Congresso em Foco

Colunistas

Para José Dirceu, militares foram omissos e incentivaram invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro. Foto: Joedson Alves/ABr

democracia

O golpe de 8 de janeiro

06.01.2024 11:28 3

Opinião Em
Publicidade

3 respostas para “O golpe de 8 de janeiro”

  1. situs slot disse:

    Sugestão valiosa, obrigado pela informação crucial!

  2. Ciro Bondesan dos Santos disse:

    Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Vem do grego Que demos é povo e tratos é forma de governo , ou seja é o governo do povo para o povo . Não entendo essas Comemorações do dia oito , assim como todo povo acha Após pesquisa feitas Que só 18 por cento acredito em golpe e os outros 82 por cento acho que não foi foi baderna . Porque essa demonstração não tinha povo lá? Só tinha 500 pessoas ? A Constituição diz que é possível Fazer esse demonstrações Públicas , as quais foram proibidas no evento . Essa democracia que os ministros de Estado , Presidente da república e Ministros do Supremo Tribunal Federal Acreditam , não é a mesma Que eles tiraram fotografias , todos fizeram questão de tirar Alguma lembrança da Constituição física , mas a interpretação da Constituição , é completamente diferente pelo STF , pois o que esses ministros escreveram em livros , não é a mesma coisa que pratica . Aprendi noções de Direito na faculdade . Tudo que eles falavam não existe mais . É uma democracia muito estranha esta do nosso presidente e do STF . Será que a tal de democracia relativa ? Seria interessante Escrever o que é uma democracia relativa para que saibamos o que realmente estamos vivendo , pois não sabemos o que está acontecendo e nem o que pensam os nossos iminentes juízes do STF .

  3. Sergio Gomes de Oliveira disse:

    Eu acredito até que um golpe foi imaginado por muita gente. O governo do Bolsonaro foi um governo medíocre como todos os governos após o golpe militar. O Brasil ainda não encontrou o seu rumo após 1985, quando se esgotou completamente o modelo econômico. Na verdade foi produzido pela nossa visão bacharelista uma Constituição que é um primor de utopias, detalhista e repleta de instrumentos cuidadosamente colocados para a consagração do domínio da burocracia estatal sobre a sociedade. É de se por em duvida a existência de inúmeros orgãos da administração pública, privilégios e direitos que se multiplicam e contrariam o principio básico de que as leis foram feitas para todos. O sistema de representação possibilita que corporações se apropriem do Estado. O melhor exemplo é como são eleitos pastores evangélicos, funcionários públicos civis, policiais militares, radialistas e funcionários de estatais. O sistema eleitoral e os gastos nas eleições estimulam a criação de partidos só para participar da farra na distribuição de verbas. A criação de municípios aumenta a despesa pública total. O debate político é dirigido pata temas não prioritários e conduzidos para decisões fora da instituição competente como forma de impor a sociedade algo que ela não deseja. Deste modo e sem pretender abordar muitos outros aspectos da nossa realidade eu ponho em duvida a existência de Democracia em nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para a cobertura do Parlamento? O primeiro a revelar quais eram os parlamentares acusados criminalmente, tema que jamais deixou de monitorar? Que nunca renunciou ao compromisso de defender a democracia? Sim, é o Congresso em Foco. Estamos há 20 anos de olho no poder, aqui em Brasília. Reconhecido por oito leões em Cannes (França) e por vários outros prêmios, nosso jornalismo é único, original e independente. Precisamos do seu apoio para prosseguir nessa missão. Mantenha o Congresso em Foco na frente!

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Mais Colunistas

Ver todos

Receba notícias também via