadastro. Atenção: se a mensagem não tiver chegado, confira na caixa de spam. Você receberá um código numérico. Digite-o para concluir o seu cadastro.
Pronto, mãos à obra!
Você pode escolher até 5 senadores e até 10 deputados.
Vote em até três nomes nas categorias especiais: Defesa da Educação, Clima e Sustentabilidade e Mulheres na Política.
Veja quem forma o júri especializado
Confira o perfil dos jornalistas que vão participar da votação
Deixe um comentário