As negociações para eleger Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados envolvem a entrega ao Centrão de um dos órgãos federais de maior orçamento: o Ministério da Saúde, cujas despesas no ano passado alcançaram o valor total de R$ 150,62 bilhões segundo o Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU).
O atual ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, perderá o cargo, mas ganhará uma promoção. General de divisão (três estrelas), conquistará a sonhada quarta estrela do posto máximo da carreira em tempo de paz, o de general do exército (o Exército tem ainda a patente de marechal, de uso restrito em caso de guerra).
Conforme entendimentos relatados ao Congresso em Foco, caberá ao Progressistas (PP), partido de Lira, indicar o sucessor de Pazuello. O mais cotado para o seu lugar é o paranaense Ricardo Barros, hoje líder do governo na Câmara e que foi ministro da Saúde de maio de 2016 a abril de 2018, durante o governo Temer. Barros exerce o sexto mandato de deputado federal e serviu como líder ou vice-líder a todos os governos desde Fernando Henrique Cardoso (1995/2002).
Leia também
Procurado, o deputado Ricardo Barros negou que haja qualquer articulação para que volte ao comando da Saúde. Sua nomeação, no entanto, é aguardada com ansiedade por parlamentares do Centrão, que também reivindicam o Ministério da Cidadania. O bloco, que reúne cerca de 200 deputados, tem como núcleo duro as bancadas do PP (41 integrantes), do PL (43), do PSD (35) e do Republicanos (32), mas também costuma arrastar em suas articulações Solidariedade (14), PSC (10), PTB (10), Avante (8) e Patriota (6), estendendo o seu alcance muitas vezes ao DEM e ao MDB, além de abranger quase toda a bancada evangélica.
Na política brasileira, o nome “Centrão” remonta ao governo Sarney (1985/1990) e aos trabalhos legislativos que culminaram na Constituição Federal de 1988. Reunindo parlamentares e partidos de perfil conservador ou de centro, o grupo foi constituído para obter melhores resultados na arte de arrancar favores palacianos em troca de votos favoráveis às propostas de interesse do governo. Nasceu invocando inspiração religiosa. Um dos seus criadores, o ex-deputado paulista Roberto Cardoso Alves, se dizia devoto de São Francisco e, sobretudo, do famoso preceito bíblico: “é dando que se recebe”.
Esse tipo de política envolve a entrega de cargos a apadrinhados e a liberação de recursos para obras nas bases eleitorais dos congressistas, duas moedas decisivas para aumentar o cacife pessoal e as chances de reeleição de qualquer parlamentar.
Jair Bolsonaro fez campanha e passou os seus primeiros meses como presidente recusando-se a aceitar tal prática, também conhecida como “toma lá dá cá” ou fisiologismo. Converteu-se plenamente a ela, porém, em maio de 2020, ao receber Arthur Lira e se comprometer a apoiá-lo na disputa para presidir a Câmara. Foi um passo fundamental para afastar do horizonte o risco de impeachment, num momento em que a popularidade presidencial declinava, no rastro das suas manifestações pró-ditadura e da forma como tem lidado com a pandemia.
Pazuello, 58 anos, será duplamente premiado pela lealdade que demonstrou a Bolsonaro e a suas teses mais esdrúxulas, como a defesa de um suposto tratamento precoce contra a covid-19, incluindo o uso da cloroquina e de outras drogas, algo que contraria as recomendações da Organização Mundial de Saúde, dos infectologistas e dos protocolos seguidos pelos países com melhor desempenho no controle da pandemia.
Receberá não apenas uma estrela a mais. Deverá assumir um importante posto militar. O destino mais provável é o Comando Militar da Amazônia, com sede em Manaus, cidade na qual residiu por muito tempo e onde mantém família. Foi também a capital amazonense, atualmente em colapso de saúde pela segunda vez, que deixou evidente o fracasso da gestão da pandemia pelo governo Bolsonaro.
Para que Pazuello possa postular o comando militar, ele precisa se tornar um general quatro estrelas. Isso só ocorrerá com a aposentadoria de algum dos atuais 16 generais quatro estrelas. A promessa é de que ele receba a promoção assim que o próprio colega se aposentar. “É bom para todo mundo. Bom para o Pazuello, que vai para o comando, bom para os militares, que estão envergonhados com a atuação dele”, disse uma fonte ligada às Forças Armadas ao Congresso em Foco.
As principais informações desta matéria foram repassadas antes a nossos assinantes. Por apenas R$ 29,90 por mês, você pode ter acesso a alertas exclusivos por celular e a vários outros serviços. Aproveite nossa promoção especial e cadastre-se agora, com direito a uma degustação gratuita por 30 dias.
> MDB abandona candidatura de Simone Tebet
> Receba por 30 dias nossos serviços exclusivos para assinantes
É simplesmente inaceitável que um militar absolutamente inepto e que colaborou para milhares de brasileiros tivessem sua situação de saúde agravada e morressem venha a ser premiado após sua saída do cargo civil de ministro da saúde. Deveria, ao deixar o ministério marchar direto para a Papuda. Ele e seu chefe tem que responder pelas mortes de milhares de brasileiros. Ainda que no TPI.
A MOEDA USADA PELO MITO CHAMA-SE “PRESTIGIO POLÍTICO”… SE PUDER ESTAR AO LADO DELE, TÁ BEM NA FOTO, SE NÃO TÁ MAL!… ESSA CORJA QUE HABITA AS PROFUNDEZAS E VIVE FEITO ALMA PENADA ARRASTANDO CORRENTES PELO CONGRESSO SEM FAZER NADA QUE PRESTE HA DÉCADAS, HOJE ACABOU!… O POVO ACORDOU E SABE MUITO BEM QUEM PRESTA E QUEM NÃO… A ESQUERDA OBTEVE UMA BOA MÓSTRA NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS… O PT FOI PRATICAMENTE BANIDO E SUA ÚNICA BANDEIRA É CAÇAR O MITO… QUE DÓ… KKKKK… ESSES CRIMINOSOS DA ESQUERDA CORRUPTA É QUE SERÃO CAÇADOS EM 2022… OU FAZEM ALGO QUE PRESTE PRA POUSAR AO LADO DO MITO E SEUS MINISTROS OU EM 2022 ESTÃO FORA… E ATÉ LÁ É ASSIM: MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO… E PODE CHORAR, CANHOTA!… TEM MOTIVO… KKKKKKKKKK
“prestígio político” – HAHAHAHAHAHAHA o sujeito está apelando para TAL velha política que prometeu ao seu gado que iria combater. NUNCA ANTES NESTE PAÍS UM ELEITOR PASSOU TANTO PANO PRA CORRUPTO COMO O ELEITOR BOVINO DE BOLSONARO. Mas, na verdade, eu sei que estou respondendo a algum perfil fake, provavelmente do Carluxo
Achei que o rei do gado não iria se submeter ao centrão kkkkk
Eu também achava que o ”operário” jamais pediria o apoio do Maluf.
A cada dia perdendo prestígio e credibilidade, o único ponto de apoio q Bolso tinha era começar logo a vender a vergonha, se é q político tem isso. Desse modo, aliou-se ao q não presta, na tentativa de manter-se no cargo. Abriu as pernas e deixou o ferro entrar. Agora é relaxar e gozar, se é q vai dar tempo, pois o cerco se fecha em torno dele. Os mercenários do Centrão comprados pelo Capitão Cloroquina serão os primeiros a lhe virarem as costas, ao sentirem q não está sendo saciada a sede de poder e dinheiro público. São insaciáveis e Bolso sabe disso, pois sua origem é nesse lamaçal q é o baixo clero. Bolsonaro está lascado! E nós, coitados, em muito pior situação.
Estão enxovalhando a nação e seu povo!
Quer leitinho?
O Mandetta vai voltar?
General Augusto Heleno, aquele abraço!
https://uploads.disquscdn.com/images/d953b98198d3ecb857f3bfdff7d3c6e43ef7f7fe2fc1c322fb0da00181c8177d.jpg
Apontou prá mim! Só q não sou besta de aceitar o convite numa hora dessas e vou recusar. Prefiro ficar aqui na minha rede, falando mal dos outros, q meu ofício é esse. O ofício de elogiar eu deixo prá você, q é educado. Além do mais, convenhamos, Bolsonaro não deseja por perto Ministros capacitados e competentes. É muito egocêntrico para ver alguém brilhando por perto. E outra: dizem q o Corona vai atacar com muito mais força e vontade: assim como nos EUA as vacinas já se esgotam, em terras do Pixuleco será muito pior. Não haverá vacina para tanta gente. É triste, mas é o q tenho ouvido dizer.
Agorinha ouvi pelo rádio q, no Rio de Janeiro deixaram perder 700 e tantas doses de uma vacina contra o Corona. Disseram q faltou luz e a refrigeração ficou prejudicada… Para mim, isso cheira a desvio de doses para imunização de figurões da bandidagem carioca. Não caio nessa de q houve descuido ou faltou luz.
Além disso tem um problema com a vacina astrazeneca/oxford. Ela não é efetiva para idosos com mais de 65 anos. Acho realmente que deveriam permitir a Sputnik V e outras vacinas porque estamos em uma emergência nunca antes vista. Precisamos vacinar para interromper a contaminação e o surgimento de novas mutações.
Precisamos salvar VIDAS! Essa ficha tem que cair na creche do governo e do ministério da saúde! Precisamos de um presidente e ministros adultos!
O problema é a burocracia burra de nosso país, onde nos perdemos todos. Já em plena guerra, com os nossos soldados postados no front e as balas do inimigo comendo quente, o pessoal da logística ainda não levou as balas, porque o General Pazu ainda tem q decidir um detalhe técnico…
UM POUCO DE PRESTÍGIO É TUDO O QUE O MITO PRECISA DAR PRA ESSA CORJA QUE NÃO TEM NENHUM… HOJE ELE PESSOALMENTE INAUGUROU OUTRA OBRA PARADA HA MAIS DE 20 ANOS E DISSE QUE “OBTEVE AJUDA” DOS DEPUTADOS E SENADORES LOCAIS… PRONTO!… TODOS FORAM PAGOS… ERA TUDO O QUE ELES PRECISAVAM, INCLUSIVE O SEM MORAL NENHUMA, FERNANDO COLLOR… ESSAS ÂNCORAS QUE HA ANOS CIRCULAM PELOS CORREDORES DO SENADO E DA CÂMARA, SÓ MAMANDO O DINHEIRO DO POVO E SEM PRODUZIR ABSOLUTAMENTE NADA SÃO COMO ZUMBIS E SABEM QUE A MOEDA AGORA É ESSA: “PRESTÍGIO POLÍTICO”… AQUELE QUE NÃO TIVER NENHUM EM 2022, TÁ FORA!… O POVO ACORDOU E NÃO VOTA MAIS A TROCO DE MIMIMI… HOJE CADA CIDADÃO CONHECE MUITO BEM SEUS INIMIGOS, MESMO AQUELES QUE AGIAM NAS SOMBRAS (NÉ, GLOBO?)… ALIÁS, NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR LOGO 2022 PRA REELEGER O MITO NO PRIMEIRO TURNO, MAS TAMBÉM VARRER ESSE RESTO DE CRIMINOSOS DA ESQUERDA CORRUPTA QUE SÓ ATRAPALHAM O BRASIL E OS BRASILEIROS… TIC-TAC… KK
Descobri, Juraci Bedelho, vc é um dos milhares de robôs mantidos pelo Capitão Encrenca.
Faça como eu: bloqueie!
Esse Juraci só pode ser um robô. Ou então recebe cachê…
recebe cachê = CAPIM
escória vagabundo e bajulador de miliciano genocida como você só sabe contar mentiras, não é mesmo? aliás, mentir faz parte do caráter de lixo da tua laia. O obra inaugurada hoje, vagabundo mentiroso, não estava parada há 20 anos…FOI INICIADA no Governo Dilma e terminada por Temer. Teu quadrilheiro que até superfatura leite condensado, apenas construiu a outra faixa. Aliás, vagabundo bolsonarista, escreve ai que na inauguração da obra, teu mito pediu voto para Arthur Lira, candidato do presidente a presidência da câmara e com EXTENSA ficha criminal que vai desde Lei Maria da Penha até rachadinha e mensalinho no seu gabinete de deputado…
GOSTO DE CANHOTO ASSIM, AGONIZANDO… CHORA MAIS, CHORA!… KKKKK
Quem está chorando é VOCÊ hahahahahaha esse malabarismo de DESargumentação pra defender o indefensável, já que teu mito está aplicando sistematicamente aquilo tudo que ele prometeu combater
Lendo essa matéria me lembrei de alguns amigos que iam p as redes sociais e diziam: “Cum nois não tem isso de toma lá dá cá pq nosso governo é honesto”. Nada como o tempo p mostrar quem é que tinha a razão.
https://uploads.disquscdn.com/images/ac93069f82aaf86b02de34e2e7d14bebbf7fa3dc5a3e9e86730ec7beb65d10af.jpg