Congresso em Foco

Colunistas

Serra do Curral, em Minas Gerais; Complexo minerário no local é administrado pela empresa Taquaril Mineração. Foto: Wikimedia Commons

O setor mineral e as eleições de 2022

23.08.2022 08:01 1

Coluna Em
Publicidade

Uma resposta para “O setor mineral e as eleições de 2022”

  1. Wagner Dias disse:

    O professor acerta no artigo em dizer que o governo Bolsonaro fez uma opção – até certo ponto acertada -, pela atividade de produção mineral, mas seus esforços não foram canalizados na estruturação da regulação do setor, em especial do fortalecimento da Agência Nacional de Mineração – ANM, que hoje além de seus quadros reduzidíssimos – uma defasagem que chega 2/3 do previsto em lei -, seus servidores chegam a ganhar cerca de 50% menos do que as outras Agências Nacionais de Regulação. Este quadro impacta inclusive na arrecadação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) que é repassada aos Estados e Municípios impactados pela mineração, que poderia ser muito maior se estas questões fossem resolvidas. Ter uma ANM forte é só fortalecer o setor mineração nacional, mas toda a toda a economia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Mais Colunistas

Ver todos

Receba notícias também via