Roseann Kennedy*
O resultado da pesquisa Datafolha deu uma esperança realmente verde na campanha da oposição. Porque é o desempenho da candidata do PV, Marina Silva, que está abrindo a possibilidade de segundo turno na corrida presidencial.
Os números apontam que Marina conquistou não só votos de indecisos como também de eleitores que inicialmente iam com a petista Dilma Roussef.
Agora, a campanha do PV vai centrar todos os esforços para apelar ao eleitor um tempo para pensar melhor sobre quem vai governar o País no próximos anos. Isso significa pedir para deixar a decisão final para o segundo turno.
O discurso, ao que tudo indica, já foi incorporado pelos eleitores de Marina Silva. Não são poucas as vezes que ouço os eleitores de Marina Silva dizendo: vote nela e ganhe tempo para pensar mais e analisar melhor os candidatos e suas alianças.
Nesse tom, Marina Silva faz crescer a onda verde. Enquanto isso, José Serra (PSDB) espera surfar nela e navegar em direção ao segundo turno. Já os petistas torcem para que tudo não passe de uma marolinha.
Nesta terça-feira (28), depois de duas semanas em que os tucanos deram declarações apáticas, demonstrando desinteresse numa campanha que seguia certa para ser encerrada no primeiro turno, foi a primeira vez que ouvi frases com um pouco mais de ânimo. A senadora Marisa Serrano, que coordena a agenda de Serra, por exemplo, chegou até em falar em programação para a próxima semana.
Fôlego para Serra e Marina, estresse maior para a campanha de Dilma Roussef que esperava fechar a fatura no próximo domingo.
Apesar da preocupação, os petistas vão se mobilizar para tentar a vitória em primeiro turno, colando ainda mais a imagem da candidata à do presidente Lula. Como seria isso possível sem um processo de simbiose? A conferir nos próximos dias. Mas a ideia é que Lula faça inclusive mobilização de rua, até quando a própria candidata não puder comparecer.
* Roseann Kennedy é comentarista política da rádio CBN. De segunda a sexta, escreve esta coluna para o Congresso em Foco
Deixe um comentário