O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), informou há pouco que passará o dia conversando com líderes partidários da Câmara e do Senado para garantir o quorum para a votação da proposta orçamentária para 2006 na sessão conjunta de hoje, marcada para as 18h.
Segundo ele, a intenção é votar o relatório na primeira hora da sessão. Se não for respeitado o acordo para a retirada dos 71 destaques apresentados ao texto do relator, eles serão votados um a um.
"Eu vou trabalhar para que haja acordo, mas o consenso nem sempre é possível e, nesse caso, vamos para o voto", disse o presidente.
Renan destacou o esforço de líderes, governadores e do governo federal para estabelecer um acordo que garantisse a votação do Orçamento deste ano. Ele lembrou que o principal entrave para a votação eram os recursos adicionais de R$ 1,8 bilhão para compensar as perdas de estados exportadores com a Lei Kandir. Com o acordo firmado na semana passada, Renan acredita que o principal problema tenha sido resolvido.
Falta, no entanto, resolver as pendências com três estados da federação. O estado de Sergipe espera que um empréstimo de R$ 90 milhões pedido ao BNDES para a construção de uma ponte em Aracaju seja liberado. A Bahia pede verbas para projetos de irrigação no estado. O Amazonas, por sua vez, quer explicações da Petrobras sobre o atraso na construção do gasoduto Coari-Manaus.
Deixe um comentário