Presidente municipal do Psol é encontrado morto em Xapuri, no Acre

O presidente municipal do Psol em Xapuri (AC) foi encontrado morto na última quarta-feira (20). A principal suspeita é que se trata de um assassinato. Josimar da Silva Conde, conhecido como Tripinha, concorreu como vice-prefeito do município nas eleições de 2016.

> Deputados em protesto recolocam placa na Câmara. Teve tumulto; veja vídeo

Ele foi um dos fundadores do partido na cidade e segundo informações veiculadas no site regional Ac24horas, uma testemunha disse que Josimar tinha um desentendimento com um vizinho sobre a linha divisória entre as duas propriedades. Quando foi questionar o homem sobre o fato, foi atingido por um tiro de espingarda. Ele teria tentado fugir, mas morreu na mata. Segundo o site, a testemunha teria presenciado o fato e visto o líder regional morrer no local.

O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, publicou uma nota de pesar em seu Twitter. "Acabo de ser informado que o presidente do Psol em Xapuri, cidade do grande Chico Mendes, foi barbaramente assassinado. Nosso companheiro Josimar da Silva Conde também era seringueiro e foi candidato a vice-prefeito pelo Psol. Exigimos apuração do crime. Chega de impunidade!", publicou Medeiros em um primeiro post.

"Expressamos, em nome da direção nacional do Psol, nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e companheiros de partido. E exigimos respostas. Não aceitamos esperar mais 600 para saber porque um dos nossos tombou e qual a natureza do crime", disse em outra publicação, em uma clara referência ao caso da morte da vereadora Marielle Franco.

A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) também se manifestou sobre o caso:

> Jair Bolsonaro volta a atacar a imprensa em live

Veja a nota de pesar do Psol:

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta seu pesar frente ao brutal assassinato do presidente municipal do PSOL em Xapuri (Acre), Josimar da Silva Conde, ocorrida na tarde da última quarta-feira, dia 20 de novembro.

Carinhosamente conhecido na cidade como “tripinha", Josimar foi candidato a vice-prefeito e um dos fundadores do partido no município de Xapuri. Sua trajetória e dedicação foram muito importantes para a construção dos ideais de sociedade justa e livre que acreditamos.

Expressamos nossas condolências à família e ao povo de Xapuri pela perda que também nós sentimos. Desejamos força e conforto neste momento de sofrimento.

Rio Branco – Acre, 21 de Novembro de 2019.Diretório Estadual do PSOL
Partido Socialismo e Liberdade

> Deputado quebra placa contra genocídio negro na Câmara; veja o vídeo

Campanha do Congresso em Foco no Catarse

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!