Ainda ecoando o discurso de membros do governo de Jair Bolsonaro –e do próprio presidente da República – o Conselho Federal de Medicina (CFM) saiu em defesa da médica oncologista Nise Yamaguchi, um dia após seu depoimento à CPI da Covid. Em uma moção de repúdio tornada pública nesta quarta-feira (2), o CFM repudiou a ação de “alguns senadores e criticou a espetacularização dos depoimentos – que teriam alcançado níveis desnecessários.
Na nota o CFM argumentou contra o que chamou de “manifestações que revelam ausência de civilidade e respeito no trato de senadores com relação a depoentes e convidados médicos no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia”.
No depoimento de Nise, defensora do uso de medicamentos ineficazes para o tratamento da covid-19, caso da cloroquina e hidroxicloroquina por exemplo, a médica foi inquirida por senadores a respeito de sua participação em um chamado “gabinete paralelo” para determinar ações de combate à pandemia.
Ela estaria envolvida, segundo o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, na sugestão de redigir uma bula para a hidroxicloroquina capaz de validá-la enquanto um tratamento contra a covid-19. Isso mesmo a literatura médica já tendo comprovado que o medicamento não serve para tal fim.
“No entendimento do CFM, e da classe médica, o que tem sido exibido em rede nacional configura situação inaceitável e incoerente com o clima esperado em um ambiente onde as discussões devem se pautar pela transparência e idoneidade”, indica a nota, subscrita pelos conselhos regionais. “Em lugar disso, testemunha-se situações que desmoralizam os médicos e as médicas.”
> Aos Fatos: No Youtube, Nise Yamaguchi defende cloroquina em 167 vídeos
> Na CPI da Covid, Nise Yamaguchi tenta se descolar de Bolsonaro
Nesta altura do campeonato, onde está mais do que provado que cloroquina (mais ivermectina) não faz efeito algum para melhorar o tratamento contra Covid, a gente perder tempo com esta discussão é contraprodutivo! Não sei por que as pessoas insistem neste assunto que está mais do que morto!
Mulher aplicando vapor de cloroquina e esse conselho calado, medico mentindo descaradamente e esse conselho calado,
Ela mesma se ridicularizou. Mulher ignorante, incompetente, irresponsável e criminosa. Vai responder também pelo meio milhão de mortos.
Essa curandeira não merece ser bem tratada, seus conselhos provocam óbitos.
O CFM (conselho fascista de medicina) já disse ao que veio. |Eu acho que deveria ser criado o CMSC (conselho de médicos que seguem a ciência). Eu gostaria de poder ir a um medico credenciado à um conselho como esse, seria uma forma de garantia de não ser atendido por um feiticeiro charlatão.
Esse Otto Alencar vai ficar assim mesmo?…Não tem justiça de fato nessa terra não?…Achei que ele ia enfiar a mão na cara da doutora!…tava surtado!
Sim, ainda tem médicos que ficam irados quando charlatãs matam pessoas. Que estranho né?
Vc realmente tem problemas Dr Félix!…Procure ajuda profissiona rapaz!…O que ficou claro naquela Inquisição moderna é o desreipeito total do tal de Otto, se fosse vc ali, mesmo culpado, gostaria de ser tratado daquela forma?…Acorda cara!!…E era uma mulher!…Essa “causa” que o corrói te justifica né!…pimenta no dos outros é refrêsco né!
Tem que ser tratada dessa forma pois ela espalha morte.