Um registro no perfil oficial do Governo do Espírito Santo por ocasião do Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira (7), provocou mal estar e nota oficial da Superintendência Estadual de Comunicação se desculpando pelo conteúdo da mensagem, que chama os profissionais da notícia de “batedores de release” – material informativo enviado a veículos de imprensa, por instituições e entidades públicas ou privadas, com o objetivo de divulgar neles ações oficiais. Para estampar a frase, o responsável pelo post publicou uma montagem em que um macaco ao lado de um computador, simulando o que seria um jornalista digitando texto.
“Hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas. Hoje é o nosso dia! #DiadoJornalista”, diz a frase do post feito por volta do meio-dia, mas retirado do ar instantes depois. Além do macaco ao teclado, um emoticon simbolizando uma gargalhada também compõe a zombaria.
Leia também
Depois da repercussão negativa, e de diversos comentários enfurecidos na rede social, a jornalista e superintendente de Estado de Comunicação, Andréia Lopes, divulgando nota se desculpando pelo ocorrido. No material, no entanto, não há informações sobre quem foi o responsável pelo post ou se alguma providência será tomada a respeito do episódio, mas o governo anunciou a demissão de duas assessoras.
O caso rapidamente repercutiu fora das redes. Indignados com a brincadeira de mau gosto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram a postura do governo estadual no Facebook. As reclamações foram ouvidas pelos órgãos oficiais.
“Esse post definitivamente também não reflete o sentimento do Governo do Espírito Santo. Os jornalistas são profissionais essenciais para a democracia, são os olhos e a voz da sociedade, são motivo de orgulho, e não de brincadeiras que não têm nenhum tipo de explicação aceitável para que tenham sido feitas”, diz trecho da nota assinada por Andréia.
Confira a íntegra:
“Peço desculpas publicamente em nome da Superintendência Estadual de Comunicação e do Governo do Espírito Santo pelo post absurdo publicado em nossas redes sociais em referência ao Dia do Jornalista, na manhã desta sexta-feira (07). Eu e minha equipe também nos sentimos ofendidos com essa publicação, que não nos representa, não representa a classe jornalística e o respeito que cada um dos profissionais merece.
Como jornalista há 19 anos, profissão à qual me dedico com muito orgulho, eu também me sinto envergonhada e indignada com o desastre da abordagem num dia tão especial para todos nós. Nada justifica.
Estava justamente reunida com nossos jornalistas que integram a Rede de Comunicação do Governo quando fui surpreendida com a notícia da publicação. Pedi imediatamente para que o post fosse retirado do ar, mas, como sei que isso não basta, fiz questão de pessoalmente me retratar publicamente com os colegas de profissão, que têm todo o respeito e admiração pelo trabalho diário que desempenham.
Esse post definitivamente também não reflete o sentimento do Governo do Espírito Santo. Os jornalistas são profissionais essenciais para a democracia, são os olhos e a voz da sociedade, são motivo de orgulho, e não de brincadeiras que não têm nenhum tipo de explicação aceitável para que tenham sido feitas.
Andréia Lopes
Jornalista, Superintendente de Estado de Comunicação”