A CPI mista das Fake News ouvirá na próxima terça-feira (5) o blogueiro Allan dos Santos, um dos fundadores do blog Terça Livre. Ele é acusado pelo deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) de ser um propagador de fake news e ataques virtuais contra adversários. Segundo Frota, Allan dos Santos e o escritor Olavo de Carvalho controlam essa rede.
“Eles escolhem o alvo. Geralmente, ou o Allan dos Santos ou o Olavo de Carvalho dão a primeira dica, a primeira pancada, a primeira postagem. Isso depois de terem passado pelos criadores. Além disso, existe uma ala orgânica, iludida, que acha que este é o caminho. E tem também os credenciados, remunerados e abrigados na Alesp, na Alerj, na Câmara dos Deputados e até no Senado”, afirmou Frota em entrevista ao UOL.
Ainda segundo ele, a metodologia empregada começa pelo mentor do clã. “Olavo de Carvalho participa não só da promoção como escolhe as vítimas, os adversários. Ele inicia geralmente o linchamento, falando inclusive palavrões absurdos”, explica o deputado na mesma entrevista.
> Alexandre Frota e Eduardo Bolsonaro trocam ofensas pornô na CPI das Fakes News
A audiência foi solicitada pelo deputado Rui Falcão (PT-SP). “A atuação dos redatores de conteúdo dessa página na internet foi questionada desde a sua fundação, em 2014, por conta de inúmeras notícias falsas veiculadas por essa página. Também ficou conhecido por atuar durante a campanha eleitoral de 2018, próximo ao então candidato Bolsonaro e seus filhos, segundo notícias da imprensa, tendo como principal característica a prática da divulgação de notícias falsas e usando extrema hostilidade para seus adversários, incluindo políticos e jornalistas”, afirma Rui Falcão no requerimento.
Nesse sábado (2) Allan fez críticas à comissão parlamentar de inquérito. “Na CPMI da Fake News PT e Globo serão descartados na primeira oportunidade. O que está em jogo é a proximidade do Brasil com os EUA que é uma ameaça ao BRICS. Rússia e China querem IMPOR a mesma lei que usam em seus países: a ‘internet soberana’ em nome da segurança cibernética.”
O blogueiro também comentou o depoimento de Frota à CPI na semana passada. “A estratégia do Frota MUDOU: agora ele afirma que meu CPF ou meu CNPJ NÃO estão na SECOM ou no SEGOV. Reconhecendo que NÃO RECEBO dinheiro público. Entretanto, MENTE ao dizer que uso uma empresa de fachada. Frota é a MAIOR FAKE NEWS dessa comissão”, escreveu Allan no Twitter.
Na quarta-feira (6) a CPI ouvirá os representantes da Federação das Associações da Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), Adriele Ayres Brito; do portal Boatos.org, Edgard Matsuki; do portal Comprova, Sérgio Boeck Lüdtke; e do portal e-farsas.com, Gilmar Henrique Lopes. A oitiva dos especialistas no combate à desinformação foi requerida pelo deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).
> Alexandre Frota foi pra cima de Bolsonaro na CPMI das Fake News
Isso é censura pura. Totalitaristas de esquerda. Como vocês me enojam. Vão catar coquinho e limpar a buzanfa de Trostky, Lenin, e seus comparsas da esquerda mundial recente que ainda tenta implantar a internacional socialista-comunista. Loucos desvairados. Nós,conservadores, chamados por você, de forma tática, de extrema-direita, somos os únicos adversários ao “tudo pela revolução”. Por quê? Porque vamos até à morte.
Tem que inquirir, e vamos ver se ele vai mentir…. Mentira é passível de voz de prisão .
Vai mentir o quê cara pálida? Tudo q ele diz está ESCRITO no blog dele! Ele não tem MEDO de peteba e, se facilitar, ainda coloca uns na CADEIA com as acusações e fatos q tem contra!
Eu so vejo essa CPMI falando de “blogueiro do Bolsonaro, isso e aquilo”! E a mentirada que as esquerdas comunistas dizem e espalham! Onde e que ficam?!
Cite uma mentira dita contra o bozo? kkkkk
Que ele autorizou a entrada de 1 assassino no condomínio onde mora! Isso é o quê? Tem muitas outras: q ele próprio tinha se esfaqueado, que era corrupto, etc. Tem tantas mentiras q é preciso 1 livro pra citar as piores!