As últimas pesquisas indicam que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém cerca de 30% do eleitorado com ele. O isolamento produzido por suas posições absurdas sobre a covid-19 não surtiram efeito no povo. Ele se agarrou à economia, um aliado sempre poderoso.
>Auxílio a microempresas e trabalhadores é prioridade do Congresso na semana
Um pedido de impeachment agora seria morder a isca que ele jogou? Não há precedente de presidente que tenha sido derrubado com esse nível de popularidade. Sem povo na rua? Seria uma novidade. Além do mais, quem realmente deseja colocar Mourão no Planalto?
A presença do presidente em frente ao QG do exército numa manifestação a favor de um novo AI-5 causou frisson. Inaceitável? Claro que sim. Novidade?
Leia também
No sistema político a situação continua confusa. A dura vida de Rodrigo Maia é ilustrativa. Ele apanha do PT na terça-feira por ter colocado a carteira verde e amarela na pauta. Na quarta-feira sinaliza para os governadores aprovando a ajuda aos Estados. Na quinta-feira ganha uma rasteira de Davi Alcolumbre que senta em cima da proposta.
Na sexta e no sábado apanha de Bolsonaro por estar supostamente conspirando para derrubá-lo. No domingo volta a apanhar da esquerda por estar segurando o pedido de impeachment. Na segunda-feira é traído pelo Centrão numa manobra do Planalto para tentar isolá-lo.
PublicidadeQuem sustenta de fato Maia? O povo está com ele? E ainda tem a PF atrás do “Botafogo”.
PP, PL, PSD e Republicanos estão a caminho do governo. Parece uma ratoeira. Tudo indica que Bolsonaro está atraindo a turma para fazê-los de reféns mais a frente. Os “vereadores federais” são tratados por todos como a “Geni” do sistema político. O presidente está oferecendo um “beijinho”. Vão arriscar.
Mas o capitão não é contra acordos com os políticos? Vai fazer jogo duplo mantendo o discurso anti-establishment para o seu eleitorado. Um flanco que poderá ser explorado.
Se a política está confusa, quem sabe os militares, “incomodados”, não derrubam o Jair? Jamais um presidente da República visitou tanto os quartéis. Bolsonaro é o “case” de sucesso da tropa, “o Capitão que manda em generais”.
A tese de que uma junta militar assumiu o governo é um delírio. Quem manda é Bolsonaro. Confundir limite com ausência de poder é um erro grosseiro. Os generais se equilibram entre a defesa da institucionalidade, as loucuras do presidente e o receio de que ele, num ato de irresponsabilidade total, tente atravessá-los comandando a tropa diretamente.
Os militares de alta patente têm a consciência de que se a canoa virar, o risco de morrerem todos afogados é enorme. Não são ingênuos, estão gostando do poder. Vão navegando e fechando os buracos no casco como podem.
O que no fundo impede qualquer ação mais consequente contra Bolsonaro é uma questão objetiva: quem vai liderar quem? A esquerda topa ser liderada pelos liberais? Os liberais topam o contrário? Lula e Doria de mãos dadas num ato na Paulista, que tal? Quem topa?
Persiste o temor de que uma aproximação pode ser fatal para ambos. Parece ilusão. O buraco aberto por junho de 2013 e pela Lava Jato sugou tudo. O presidente é o antissistema. O sistema vai se unir para enfrentá-lo? Quem quer ser o sistema?
Sem povo e sem unidade, permanecemos no empate de sempre. Não há força para um autogolpe e nem para um impeachment. Só cadáveres em profusão poderiam gerar uma comoção social capaz de mudar esta situação. Tomara que não venham.
Por mais que eu quisesse ler respostas, como propôs o título, só li perguntas .
Fica claro que apesar de sua inteligencia como articulista, falta distanciamento politico para uma analise um tanto mais precisa, Bolsonaro está em posição de vantagem , pois quanto mais bate uma imprensa sem crédito ,mais cresce sua popularidade, quem trabalhou tanto tempo com o PT , nem pode agora pedir liturgia do cargo , pois seria irônico, tosco ou não se sente e com razão em estado de defesa, o legislativo prova que sem nada em troca , deixa caducar coisas inacreditáveis, o STF legisla sem ter direito, mas a imprensa se cala, então o povo que teme a pandemia , mas mais ainda sua capacidade de manter empregos usa as armas que encontram, podem ser as menos indicadas , mas a confiabilidade no poderes legislativo e judiciário acabou e o resultado é um cara que apesar dos pesares , não fechou um só meio de comunicação o que acaba calando alguns detratores , sou eleitor do NOVO , mas não mato o timoneiro saído da URNA, juiz absoluto da democracia
…gostei de sua posição sensata, logica e congruente com o que todo brasileiro deseja…
Ricardo, respeito sua opinião mas, vejo a intervenção militar como unica a acabar com o maior problema do pais, que é os políticos, faça uma pesquisa, veja qual o percentual que acredita nos políticos atuais e, pela tua inteligência,me responsa como se resolver essa questão da ruindade politica e do STF, como vamos fazer isso, como vamos acabar com a mordomia dos cargos políticos e de confiança: não vou continuar mais por não haver tempo e espaço para postar minhas idéias a respeito da intervenção, só te digo, fecha se congresso e STF, faz se as reformas necessárias e marquem eleições gerais para 2022, voto no papel.
Nunca li tanta bobagem junta
A saída pro fulano é rasgar a Constituição e afogar a Democracia
Faça uma pesquisa e veja quantos querem golpe militar (golpe que você tenta perfumar chamando de “intervenção”)
Daniel, ninguém quer nada que possa perturbar o governo de nosso presidente MAS EXISTE UM BANDO DE CORRUPTOS INFILTRADOS NA CÂMARA QUE CONSEGUEM SUFOCAR OS POUCOS HONESTOS QUE LÁ ESTÃO!
O próprio presidente escalou vários coruptos para cargos recentemente para garantir a governabilidade. Abandone a sua bolha de ingenuidade!
O PRESIDENTE acreditou que o Sergio Moro fosse a pessoa certa para o Minitério da Justiça ,ele o decepcionou e advertido saiu fora.Quem mais ele teria nomeado sabendo ser corupto?
Quem decepcionou o povo foi seu presidente vagabundo, uma pessoa que tenta interferir dentro da Polícia Federal para impedir investigações contra deputados da base aliada e até dos próprios filhos
Daniel,para lançar uma acusação dessas o indivíduo teria que TER PROVAS o que não aconteceu neste caso.A interferência que houve foi uma reprimenda EM PÚBLICO ou seja perante os demais Ministros referentes à INÉRCIA DA PF na localização do MANDANTE da tentativa de assassinato que sofreu, a declaração falsa do porteiro , a paralização dos processos da LAVA JATO e a não tomada de providências nos casos em que cidadãos honestos foram presos e algemados na praia e nas ruas. O Bolsonaro não atacou seu Ministro demissionário mas Herman Magnus, O HOMEM QUE SABIA DEMAIS ao ser entrevistado por Regina Villela contou coisas sobre ele. MORO, que O TIRARAM DO PEDESTAL ONDE EU O HAVIA COLOCADO.Ouça o que diz aquele empresário e veja se não havia motivo para a bronca que levou do Presidente.
O celular dele contem as PROVAS. Agora o engraçado é que quando foi no caso do triplex do Lula vocês compraram a retórica do Moro quando ele dizia que não tinha PROVAS e sim convicções…
A interferência foi querer saber detalhes de investigação no Rio que o interessava, investigação de pessoas a quem ele interessava defender
Incrível que a esta altura do campeonato ainda exista gente iludida que defenda esse vagabundo no poder
Mandantes de assassinato?!?! Toda investigação apontou que a pessoa agiu por CONTA PRÓPRIA. Quem ainda fica alimentando fantasias de que exista um mandante são vocês que afirmam isso SEM PROVAS!
Argumentar com comunista é pura perda de tempo.
Eu que digo que argumentar com bolsominions fanática feito você é que é perda de tempo. No mais você não conseguiu argumentar nada
” e a não tomada de providências nos casos em que cidadãos honestos foram presos e algemados na praia e nas ruas.”
Cara iludida, ser cidadão honesto não dá a ninguém o direito de romper um DECRETO que PROIBIA ficar fazendo aglomerações, decreto este que visa o bem público. O direito de uma pessoa termina no direito de outra pessoa de que o agente público vise a Saúde Pública
Sei que seu fanatismo por este presidente vagabundo a impede de atentar a esta sentença simples, mas faça um esforço!!!
Assistiu ao video entregue?Escutou a bronca do Presidente no Moro?
“video entregue”? A bolsominion descerebrada não sabe nem se expressar
Vi um presidente inútil empenhado em proteger a própria família