Paloma Vasconcelos, da Ponte Jornalismo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o seu perfil pessoal no Twitter para informar que revogou, nessa sexta-feira (17/4), as portarias do Comando Logístico (Colog) nº 46, 60 e 61, de março de 2020, que tratavam do rastreamento, identificação e marcação de armas, munições e outros produtos.
A decisão do presidente fortalece as milícias e o desvio de armas, afirma Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz, em entrevista à Ponte. Além disso, a decisão do presidente acontece em um momento onde todos os olhares estão para medidas governamentais de combate ao coronavírus.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Leia também
“Quem faz as atividades dentro da lei, que pratica o tiro esportivo dentro da lei, não teria motivos para se preocupar com o aumento da rastreabilidade, com uma melhoria da marcação. Essa medida atinge e prejudica quem faz atividade ilegal”, declara.
O grupo que se privilegia dessa decisão do presidente são os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores). Langeani aponta que nomes conhecidos do caso Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em 14 de março de 2018, e do “Escritório do Crime”, grupo miliciano do Rio de Janeiro, fazem parte desse grupo.
“Não é coincidência que o assassino da Marielle [PM da reserva Ronnie Lessa] e o motorista [ex-PM Elcio Vieira de Queiroz] tivessem registro de atirador esportivo, tivessem comprados armas com esse carimbo do Exército. Não surpreende também que um outro miliciano, apontado como um dos chefes do ‘Escritório do Crime’, o capitão Adriano Magalhães da Nóbrega também tivesse armas registrados do Exército sob essa categoria”, argumenta.
“Como esses CACs têm autorização para comprar um número maior de armas e armas mais potentes, um número ainda maior de munições, isso é algo que fortalece as milícias, porque você tem a possibilidade de uma pessoa só comprar de forma legal várias armas de guerra e um número alto de munições”, continua Langeani.
Ele também aponta para o fato de que o controle da marcação de armas e de munição afeta a segurança pública e o combate ao crime organizado. “Ano passado já houve uma série de flexibilizações que facilitam a compra de armas mais potentes, de mais munições e recargas de munições por esses grupos de CACs”.
> Dez fatos que ligam a família Bolsonaro a milicianos
A marcação de munições e armas é importante também para ajudar na elucidação de crimes.
A rastreabilidade das armas e munições, explica o gerente do Sou da Paz, é um assunto técnico e que é tratado apenas no Exército, sem passar pela presidência e pelo Ministério da Defesa.
“Um presidente se imiscuir em um tema como esse já é bastante incomum, ainda mais se a gente considerar que o Brasil está no meio de uma pandemia e todas a energias do principal líder do Executivo deveriam estar voltadas para a preservação de vidas e de combate à Covid-19”, critica.
Abaixo, o anúncio feito por Bolsonaro no Twitter sobre sua decisão:
– ATIRADORES e COLECIONADORES:
– Determinei a revogação das Portarias COLOG Nº 46, 60 e 61, de março de 2020, que tratam do rastreamento, identificação e marcação de armas, munições e demais produtos controlados por não se adequarem às minhas diretrizes definidas em decretos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 17, 2020
* Reportagem publicada originalmente pelo site da Ponte Jornalismo
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Os leigos ficam palpitando sem saber nada de criminologia, tiro, CACs, segurança pública. O presidente tem sim que cuidar de vários assuntos. Não é só de covid.
Não garantiria nada ao estado. É uma estupidez só isso, além de privilegiar a Taurus.
Sou a favor de todo mundo do “sou das pás ” , fazerem teste anti “drogaditos” para comprovar que não alimentam o crime ! Assim podemos rastrear quem é da ” paz ” e quem é bandido !
E até hoje o capetão deformado se nega a dizer em que ele gasta tanto com os tais cartões corporativos. Pelo menos com o Temer sabíamos que ele gastava de baciada comprando sorvetes Haagen Dazs, mas com Bozzo nenhuma informação indo contra as determinações do STF que pede transparência nos gastos. Será que ele anda comprando armas para suas milícias? Por isso essa revogação das portarias?
Quando vão analisar os telefones do assassinado Adriano??? https://uploads.disquscdn.com/images/7572bfab4a714374e725d36cbb5c031f64aa27d4d7bd11d015ead84dcef6fd53.jpg
QUANDO O BRASIL TINHA MAIS DE 60 MIL ASSASSINATOS POR ANO, MORTE DE POLICIAIS TODOS OS DIAS, BANCOS EXPLODIDOS E TUDO O QUE SODOMA GOSTAVA, CRITICARAM A INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO DE JANEIRO, QUE SE FOI O PALCO DA LADROAGEM COM COPA, OLIMPÍADA E PRÉ-SAL, QUE AINDA NÃO TROUXE O LEGADO POSITIVO PROMETIDO.
JOIO E TRIGO JÁ FORAM SEPARADOS NO MUNDO E SÓ FALTA QUEIMAR AS ERVAS DANINHAS, PARA NÃO TER HERANÇA MALDITA NO FUTURO.
https://uploads.disquscdn.com/images/7b9d2001860347c68e030e432b5b7bf1d047070f8bc9189b29c3415c89e82059.jpg
O presidente das milícias….e tem uma pressa prá essas coisas… IMPRECIONANTE !!!! como diria o desministro da educação da boçalnalândia…..
Tem que ter pressa pra resolver toda é qualquer idiotice contra o povo.
Revogou portarias que na prática nunca resolveu e nem sequer dificultou aquilo que se dispõe a combater. E desde quando este “Sou da Paz” merece credibilidade?
quem merece credibilidade são os grileiros de terras, milicianos, desmatadores e contrabandistas de madeira ilegal…
Os traficantes, que adquirem seus armamentos através dos policiais e militares corruptos, adoraram!
Exato. Sou da paz só fala bobagem.
Se alguem tinha alguma dúvida sobre as atividades obscuras do mito agora elas se dissiparam.
Quanta bobagem!
É o demônio na terra, vagando e comandando as trevas sem fim que assolam esse país. Para que servem as armas? Senão para tirar vidas: quando caçadores, de animais indefesos, quando homens “de bem”, vidas humanas dos que sem sentido, lhes são contrários. Tenho pena dessas almas quando tiverem que ajustar contas no seu dia de juízo final, com certeza o colo do capeta os estará prontamente esperando. Por sinal, o capeta daqui já os convidou. Mas, o outro os receberá com mais “festa”, não tenhamos dúvidas.
Você deu exemplo de um dos motivos pelo qual hoje eu sou ateu.
https://uploads.disquscdn.com/images/07396a88bbd44858def57fad21dc8cc4834ece519bf231fdd32f92c8f15a73ef.jpg
Demoníaca é a esquerda. Sempre foi.