O presidente da República em exercício, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), presidente da Cãmara dos Deputados, despachou hoje (13) no gabinete da Presidência, no terceiro andar do Palácio do Planalto. No entanto, Aldo não quis sentar na cadeira do presidente Lula, que está em viagem oficial à Venezuela. O vice-presidente José Alencar, encontra-se em tratamento de saúde nos Estados Unidos.
“Sou apenas um cidadão cumprindo a minha função constitucional de substituir o presidente e o vice. A cadeira é do presidente Lula, não é minha”, afirmou o parlamentar a jornalistas após cerimônia no Palácio do Planalto.
Como presidente em exercício, Aldo entregou medalha do mérito desportivo a Marilson dos Santos, vencedor da maratona de Nova Iorque deste ano. O esportista é o primeiro latino-americano a vencer a prova.
Para o deputado, o fato de ser o primeiro membro do partido comunista a ocupar a cadeira de presidente da República é histórico e representa o amadurecimento da democracia brasileira. “Mesmo que por um lapso, vejo isso como um amadurecimento da nossa democracia. E pela democracia vale a pena lutar para se viver num país tolerante, que respeita as diferenças”, afirmou.
Leia também
O presidente em exercício recebeu a visita de alguns companheiros de partido. Entre eles, o presidente do PC do B, Renato Rabelo/ o ex-ministro Agnelo Queiroz; a deputada federal eleita pelo Rio Grande do Sul, Manoela D’Avila.
Deixe um comentário