O ano de 2019 contou com muita confusão em praça pública. Os políticos brasileiros não pouparam o país e o mundo de presenciar cenas atípicas e declarações polêmicas nas redes sociais. Como não poderia ser diferente, o Congresso em Foco acompanhou todos esses movimentos. Com o canal do Youtube quase dobrando o número de inscritos nos últimos meses, o canal do site caminha rumo aos 2,5 milhões de visualizações no Youtube, sendo que quase 1 milhão veio neste ano de 2019.
> É tri! Somos o site político mais acessado pelos congressistas
Para celebrar estes números e reviver os momentos mais marcantes do ano, reunimos pra você os vídeos mais vistos do site na plataforma, por ordem de visualização.
01 – O vídeo mais visto foi o do deputado Eduardo Bolsonaro correndo da imprensa. Logo após assumir a liderança do PSL, depois de muita luta, o filho do presidente não quis conversar com a imprensa sobre os caminhos que pretendia trilhar como líder da sigla na Câmara e correu para fugir dos microfones da imprensa. O registro exclusivo do Congresso em Foco rodou sites de notícias do Brasil e do mundo.
02 – O segundo vídeo mais vídeo do ano foi publicado no dia 5 de dezembro. O fato aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo, quando o deputado estadual Arthur do Val (sem partido), conhecido como Mamãe Falei, chamou sindicalistas e deputados para a briga. A confusão foi apartada por parlamentares e seguranças da Casa.
03 – Outro flagrante de dezembro viralizou e aconteceu no dia 14, desta vez envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. O Congresso em Foco registrou, também com exclusividade, o presidente “brincando” com um flamenguista que estava na Praça dos Três Poderes para tirar uma foto com ele. “Se sumir a carteira de alguém eu já sei quem foi”, disse Bolsonaro na ocasião.
04 – Em quarto lugar está o vídeo em que o desembargador Jaime Machado Junior aparece ao lado do cantor Leonardo. Depois de citar o nome de cinco magistradas às quais dirigiu o vídeo, ele mostra a elas que está acompanhado do cantor, que manda beijos para elas. Em seguida, o desembargador diz: “Nós vamos aí comer vocês. Ele segura e eu como”. Os dois gargalham na sequência. O Congresso em Foco suprimiu o som no momento em que ele diz o nome das juízas.
05 – Voltando ao fim do ano, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), chateado com a maneira em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estava conduzindo a votação da urgência do projeto do novo marco regulatório do saneamento básico, chamou o mandatário da Casa de microditador.
06 – Quando a crise do PSL estava começando, o senador Major Olímpio (PSL-SP), em uma coletiva de imprensa, deixou no ar que existia a possibilidade de migrar de sigla e ir para o Podemos, assim como fez a senadora a senadora Juíza Selma (MT), que trocou o PSL pelo Podemos depois de discutir com Flávio Bolsonaro. E, na ocasião, disse que a colega fez uma escolha digna porque estava indo para um partido sério. Por fim, afirmou que não diria “adeus”, mas “até breve” à Juíza Selma.
07 – O ex-governador do Ceará a ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, declarou que o ex-presidente Lula é um “enganador profissional”. A declaração do nome mais forte do PDT rendeu muita repercussão nos mais diversos veículos jornalísticos do país e escancarou o racha que a esquerda brasileira vem sofrendo desde as eleições de 2018.
08 – O oitavo vídeo mais visto do canal do Congresso em Foco no Youtube também é dos Bolsonaros, mas dessa vez, envolve a esposa de Eduardo. Heloísa Bolsonaro disse em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, que passa perrengue nos Estados Unidos quando viaja com o marido para lá, pois, segundo ela, o salário de R$ 33 mil que Eduardo recebe como deputado federal não da para ter uma vida de luxo.
09 – O nono vídeo mais visto envolve novamente de maneira indireta o nome Bolsonaro, pois, enquanto o presidente ainda estava no PSL, a sigla se dividiu entre seus apoiadores fieis e os apoiadores do presidente da agremiação, Luciano Bivar. No meio dessa briga o presidente tirou a liderança do governo no Congresso da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Joice passou então a ser atacada pelos apoiadores do presidente nas redes sociais. Em um depoimento emocionado no Plenário, a parlamentar chorou.
10 – O filho do presidente e deputado federal, protagonizou ao menos mais um momento que viralizou nas redes do Congresso em Foco. O décimo vídeo mais visto é de Eduardo Bolsonaro discutindo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News com Alexandre Frota. Eduardo lembrou do passado de Frota, quando o hoje parlamentar atuava em filmes ponográficos. Frota, por sua vez, afirmou que Eduardo o assistia. Os dois então passaram ter essa discussão.
CF, vocês me lembraram o prêmio do Faustão, que só disputam os artistas da Globo.
Ainda bem que são os vídeos mais assistidos no canal de vocês, porque na internet eles não fizeram tanto sucesso.
Sucesso na internet foi, por exemplo, a jornalecazinha da Folha, Tati Bernardi, no Roda Viva, pagando o maior mico do ano. Espero que o pai dela a tenha perdoado!
#BolsonaroAte2026 esta rastag irá se realizar quer queiram quer não! Quando a maioria decidi por um candidato é vitória na certa.