Nesta semana compartilhamos com você uma entrevista simultânea que realizamos com três professores do Observatório das Metrópoles sobre a temática da reforma urbana, direito à cidade e participação social.
Luiz Ribeiro, da UFRJ, é do campo de Políticas Públicas e atua na área de Planejamento Urbano e Regional; Jupira Mendonça, da UFMG, é da área de Arquitetura e Urbanismo, e Luciano Fedozzi, da UFRGS, é sociólogo.
Buscamos abordar os principais pontos aos quais o cidadão deve ficar atento quando se pensa em reforma urbana e como cada modificação nas cidades impactam na qualidade de vida dos cidadãos.
Abordamos ainda, entre outras, as seguintes questões:
⦁ Em cidades grandes, já quase totalmente com territórios ocupados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, além de várias outras, ainda é possível fazer algo para melhorar a qualidade de vida, o acesso à cidade e o urbanismo?
⦁ Como a questão do transporte coletivo e do passe livre universal podem contribuir para o direito à cidade e ajudar a resolver problemas no mínimo de mobilidade urbana?
⦁ O plano diretor pode interferir na forma como uma cidade se tornará mais ou menos sustentável e melhor para se viver?
Leia também
⦁ Como tornar a participação cidadã mais efetiva e que faça realmente valer o que a população decidiu e não o que seja a vontade do prefeito, da especulação imobiliária e de alguns vereadores?
⦁ Quais as considerações de cada um deles em relação ao que ainda pode ser feito para tornar as cidades mais acessível à todos, todas e todis?
Deixe um comentário