A bancada do Psol na Câmara protocolou nesta terça-feira (13) um projeto de decreto legislativo (PDL) para anular decreto de abril deste ano que incluiu a Eletrobras no Programa de Parcerias de Investimento da Presidência da República (PPI) e no Programa Nacional de Desestatização (PND).
Os parlamentares também atuam para frear os planos do governo federal de privatizar a EBC, a Empresa Brasileira de Comunicação.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
O Psol argumenta que a venda da Eletrobras deve acarretar, segundo dados da Aneel, em alta de 16,7% na conta de luz. O aumento, afirma o partido, deve ter impacto de cerca de R$ 460 bilhões, em 30 anos, nos custos da indústria, cadeias de produção e gastos das famílias.
“O que está sob ameaça, portanto, além da perda de soberania do país, é o aumento da energia elétrica junto com a alta do desemprego e a perda do braço logístico de integração regional do país num momento que precisamos do Estado brasileiro combatendo a crise sanitária, econômica e social”, diz a bancada na justificativa do projeto. Leia a íntegra da proposta.
Em fevereiro, o governo federal também enviou ao Congresso medida provisória para tentar acelerar a privatização da companhia.
Deixe um comentário