O que torna uma empresa referência para o segmento econômico em que ela atua? A competência para introduzir tecnologias ou serviços absolutamente novos, você pode responder. Ou eficiência para fazer propaganda e marketing. Ou, quem sabe, a qualidade de seus profissionais. Ou ainda a capacidade de reduzir custos e aprimorar processos, de modo a oferecer produtos melhores e mais baratos que os da concorrência.
Tudo isso importa, claro. Mas, segundo concluíram os professores André Rehbein Sathler e Roberto da Rocha Miranda, um outro fator, frequentemente negligenciado, tem peso decisivo: propósito. Ou seja, “a habilidade de criar um senso compartilhado de realidade”, de modo a estabelecer um relacionamento único com os consumidores e a sociedade em geral.
Essa é a tese central do recém-lançado livro Empresas com propósito, disponível para os interessados na Amazon e no site da editora Alta Books. A obra foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de dois anos, na qual foram analisados os propósitos e a missão das 500 maiores empresas do país. Esse exaustivo trabalho investigativo, realizado quando os dois autores davam aula no mestrado de Administração no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), demonstrou a relevância do propósito na construção de uma empresa de sucesso.
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Não faltam credenciais acadêmicas para a dupla. Colunista do Congresso em Foco, André Rehbein Sathler é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Roberto da Rocha Miranda é especialista em Gestão de Pessoas no Setor Público pela Universidade Cândido Mendes e doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), além de já ter atuado como consultor e coordenador de projetos no Ministério das Comunicações. Ambos são ainda servidores concursados da Câmara dos Deputados.
(Com Bruna Pauxis)
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