Os partidos políticos PSB, Podemos e Rede Sustentabilidade entraram com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecimento da inconstitucionalidade do ato do Conselho Monetário Nacional (CMN), ligado ao Banco Central (BC), que aprovou a impressão e a circulação das cédulas de R$ 200, no mês passado. As legendas solicitam uma medida cautelar para suspender imediatamente os efeitos da decisão do Banco Central.
>Alvaro Dias: Guedes foi babaca, mas projetos não serão comprometidos
Os partidos alegam que a criação da nova cédula viola os princípios da motivação e da eficiência da Administração Pública. Eles argumentam também que a necessidade da medida não foi devidamente esclarecida pelo CMN. Os partidos afirmam também que o ato não foi debatido com Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Conselho do Controle de Atividades Financeiras (COAF) e o Ministério da Economia, que serão diretamente afetados pela decisão.
Leia também
Segundo os partidos requerentes, a produção e a circulação da nova cédula facilitam a ocultação e a lavagem de dinheiro, ameaçando o combate à criminalidade.
A medida aprovada pelo BC pretende imprimir 450 milhões de cédulas. Segundo a diretora de Administração do Banco Central, Carolina Assis Barros, o contexto da pandemia do novo coronavírus gerou um aumento da demanda nas casas impressoras.
>MPF investiga uso de avião da FAB para levar garimpeiros ilegais a Brasília
Publicidade
Lá vai os Flintstones, no escritório politico deles, os togados já estão ficando com insonia de uma suposta visita de um cabo e um soldado, e esses comunistas ainda fica provocando, quando o chicote trincar são os primeiros a correr.
Se o objetivo por trás da decisão é o combate à lavagem de dinheiro, como alguns propagam, realmente é um tiro no pé.
Um país só cria uma nova nota de valor maior quando há uma hiperinflação, o que não é o caso do Brasil hoje.
Para “limpar” o mercado dos atuais lavadores de dinheiro, seria mais lógico, apenas mudar a nota de R$ 100 (cem reais).
É só ver como combatiam a lavagem de dinheiro nos 16 anos que a Putralha ficou no poder.
Esses partidos que são puxadinhos do PT recorrem ao $TF por qualquer coisa. Qual a utilidade disso? Na época de ouro do Governo LuLLaDDrão, o dinheiro circulava em malas, cuecas, na forma de dólares, euros, relógios de luxo, pedras preciosas, pessoas recebiam presentes de luxo de empreiteiras, dinheiro à vontade para fazer campanhas, filhos recebiam empréstimos de dezenas de milhões para darem vazão ao seu talento de craques dos negócios. E ESSES PARTIDOS VAGABUNDOS NÃO FALAVAM NADA. BEM COMO ESSA MÍDIA VAGABUNDA AQUI.
A resposta está no seu questionamento, o problema é que a torneira fechou!