Faltam 73 dias para o primeiro turno das eleições. Se haverá golpe não sabemos, mas é concreta e diária a campanha para desacreditar as eleições e, por consequência, a democracia. Felizmente, parece que a sociedade começou a dar seus recados de contrariedade aos sabotadores. Precisamos todos, democratas, juntar-nos a esse coro de defesa dos nossos direitos e liberdades.
Você não precisa da democracia se não há pessoas ao seu lado ou regras para cumprir. Essa é a selva.
Você não precisa de democracia se acha que pode resolver tudo que lhe interessa na força, na violência, na bala.
Você não precisa de democracia se acredita ser sempre parte da maioria, aquela que vai impor sua vontade e lhe fazer feliz.
Você não precisa da democracia se acha que apenas sua liberdade vale, mesmo quando passa por cima da dignidade e da vida do outro.
Você não precisa de democracia se acredita que existe apenas um jeito certo de viver e comportar-se, o seu.
Você não precisa de democracia se crê na existência das “pessoas de bem”, no “cidadão de bem”, aquele alguém que faz sempre o certo e o justo.
Mas se você já se viu na situação de estar à mercê da violência, você precisa da democracia para garantir seus direitos. Mais sério, você precisa desesperadamente de democracia se já percebeu que é o Estado que lhe pode trazer os maiores males: cercear sua liberdade de falar, transitar, associar-se com quem se afina e expor seus valores e ideias.
PublicidadeVocê precisa de democracia se já compreendeu que nem sempre você será maioria. No trabalho você pode ser o diferente, na escola o seu filho pode ser o diferente, no seu prédio sua família pode ser a diferente. Mas se vocês respeitam o direito dos outros, a democracia garante que você pode exigir que os seus sejam respeitados também.
Quando você sentir que a pessoa ao seu lado tem dignidade, e se você tiver a graça de perceber que ela tem exatamente a mesma dignidade e o mesmo direito de viver do que você, então a democracia lhe é essencial. Democracia é viver com o outro, com o diferente.
Você se tornará um democrata se perceber que nenhuma pessoa encarna toda a virtude e a justiça, que nossa garantia não é um fulano ou uma sicrana, mas sim as leis, as instituições. A democracia são regras e garantias.
Você aceitará feliz a democracia se perceber que o mundo é variado, que há muitas formas de viver e ser feliz, e que há um modo de todos nós convivermos em paz.
Faltam 73 dias para o primeiro turno das eleições, e embora a democracia seja tudo isso, ela necessita visceralmente de eleições livres e justas.
Se você se sente um democrata, se acredita que a democracia é a melhor forma de vivermos, fale, escreva, poste, divulgue a participação e o respeito às eleições! Cada um faz o que pode, e todos juntos podem muito.
Deixe um comentário