As comissões parlamentares de inquérito costumam ser palco de intensas disputas partidárias entre forças governistas e oposicionistas. Mas a CPI em andamento com maior potencial de dano ao governo Bolsonaro também será palco de artistas e outras celebridades. Além de apurar denúncias de uso criminoso de notícias e perfis falsos nas eleições de 2018, a CPI mista das Fake News também vai investigar a prática de cyberbullying e o aliciamento de crianças para a prática de crimes de ódio e suicídio.
Na última semana, a comissão decidiu convidar nomes conhecidos nacionalmente como alvos de ataques cibernéticos nas redes sociais. Estão na lista de convidados da CPI o cantor e compositor Caetano Veloso, as atrizes Taís Araújo, Carolina Dieckmann, Giovanna Ewbank e Paula Lavigne, que também é produtora cultural, o ator Bruno Gagliasso, além do youtuber Felipe Neto, dono de um canal que tem 35 milhões de inscritos.
Outros rostos conhecidos da TV também foram chamados a colaborar com as investigações, como o médico Drauzio Varella e a jornalista Maria Júlia Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da TV Globo. Como foram convidados, e não convocados, eles não estão obrigados a comparecer. Eles também têm a prerrogativa de indicar a data para falar aos parlamentares.
Autor dos convites a Caetano Veloso e Paula Lavigne, o senador Humberto Costa (PT-PE) considera importante para o debate o depoimento de celebridades que sofreram ataques nas redes sociais.
“Vamos poder mostrar aos senadores e aos deputados qual é a influência que esse tipo de divulgação de notícia falsa gera sobre a vida das pessoas, particularmente sobre aquelas que exercem certa influência na sociedade, como celebridades. E, ao mesmo tempo, esse tipo de fato também tem influenciado negativamente na política com interferências nas eleições com a tentativa de destruir reputações e atacar instituições”, afirma Humberto, que é líder do PT no Senado.
Ataques a famosos
Caetano foi chamado de “pedófilo” em rede social por líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo ator Alexandre Frota, hoje deputado federal pelo PSDB de SP. As ofensas foram publicadas após Caetano se manifestar a favor da liberdade artística no caso da exposição Queermuseu, em 2017. A polêmica exposição foi cancelada após pressão de religiosos e políticos que alegavam haver ali um estímulo à “pedofilia” e a “zoofilia”.
A Justiça determinou que as postagens de Frota e dos líderes do MBL contra o cantor baiano e Paula Lavigne fossem retiradas, caso contrário, deveriam pagar uma multa diária no valor de R$10 mil às vítimas. Frota será ouvido pela comissão parlamentar de inquérito na próxima quarta-feira (30) sobre o uso de notícias e perfis falsos nas redes sociais nas eleições de 2018. Na ocasião ele era filiado ao PSL e aliado do presidente Jair Bolsonaro, de quem hoje é opositor declarado. Ele também vai integrar a CPI mista por indicação do PSDB.
Maria Júlia Coutinho e Taís Araújo foram vítimas de intensos ataques racistas nas redes sociais, que resultaram até na prisão dos autores, que se escondiam sob perfis falsos. Também foi vítima de racismo a filha menor de idade do casal de atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, chamados à CPI pela relatora, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA).
Carolina Dieckmann teve sua privacidade invadida. Em 2012, a atriz teve seu computador hackeado e fotos íntimas vazadas na internet. Após a repercussão desse caso, foi criada a Lei 12.737/2012, também conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que tipifica atos de crimes e delitos informáticos, até então considerados novos e não previstos na legislação. A atriz também foi convidada pela deputada baiana para ser ouvida na CPI.
Um caso mais recente foi o do youtuber Felipe Neto. Dono da segunda maior legião de seguidores do Youtube no país, Felipe foi fortemente atacado nas redes sociais após imprimir e distribuir 14 mil cópias de exemplares de livros com temática LGBT+. A atitude do youtuber foi uma resposta ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que proibiu a venda da HQ “Vingadores – A Cruzada das Crianças” por conter uma cena de beijo gay.
Felipe Neto chegou a registrar uma ocorrência policial contra os ataques que vinha sofrendo na internet. A proibição da revista chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu a ação da prefeitura do Rio.
Veja vídeo de Felipe Neto sobre o assunto:
Estelionato
Apresentador de um quadro sobre saúde no Fantástico, Drauzio Varella virou alvo de estelionatários, que imitaram sua página na internet e atribuíram ao médico a recomendação de medicamentos que ele nunca defendeu. O site falso ainda mencionava que aqueles remédios eram a melhor forma de tratamento para os problemas de articulação apontados na “reportagem do Fantástico que foi ao ar no último domingo”.
“Punir quem já exerceu ou exerce esse tipo de prática é uma das formas importantes para inibir quem faz esse tipo de articulação e ação”, defende Humberto Costa, que também é médico. O passo seguinte, segundo o senador, é pensar em propostas legislativas a partir dessa CPI sob o ponto de vista educativo.
Na próxima terça, a CPI mista vai discutir o tema cyberbullying e suicídio. Serão ouvidos o diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (Abeps), Carlos Felipe de Almeida, o coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça, Delegado Alessandro Barreto, e o representante da Safernet, organização que monitora a internet e trabalha na prevenção e combate ao cyberbullying, Thiago Tavares.
De aliado a inimigo
A maior expectativa nesta semana, porém, fica por conta do depoimento de Alexandre Frota, marcado para a quarta-feira. Ele puxa a lista de ex-aliados do presidente que devem falar à CPI. A ex-líder do governo no Congresso Joice Hasselmann (PSL-SP) e o ex-líder do PSL na Câmara Delegado Waldir (GO), além do ex-ministro da Secretaria de Governo General Santos Cruz, também foram convidados a depor. A CPI investiga, entre outras coisas, o uso de notícias falsas e campanhas difamatórias nas redes sociais nas eleições de 2018. Também vai apurar a atuação de milícias digitais.
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Alexandre Frota disse que, na condição de aliado, tomou conhecimento de irregularidades na campanha presidencial de Bolsonaro praticadas nas redes sociais. “Sabia que era um jogo de campanha. (…) Faz parte do jogo. É um jogo sujo”, declarou.
Joice acusa os irmãos Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro, filhos do presidente, de chefiarem uma rede 1,5 mil perfis falsos nas redes sociais para disseminar notícias inverídicas e difamar inclusive aliados do governo, como ela.
A CPI ainda vai analisar pedido de convocação de Carlos Bolsonaro. O vereador carioca é responsável pelas redes sociais do pai. Em uma sessão tumultuada realizada na última quarta-feira (24), a comissão decidiu convocar auxiliares do presidente, como o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o assessor especial da Presidência Felipe Martins, além de integrantes do chamado “gabinete do ódio”. Nesses casos, a presença é obrigatória.
O termo é usado internamente no governo para se referir aos assessores do Planalto Tércio Arnaud Tomaz, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz, ligados a Carlos Bolsonaro. Entre as funções que o grupo exerce no governo está a atualização das redes sociais do Palácio do Planalto.
Para o presidente da CPI mista, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), a presença de ex-aliados de Bolsonaro, como Frota, Joice e Waldir dão novo combustível às investigações da CPI. “Não deixa de criar uma expectativa a comprovação dessas denúncias feitas pela Joice, pelo Alexandre Frota e pelo Delegado Waldir, um combustível a mais para se investigar. Principalmente porque são denúncias feitas por quem militou ao lado do presidente”, disse Coronel ao Congresso em Foco.
Bolsonaro alerta que pode não renovar concessão da Globo – (Renova Midia – 28/10/2019)
“Tem empresa que vai renovar seu contrato brevemente, eu não vou perseguir ninguém. [Mas] para quem estiver devendo, vai ter dificuldade.”
PT, Folha de S.Paulo, OAB, “Isentão”, Globo, ONU e STF são hienas contra Bolsonaro em vídeo publicado no Twitter do Presidente – (Jornal da Cidade Online – 28/10/2019)
Cada hiena recebeu um nome: PT, Folha de S.Paulo, Veja, PC do B, “Isentão”, Feminismo, STF, Globo, ONU, PSL, Estadão, OAB, Greenpeace, PSOL, PSDB, MST, JP, “Via Sensata”, CUT, MBL, Lei Rouanet, Força Sindical, PDT, CNBB.
https://uploads.disquscdn.com/images/c61e5fff2828d9a26e1ed143b771e5a707ee6792c50e1d9cb2c628b219589ee1.jpg
Todas essas “hienas”, juntas, parece uma grande multidão, mas não lotaria uma vala coletiva.
Cuide dos teus comunistas e do teu povo de Sodoma aí no Inferno, Roberto Marinho!
https://uploads.disquscdn.com/images/b472df33cc056004d3d6373eadf4e1b11fadac69eb3321d3a24d0deb909c4837.jpg
Tivemos eleições em 2018 com “santinhos” de BANDIDO encarcerado, milhões de reais foram dados aos blogues, sites e jornalistas da mídia suja pelos governos da Orcrim PT, e “ainda” não foram ressarcidos aos cofres públicos, além da censura de redes sociais aos conservadores e simpatizes da direta, e uma ampla militância de sites e jornalistas da imprensa pau-mandada gringa de esquerda no Brasil.
Em 2020, se as coisas não mudarem por bem, mudarão por mal, e bem mau.
Artistas, quase todos, sempre foram um câncer na sociedade de gente de bem.
Não li a reportagem. Mas acho que pessoas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e um monte de artistas não deveriam jamais, em circunstancia alguma, emitir alguma opinião sobre o rumo do Brasil. Visto que nada produzem, são apenas parasitas. Calem-se.
SÃO APOIADORES DO MAIOR CRIMINOSO E TRAIDOR DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS CHAMADO LULA,O GRANDE ENGANADOR DE POBRES.
E a CPI da Toga e do BNDES é pra quando? Essas sim interessam.
DEPUTADOS QUEREM USAR ESTAS CPIs FAKES PARA ACABAR COM A LAVA JATO.O JEITO VAI SER QUALQUER DIA INVADIR A CÂMARA , SENADO E STF E DAR UMA LIÇÃO NESTES PETRALHAS LADRÕES
A esquerdalha tupiniquim está toda ouriçada.
Espero que também as “informações” transcritas levantadas e não comprovadas ainda por órgão isento, matérias compartilhadas por várias pessoas originadas no The IntercePT Bra$il, sejam matéria de investigação nesta CPI. Já que [é pra ser justo sem dois pesos e duas medidas, vamos lá.
“VAMOS DEIXAR DE LADO AS FOFOCAS E VAMOS AO QUE INTERESSA: “ELE É O MAIOR LADRÃO DA HISTORIA DO BRASIL” ISSO MESMO, LEVEM ELE PARA PARIS, VENEZUELA OU CUBA, INFORMAÇÃO AO BTG GEROU PROPINAS A LULA E À CAMPANHA DE DILMA, DIZ PALOCCI. FORA OS 500 BILHÕES DESVIADOS DO BNDS PARA PAISES DITADORES É MOLE. MAS OS MEMBROS DA SEITA COMO SEMPRE VÃO NEGAR. AINDA BEM QUE O ANTIPETISMO VENCEU. VIVA O FENÔMENO BOLSONARO, ATÉ A ESQUERDA RECONHECE HOJE O FENÔMENO BOLSONARISMO. O PT PENSA QUE TODO MUNDO É CORRUPTO E LADRÃO IGUAL ELES. COM A MAIORIA DE SEUS DIRIGENTES PRESOS, INCLUSIVE O SEU LÍDER E ESTES E OS OUTROS COM TANTOS PROCESSOS AINDA PARA RESPONDER. É MELHOR JAIR SE ACOSTUMANDO, VEIO PARA FICAR.”
todo mundo chapado, com os bolsos cheios defendendo ditaduras e criminosos, alguns já condenados
Me poupem, estou mais preocupado é com a onda de impunidade que ameaça o País. E quanto aos artistas, deviam é ter vergonha na cara….
Resumindo o que o colega falou…Devem aceitar as fake news com naturalidade, afinal as fake news são feitas por pessoas de bem, tementes a deus, de princípios, que DETESTA CORRUPÇÃO da esquerda (mas adora RACHADINHA)..Seria isso???
Cada caso é um caso. Não devemos generalizar olhando apenas por um perfil. Já que falou em rachadionha, o congresso leva teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeempo para analisar projetos que ajudariam e muito os brasileiros, mas, por motivos óbvios políticos demoram e justificam que não tem tempo, mas, o do fundão foi rapidinho né? E agora esta questão de CPI de Fakes , seria o momento? TEm que ser visto sim, mas… agora é o momento? Acordem.
O Fernandinho ai se esqueceu dos deputados estaduais do PT onde as duas maiores rachadinhas chegam a quase 50 milhões cada?? Resumindo: – nem seu partido quer achar Queiroz!! Entendeu comuna??
Caro nazista…. Pelo que me conste, o cecilianno abriu seu sigilo… Movimentar 1 trilhão, caro reaça, não é crime.. Crime é movimentar 1 milhão e não prestar contas… Entendeu ou precisa voltar pra escola wooly?
ARTISTAS AQUI NO BRASIL DA ESQUERDA COMUNISTA SÓ QUEREM É DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS CAETANO VENENOSO E SEUS AMIGOS ARTISTAS NUNCA FIZERAM NADA DE BOM PARA O PAÍS E O POVO, SÓ QUEREM ATRAPALHAR O BRASIL E DEIXAR O PAÍS CHEIO DE ÓDIOS MAIS AINDA……MAS A JUSTIÇA DIVINA NÃO VAI PERMITIR ISTO MAIS….O POVO ACORDOU E NÃO PRECISA MAIS DESTA IMPRENSA TRAIDORA QUE JOGA CONTRA O POVO E O PAÍS HÁ MUITO TEMPO E NÃO VAMOS MAIS ACEITAR AS NOTICIAS FALSAS CONTRA O PRESIDENTE E TODA ARMAÇÃO FEITA CONTRA O GOVERNO E O POVO.
Blábláblá… Vai escutar Eduardo costa
A maior fake é iludir os miserável com o bolsa família!
Concordo com vc…o bolzonaro enganador, não só manteve o programa do LUla, como deu 13º de bolza famiglia…..realmente, mais fake que este ato, impossível..Parabéns pela visão
Vc deveria conhecer melhor este programa antes de julgar, e o que Bolsonaro está fazendo e para quem está fazendo. Pesquise, deixe de ouvi dizer. Acredite em você, pesquise por vc mesmo. Não acredite no que outros opinam com ideologia para um lado ou para o outro.
Ou seja, vc falou, falou e chegou no ponto de vc não ler o programa do pt… O programa petista obrigava crianças nas escolas…. Com dilma, foram cancelados 560 mil bolsas irregulares… Vc devia ler mais, quer pagar de entendido mas não passa de um bolzominion
PETISTAS USAM BOLSA FAMÍLIA PARA DISTRIBUIR MILHÕES DE BOLSAS PARA AMIGOS RICOS E COMPANHEIROS QUE NÃO PRECISAM
Vai ser ruim tirar esse ”direito” do povo. A Esquerda habituou o povo a receber esmola do estado para sempre, a vida toda.
Coisas dos ptebas!
kkkkk,,,só a esquerdada é vítima de fake news?
Com ceretza não…Mas as fake news mais graves, sérias e nocivas, vem da direita e isso já foi provado…Matam reputações…Exemplo: Marielle foi morta covardemente por milicianos e falaram que quem matou ela foi o amante que era traficante……Nem respeitar quem lutava pelos mais humildes esta turma respeita..Mentira, ódio, rancor, preconceito, manipulação, falta de caráter, misognía, e mais alguns adjetivos pejoratos, ainda é pouco pra direita, com direito à corrupção e tudo mais…
Isso é Fake News mesmos. Ela era sapatão e os traficantes do Comando Vermelho eram só amigos de longa data na Maré.
A TURMINHA DA ESQUERDA FALA DA MARIELLE COMO SE SÓ ELA FOSSE IMPORTANTE NO BRASIL…..AS MILHARES DE VITIMAS QUE MORREM TODOS OS ANOS NUNCA SÃO LEMBRADAS POR ESTA TURMINHA E NEM PELOS POLITICOS DA CÂMARA E SENADO
A turminha reacionária e burra da direita sempre com papinho furado de citar outras vitimas… E vcs qdo tiveram vergonha na cara e cobraram o bolzonaro pelo fuzilamento de um inocente com 80 tiros no rio? Vcs são modinha na pior da concepção…
QUEREM ACABAR COM O DIREITO DE EXPRESSÃO DO POVO E COM A LAVA JATO PARA NÃO SEREM PRESOS….PARA ISTO INVENTARAM MAIS UMA CPI QUE NUNCA DEU EM NADA DE BOM PARA O POVO TRABALHADOR.
Vai ser realmente um Grande Circo. Cheio de Palhaços deputados doidos para aparecerem.
Senador Huncerto Bosta do PT é um câncer a ser extirpado do cenário político nacional.
AFINAL DE CONTAS, POR QUE O UOL/FOLHA NÃO FAZ REPORTAGENS SOBRE AS DENÚNCIAS CONTRA O LULA………VISTO QUE TODA SEMANA PIPOCA MAIS DENUNCIAS CONTRA O CHEFE DO CRIME PETISTA E O JORNAL ESQUERDISTA NÃO PUBLICA NADA A RESPEITO SOBRE DENUNCIAS DO PALOCCI E DO MARCOS VALÉRIO CONTRA LULA E SEUS PARCEIROS.
Robô bolsominion detectado!
Robô cibernético detectado.
Sobre o Caetano, NÃO É FAKE NEWS, foram as palavras da ESPOSA DELE na Playboy, e foi replicado na Folha:
Claramente você desconhece o significado do termo “pedofilia”. Pare de acreditar em asneiras que vê na TV e consulte um dicionário.
Amigão, quem faz sexo com uma numa criança de 13 é o que?
Primeiramente, não existe “criança de 13 anos” no Brasil posto que a classificação legal desta fase encerra-se aos 11 anos em nossa jurisdição conforme Art. 2º do ECA. Já para a OMS, esta fase encerra-se aos 10 enquanto para a biologia o limiar da adolescência é determinado pela puberdade. Em segundo lugar, quem pratica ato libidinoso com adolescente de 13 anos no Brasil comete “Estupro de Vulnerável” tendo em vista que a idade de consentimento aqui é 14 anos (Art. 217-A do Código Penal). Em terceiro lugar, o termo “pedofilia” remete-se única e exclusivamente à atração por parte de indivíduo de 16 anos ou mais para com crianças – isto é, pré-púberes – conforme código F65.4 do ICD-10, nada além disso. Esta informação pode ser facilmente verificada em qualquer dicionário e esta é a razão pela qual o Caetano ganhou facilmente a ação citada na matéria.
defendendo o indefensável apenas porque é um apoiador do comunismo. Caetano errou e ponto.
Quem é apoiador do comunismo aqui? Que trecho do meu cometário o levou a uma conclusão estapafúrdia como esta? Só conheço esse Caetano Veloso por tratar-se por ser figura pública, nunca me dei o trabalho de ouvir suas músicas e desconheço seu posicionamento político. Tudo o que pontuei é objetiva e verificavelmente correto e se aplica a qualquer cidadão, goste você ou não. Duvida? Ótimo, apresente seu argumento com fatos e largue mão desta postura pretensiosa como se fosse o dono da verdade.
CADE AS DENUNCIAS DO PALOCCI SOBRE OS ROUBOS DO LULA E AS DO MARCOS VALÉRIO SOBRE O ASSASSINATO DO CELSO DANIEL ……………….FOLHA/ UOL NÃO QUEREM TOCAR NO ASSUNTO POR QUE TEM MEDO DO QUE ?!
Mesmo que esquerdista DOENTE não ache que é pedofilia, AINDA SIM É CRIME DE ABUSO SEXUAL DE MENORES!
(Tentando postar pela terceira vez desde hoje cedo já que minhas réplicas estão sendo erroneamente classificadas como spam) Que mania vocês têm politizar tudo para tentar esquivar-se da realidade… eu nunca sequer sugeri qualquer que fosse a minha postura política, bando de alienados. Vá polir sua bola de cristal, passou longe mais uma vez. Quanto ao tópico em pauta, não se trata de opinião, fatos são fatos esteja você de acordo com eles ou não. Tente citar uma única fonte autoritativa que sustente a interpretação léxica, legal ou clínica de sua colocação e constatará que ela não tem qualquer fundamento se não em mero vício de linguagem presente no vernáculo popular. Ademais, frente até mesmo a legislação atual, a Paula Lavigne estava a apenas poucos meses de atingir a idade de consentimento prevista no Artigo 217-A do Código Penal (14 anos). Desconheço a legislação que vigorava à época do ocorrido mas suponho que o ato não configurava crime tendo em vista tratar-se de fato público e notório na ocasião. De todo modo, isso em nada altera o teor do meu argumento central: não tem nada a ver com pedofilia. Esta palavra não existe, nunca existiu e nunca existirá no Código Penal por tratar-se única e exclusivamente de uma psicopatologia.
kkkk Ah sim, FATO! kkkkk uma lei dentre outras criadas sob pretexto de proteger crianças e adolescentes, mas cujo propósito é estimular delinquência juvenil, como muitas leis já conhecidas que foram criadas para beneficiar o crime organizado! acorda criança! kkkkk
A idade de consentimento no Brasil é idêntica à de países como Alemanha, Áustria, Itália, Portugal, Estônia e Liechtenstein. Quer dizer então que há um complô global entre países desenvolvidos – alguns deles percursores das ciências comportamentais – para promover aquilo que você taxa como “estímulo à delinquência juvenil”, é? Nitidamente não sou eu quem precisa acordar aqui.
Tem que investigar essa quadrilha de milícia digital… fazem uma lavagem cerebral nos idiotas ingênuos de redes sociais alimentando a mente vazia deles com ódio e desinformação.
Tem razão…é impressionante a lavagem cerebral feita principalmente em jovens…verdadeira doutrinação mesmo.
Pois é colega….Dias sombrios estes, aonde a verdade está no zap-zap….
Bons tempos aqueles em que só professor que fazia a nossa cabeça.
TEM MUITO PROFESSOR COM IDEOLOGIA POLÍTICA PAGOS PELO PT E CUT PARA DISTORCER A CABEÇA DE JOVENS E CRIANÇAS.
A ÚNICA DOUTRINAÇÃO AQUI É FEITA PELO PT E SEUS COMPARSAS QUE USAM ATÉ CRIANÇAS COM ARMAS NAS MÃOS PARA DITAR AS REGRAS QUE ELES QUEREM IMPOR NO PAÍS…CADÊ OS MOVIMENTOS DE MSTs E OUTROS DE TERRAS QUE ABUSAM DA SEGURANÇA DE CRIANÇAS ?
Caracas!!! um mais chato do que o outro.rsrsrs
Você falar algo de positivo da esquerda ou de qquer artista de esquerda seria um milagre….Bom, você prefere eduardo costa à fernanda montenegro ne´???
QUEM É ESTA TAL DE FERNANDA E O QUE ELA FEZ PELAS PESSOAS E TRABALHADORES E POBRES DESEMPREGADOS PELO PT NOS 16 ANOS DE PETISMO COMUNISTA E DITADOR ?
Com certeza se não conhece a grandeza da Fernanda, não merece resposta…
Não gosto da Fernanda Montenegro e nem sei quem é esse Eduardo..
Artistas de esquerda buscando visibilidade e palanque para defender o PT. Imagina o que isso não vai render? Por isso que eu falo em circo.