Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) classificaram o projeto de lei que pretende equiparar suas ações a atos terroristas como uma “aberração” e uma tentativa de intimidar e amordaçar os movimentos sociais no país. Representantes do MST e do MTST afirmaram ao Congresso em Foco que vão se mobilizar para impedir a aprovação da proposta do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) que torna suas ações, sob a perspectiva da lei, em atos terroristas.
O deputado gaúcho acaba de apresentar um projeto que, na prática, pretende incluir movimentos como o dos sem terra e o dos sem teto na legislação antiterrorista. A proposta, apresentada no último dia 7, modifica o artigo 2º da Lei 13.260/16, conhecida como Lei Antiterrorismo, sob a justificativa de que é preciso criminalizar “o abuso do direito de articulação” desses movimentos e “colocar um paradeiro no clima de guerrilha que, não raro, instala-se em nosso território”.
Leia também
Para o diretor nacional do MST, Alexandre Conceição, o parlamentar da bancada ruralista tenta aprofundar a criminalização dos movimentos populares, intimidar e reprimir o MST e grupos semelhantes. Ele lembra que diversas entidades foram contrárias à aprovação da lei antiterrorismo e que o texto só foi convertido em lei depois que o Congresso introduziu um dispositivo para a proteção dos movimentos sociais.
Goergen pretende retomar o dispositivo excluído para permitir que os movimentos que lutam por terra e moradia possam ser enquadrados como terroristas. “Com a atual conjuntura e com a relação de forças, os golpistas se acham na obrigação de aprofundar ainda mais a criminalização. É um processo de aprofundar a criminalização dos movimentos sociais”, disse Conceição. “Isso não vai nos intimidar. O MST vai continuar ocupando terras para identificar que o latifúndio improdutivo tem de cumprir sua função social, e cumprir essa função é colocá-lo à disposição para a reforma agrária”, afirmou.
>> Deputado apresenta projeto para classificar MST e MTST como grupos terroristas
Inversão de preocupações
Já a coordenadora do MTST, Natália Szermeta, classifica o projeto como uma “aberração”. “Esse projeto é uma aberração, genérico, questionável do ponto de vista criminal ao não ser claro sobre o que consideraria crime”. Para ela, é lamentável que um deputado eleito pelo povo queira transformar movimentos sociais, que são fundamentais para o avanço de garantia de direitos no país e que historicamente lutam por isso, em terroristas. “Fica cada vez mais claro que temos no país representantes preocupados com o que não têm de se preocupar. Eles deviam estar preocupados em resolver os problemas da saúde, da educação, da moradia, da miséria e do desemprego. É com isso que os deputados deveriam estar preocupados, mas não, eles estão preocupados em combater os movimentos que lutam para melhorar o país”, disse a coordenadora do MTST.
Ela afirmou ainda que o MTST articulará com outros movimentos para construir uma estratégia de resistência para impedir que o projeto siga. “A gente vê como uma tentativa de criminalização da luta social e de organizações que historicamente foram fundamentais para a garantia de direitos no nosso país”.
Conceição afirma que a proposta tem como pano de fundo a tentativa de subordinar a agricultura brasileira ao capital internacional e de facilitar que empresas estrangeiras adquiram terras no país. “De um lado, entrega a soberania e, do outro, reprime os movimentos. Portanto, eles não têm nenhum compromisso com o povo brasileiro, com a alimentação do povo brasileiro e com a democracia”. O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e, no ano passado, estimava-se que a organização exportava 30% de sua produção. “Nós queremos democratizar a terra para fazer a reforma agrária popular, para dividi-la, produzir alimentos saudáveis na agroecologia, distribuindo alimentos saudáveis com custos mais baratos na cidade”, explica Alexandre.
Mordaça
O diretor do MST afirma que a justificativa do projeto, de que é preciso criminalizar “o abuso do direito de articulação”, representa uma “lei da mordaça”. Segundo ele, o autor da proposta pretende coibir que os movimentos se reúnam para reivindicar a sua pauta histórica. “É um projeto que radicaliza muito a lei do terrorismo e que tenta nos intimidar, nos amordaçar, nos colocar no gueto. Mas isso não está nos intimidando”, disse Conceição, que afirmou que o MST ficará atento às movimentações desse e de projetos semelhantes.
“Como vai se descrever o que é ‘abuso do direito de articulação?’”, questiona Natália. “Ele tinha de estar mais preocupado em colocar um paradeiro no clima de roubalheira no país, na destruição de direitos e nas malas de dinheiro que aparecem. Ele tinha de estar preocupado em criar mecanismos para que o país se recuperasse”. Ela afirmou ainda o MTST também acompanhará as movimentações do projeto. “E não permitiremos mais este ataque à democracia”, conclui a coordenadora do movimento.
O artigo que Jerônimo Goergen pretende alterar define a interpretação do que é terrorismo e quais atos são enquadrados como tal, prevendo pena de 12 a 30 anos de reclusão, além das punições aplicadas à ameaça e à violência (veja mais abaixo o que a lei define como atos terroristas).
Colocar limite
Goergen afirmou ao Congresso em Foco que há outro projeto que também trata de alterações na lei, mas sua proposta visa coibir atos que “ultrapassam o limite constitucional”. “Ele [o outro projeto] não trata da forma como eu trato. Ele tenta transformar em ato terrorista e aumentar pena para manifestações. Eu não tenho nenhum problema em relação a manifestações”, afirmou o deputado.
O deputado disse que é preciso “colocar um limite” nas ações dos movimentos que lutam por terra e que organizações sociais agem como grupos terroristas e podem ameaçar vidas. O deputado citou um episódio em que o MST foi acusado de invadir e depredar uma fazenda. A invasão e a depredação citadas pelo deputado teriam acontecido no início de novembro do ano passado. O Movimento Brasil Livre (MBL) divulgou, no Facebook, imagens de um galpão incendiado e de destruição de parte das fazendas Igarashi e Curitiba, localizadas em Correntina, no interior da Bahia, afirmando que o movimento destruiu “fazenda produtiva, referência em tecnologia”.
O MST divulgou nota desmentindo a acusação do MBL, chamando-a de “fake news” e afirmando que apesar de as manchetes de veículos de comunicação apontarem o movimento como participante da ação, não houve envolvimento na mobilização.
Confira o artigo da lei que o deputado pretende alterar:
Art. 2o O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.
§ 1º São atos de terrorismo: I – usar ou ameaçar usar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos, químicos, nucleares ou outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa; II – (VETADO);
III – (VETADO);
IV – sabotar o funcionamento ou apoderar-se, com violência, grave ameaça a pessoa ou servindo-se de mecanismos cibernéticos, do controle total ou parcial, ainda que de modo temporário, de meio de comunicação ou de transporte, de portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais, casas de saúde, escolas, estádios esportivos, instalações públicas ou locais onde funcionem serviços públicos essenciais, instalações de geração ou transmissão de energia, instalações militares, instalações de exploração, refino e processamento de petróleo e gás e instituições bancárias e sua rede de atendimento;
V – atentar contra a vida ou a integridade física de pessoa:
Pena – reclusão, de doze a trinta anos, além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência. § 2º O disposto neste artigo não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei.
<< Anistia Internacional, movimentos sociais e artistas condenam ação da polícia em escola do MST
<< Polícia investe contra MST; movimentos sociais e artistas convocam resposta
Ja estamos vendo uma luz no fundo do túnel!!!!! A população espera ansiosa, uma lei que puna com rigor, estes movimentos ditos sociais que servem apenas para destruir, devastar, matar o gado, destruir o maquinário.roubar as propriedades, criar o caos. Que venha uma lei para acabar com estes baderneiros .
Silvio…o comunista e defensor de corruptos. Tem sempre um mortadela vencida e vendida dando plantão nas redes sociais. O lambe-saco do Lula.
São organizações clandestinas que precisam ser combatidas duramente pelo Estado.
Vejam o caso do MST, por exemplo. Leiam o capítulo da reforma agrária da Constituição. Verão que ela só pode ser promovida e iniciada pelo Estado. Um grupo que invade terras, a pretexto de promover a reforma, está totalmente à margem da lei.
Quem não quer casa e quem não quer terra neste País? Mas a maioria das familias de classe média só conseguiram at ravés de financiamento com a Caixa Econômica, ninguém invadia na da neste País., Se há financiamento para obtenção de casas, também deveria haver financiamento para aquisição de terras, por que isso não aconteceu? Essa de invadir e depois pleitear a posse é criminoso. Seria como um rapaz sequestrar uma jovem e depois reivindicar o direito de se casar com ela.
Não sou contra quem quer um pedaço de terra pra plantar e poder tirar o sustento pra si e para os seus. Mas essas pessoas tomaram o lado errado, teleguiados por promessas vãs. Há muitos anos o desgoverno PTista, e aqueles outros #partidécos que lhes convinham usa-los, em causas próprias, os incitaram, mas nunca lhes deram nada. Parece que fizeram uma lavagem cerebral tão intensa e perniciosa neles, que não conseguem ver um palmo adiante do nariz. Agora assistimos à essa balburdia e ataques criminosos contra qualquer um… #Lularápio e os “seus cupinchas” com as pseudos promessas de ajudá-los, mas só os usaram como bucha de manobra, e agora vemos pessoas enfurecidas, marchando pra cima de quem nunca lhes fizeram mal. É certo que há muitos latifundiários que não pagam nem o imposto, usam a terra só pra comercializar, tanto de um lado como do outro. Agora esse tipo de ameaça, é porque tiveram “escola”, disseram à eles que “tinham que lutar pelos seus direitos”. Quem os incentivou e prometeu ajudá-los, é que deveria ter tomado as providências antes, mas agora os jogaram ao léu, e vai ser um salve-se quem puder…Sangue irá jorrar se ninguém tomar as providências cabíveis!…affffff
Passou da hora já faz muito tempo de colocar fim a esses absurdos que acontecem com pessoas que se deixam ser manipuladas, por diversos motivos, e saem invadindo terras, edifícios, terrenos..como se não houvessem donos. Qual o direito eles pensam que tem para fazer isso? Alguém gostaria de ter sua propriedade invadida, depredada e muitas vezes destruída, ficando para trás um rastro de guerra? Não importa se você herdou, comprou ou ganhou, o que importa é que é seu e você paga seus impostos, e caso não pague, quem tem o direito de cobrar é a justiça. Tenho certeza que quem lidera essas pessoas tem muito mais do aparenta ter, mais duvido que ele vai querer dividir com seus “companheiros” . Pergunta se o Lula quer dividir seu patrimônio com alguém? Acorda Brasil.
Ando muito por este País, e não vejo nenhum asssentamento dar certo, o que eles querem é destruir, depredar, saquear, além de machucar de forma violentissima. Quem já viu TRABALHADOR, participar de manifestações com foices e facões? SÃO SIM, TERRORISTAS da pir especie. Parabens deputado, precisamos de paz no campo, e hoje eles já invadem as cidades
PODERIAM COMEÇANDO A NOS EXPLICAR COM QUE DIREITO SE TEM DE INVADIR E DESTRUIR ( IMOVEIS E TERRENOS ) PARTICULARES ? ? ?
À QUE SE NOME DÁ A QUEM ( INVADE ) OU (TOMA ) PARA ” SI” O QUE NÃO-LHE PERTENCE O QUE NÃO É DONO ? ? ?
COM QUE DIREITO TEM-SE DE ( BLOQUEAR ) AVENIDAS,RODOVIAS,ESTRADAS,RUAS IMPEDINDO O SOCORRO AOS CIDADÃOS (A) DE POR EXEMPLO (AMBULÂNCIAS DE EMERGÊNCIA )PARA QUE POSSAM PRESTAR SOCORRO ? ? ?
COM QUE DIREITO SE TEM DE ( INCENDIAR ) RESIDENCIAS ,GALPÕES, FAZENDAS ,IMOVEIS ( PARTICULARES ) OU SEJA DE QUEM PAGA OS IMPOSTOS POR ESTES IMOVEIS PROPRIEDADES ,PRÉDIOS, COM QUE DIREITO ? ? ?
É PRECISO QUE TODOS ( ABSOLUTAMENTE ) TODOS OS ( 205 MILHÕES ) DE BRASILEIROS ! ! !
ASSISTAM À ( VERDADE ) TRAZIDA NESTE GRANDE FILME DOS ÚLTIMOS ( 20 ANOS ) DO CINEMA NACIONAL QUE SE CHAMA ! ! !
” POLICIA FEDERAL À LEI É PARA TODOS ” ! ! !
E ENTÃO TODOS PODERÃO ENTENDER QUE TUDO FOI DITO NESTES ÚLTIMOS
( 13 ANOS ) DE GOVERNO (PETISTA ) E EM SEUS PALANQUES ELEITORAIS COMO ( GOLPE ) OU ( PERSEGUIÇÃO ) ESTARÁ LÁ NESTE (CLÁSSICO NACIONAL ) TODAS AS ( R E S P O S T A S ) ! ! !
Exceção dada aos movimentos sociais é uma carta branca para consecução de crimes, ou seja, é terrorismo, por exemplo, “sabotar… meios de transporte ou comunicação”, mas… ” não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais”; Obviamente que é uma arbitrariedade, o que se condena como terrorismo é o ato final, se sabotou, se matou, se destruiu, não importa quem foi, nem por qual razão foi, pode ter sido para defender o nome de cristo, se matar…. tem que ir para cadeia !!
Silvio se você acha que não é problema invadir propriedades me mande seu endereço que eu quero invadir a sua casa e quebrar tudo.
participar da discussão, que discussão?
O FATO É QUE ESTES DITOS “MOVIMENTOS SOCIAIS” USAM AS CAUSAS DE TERRA E MORADIA COMO PRETEXTO PARA INVADIR E DESTRUIR PROPRIEDADES PRIVADAS. SÃO FORÇAS AUXILIARES DA ESQUERDA PARA INTIMIDAR ATRAVÉS BADERNAS E QUEBRA-QUEBRAS. SÃO SIM GRUPOS TERRORISTAS E TÊM QUE SER RESPONSABILIZADOS COMO TAL!!
Já passou da hora de colocar está corja eu seu devido lugar!
13 anos de PT no poder e eles não resolveram os problemas dos sem terras? Quantas colonias hoje dão sustentação aos sem terras para sua subsistência? Não funciona neh. Assim como todo projeto esquerdista. Resumindo, esquerdista é tudo idi0ta e tem que se f(uder) mesmo. Que vire lei isso logo e que os donos de terras metam balas nesses lixos
kkkkk é a mesma coisa de fazer um projeto para punir com mais rigor os bandidos, e os mesmos irem para as ruas protestarem !
O que essas duas facções querem? Serem vistos como o que? Quem invade, depreda e se apossa do que não lhe pertence é ladrão e terrorista sim! Que sejam julgados tais como!
tem que criminalizar quando for necessário , se não vira terra de ninguém o Brasil quer dizer já esta chegando nisso, o problema desse pessoal é que invadem terras produtivas e destroem plantações poem fogo na sede da fazenda só fazem barbaridades e a lei ainda protegem eles como coitadinhos, não tem problema de reivindicar seus direitos desde que não vandalizem os patrimônios e não atrapalhe o direito do cidadão de ir e vir.
Como assim? Após 13 anos de governo esquerdo/petista ainda existem trabalhadores sem terra e sem teto??? O que eles fizeram durante o tempo que ficaram no governo??? “Não, não precisa explicar. Eu só queria entender.”
Quando uma horda comandada por um anarquista ou 2 hordas comandadas por 2 anarquistas se propõe a pegar em armas para defender um proto ditador condenado por crimes lesa sociedade desviando bilhões de dólares entre outras coisas para seu próprio bolso, estas hordas se tornam braço armados de políticos. E qq movimento que façam contra a população para intimidar o ´povo através do terror é terrorismo. As milicias do Maduro não passam de terroristas que assassinam o povo na Venezuela a mando do ditador. É terrorismo de estado. São iguais as hordas brasileiras que devem se extirpadas.
Esta parte é interessante:
“O MST divulgou nota desmentindo a acusação do MBL, chamando-a de “fake news” e afirmando que apesar de as manchetes de veículos de comunicação apontarem o movimento como participante da ação, não houve envolvimento na mobilização….”
Então: pesar de todo mundo falarem fomos nos, não fomos nos.
Já estava na hora de alguém honesto nesse País de criar rapidamente essa lei. Ela já está atrasada 20 anos. Tem-se que se aprovar o mais breve possível para não perder mais tempo. E não se esquecem de enquadrar seus líderes e metê-los na cadeia.
100% DOS COMENTÁRIOS AQUI SÃO PARA CONSIDERAR CRIME AÇÕES DESSES GRUPOS TERRORISTAS. SÃO MOVIMENTOS LIXOS. VOTEM LOGO O QUE O POVO BRASILEIRO QUER ! XÔ ESQUERDA PODRE.
Os atos praticados por essas organizações criminosas JAMAIS deveriam ser considerados como “atos populares”. A pergunta é por que esses meliantes, que invadem, destroem, bloqueiam e ameaçam à garantia da Lei e da Ordem, nunca foram presos nem respondem processos?
SÃO PRAGAS ,SÃO GAFANHOTOS DEVASTADORES , ARRUACEIROS, BADERNEIROS, BANDIDOS, INVASORES DESTRUINDO A PROPRIEDADE DO TRABALHADOR BRASILEIRO. VOTEM LOGO ISSO PARA ACABAR COM ESSES MOVIMENTOS CRIMINOSOS APOIADOS PELA ESQUERDA PODRE E CORRUPTA. FECHAR RODOVIAS TAMBEM TEM QUE SER CONSIDERADO CRIME…CHEGA DE TER QUE ENGOLIR ESSE TIPO DE MOVIMENTO .
Aberração é uma palavra suave para o que MST e MTST fazem.
TERRORISTAS!!!
Terroristas SIM, grupo social armado é o que? Defensores da liberdade? Para….
Demorou ! Esses terroristas agem criminalmente há muito tempo. Horda de vagabundos…massa de manobra !
Parabéns ao Governo! Até que enfim. Se continuasse o governos anterior…
Venezuela, Cuba e Coreia-Norte!
Não precisamos de mst, mtst,pt, pcdob,psb,psdb etc…Acabem logo com esses reprocháveis. Mostre-nos uma única coisa útil que esses rufiões fizeram para os brasileiros? Nunca produziram um grão de arroz para esse País. Desocupados por opção, ou se integram na sociedade que produz ou vãopara aquele belo país que vocês elogiam tanto chamado venezuela.
Eles vão reagir fazendo terrorismo !!!
São pilantras eles não sabem diferenciar um pé de alface de uma jaca. Corja de vagabundos esquerdistas.
São terroristas e vagabundo sim.
Esse “Movimentos Sociais” tem registro? CNPJ, conta no banco, endereço? Se não tem são movimentos ilegais, portanto…..ferro neles
Não entendi uma questão: MST e um movimento de direito ou uma cooperativa que traz lucros? A invasão e destruição do Centro de Pesquisa Suzano, em Itapetininga/SP também foi mentira? Com certeza tem muita coisa errada por trás desses movimentos…. É só investigar.
aprovem logo
NÃO ENTENDI PORQUE CHAMAM DE ” MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA” OU MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO”, POIS QUEM NÃO TRABALHA NÃO É TRABALHADOR. DEVERIAM MUDAR O NOME PARA “MVQNT” MOVIMENTO DOS VAGABUNDOS QUE NÃO QUEREM TRABALHAR”
tomara que passe isso no congresso, o pessoal do MST E MTST mistura democracia com baderna e destruição de patrimônio publico e privado, é valido você lutar pelos seus direitos desde que não tenha ato de terrorismo e vandalismo nas propriedades rurais e urbanas da cidade.
Cambada de terroristas vagabundos, lutam contra os trabalhadores brasileiros, comunistas malditos, em 14 anos de comunistas no poder eles ainda não tem terra???? Fazem o que querem no país, destroem, queimam, impedem trabalhadores de transitarem pelas estradas, bando de parasitas que devem ser extirpados da sociedade, câncer, asquerosos….
Concordo com o projeto,tem que acabar com esses grupos o mais rápido possível, lutam por uma causa perdida.
São linha de frente do PT, nada a ver com causas sociais. Durante àquele desgoverno eles foram aparelhados e treinados para isso mesmo. Assim como o PT é uma organização disfarçada de partido político, esses falsos movimentos sociais também são terroristas disfarçados de trabalhadores.
ATÉ QUE ENFIM ALGO IMPORTANTE A SER VOTADO . TEMOS QUE FAZER UMA CAMPANHA PARA APROVAÇÃO IMEDIATA. MST OU MTST SÃO TODOS VAGABUNDOS QUE VIVEM NA TETA DO GOVERNO A ANOS .
Os terroristas no poder só afundaram o Brasil, vide Dilma, Zé Dirceru, Genoíno, todos esses eram terroristas, lutaram contra a ditadura e agora assaltam os cofres públicos. Eu tinha uma visão errada dos militares, hoje vejo que eles nos defenderam dessa raça maldita da esquerda. Não viramos uma Venezuela graças aos militares.
PERFEITO !
Já passou da hora de se colocar LIMITES LEGAIS MÍNIMOS a estes que dizem “defender a democracia”, porém estão sempre usando bandeiras de regimes socialistas ou comunistas (que retiram todos os direitos do povo). Chega de invasões de propriedades produtivas, depredação, vandalismo, sequestro / cárcere privado ou qualquer outra ação criminosa destes bandidos que, inclusive, estão MUITO BEM ARMADOS (contra o cidadão que não pode ter nem uma arma em casa)! Tem gente boa e inocente no meio deles? Até acredito que tenha sim, mas são usados como massa de manobra pelos dirigentes que NUNCA são presos ou respondem por seus atos criminosos (como incitação à violência, entre outros!). São atos terroristas sim! Defendo incondicionalmente o direito à livre manifestação, desde que esta seja legítima, legal, pacífica e respeite os direitos e limites dos outros (e NADA DISSO acontece nas manifestações desses ditos “movimentos sociais”). A primeira coisa que fazem é bloquear estradas e impedir o direito de ir e vir do cidadão, que é assegurado pela constituição federal. Depois, invadem e depredam tudo que veem pela frente. E ainda se juntam em bandos covardes e provocam uma turba absolutamente descontrolada, que parte pra cima de quem não tem nada a ver com o objeto do protesto e só estava passando (de carro, por exemplo), ou estava no caminho onde eles mesmos estavam passando (como é o caso de comércios e residências no caminho). Aprovo que tenhamos leis muito mais severas para bandidos sim! Chega de defender vagabundo em detrimento do cidadão de bem e trabalhador, que sustenta tudo isso! Chega de ações arbitrárias e criminosas que se escondem sob o manto do direito da liberdade de expressão. Ninguém é criança! Todos sabem muito bem o que estão fazendo e sabem o que é legal e o que é criminoso. E que respondam por isso! O povo acordou! Não aceita mais perder direitos ou seu espaço legal! Chega! E se não gostou, pode ir pra Cuba, que tem a “democracia” que estes vermelhos tanto amam! Afinal, é fácil dizer que é socialista/comunista morando em um país democrático e capitalista, né? Mas ir pra lá ninguém quer… Por que será?
Sem falar em ameaça .
Para provar tudo isso sito 2% das ações desses TERRORISTAS. A destruição dos laranjais, maquinários e instalações da CUTRALE e a destruição total da fazenda MODELO no Pará. Destruiram semen que a 100 anos estavam estudando. Não sobrou nada. Só pedra sobre pedra e Governo Dilma abafou e acobertou e fez sumir da mídia. ISSO NÃO É TERRORISMO ?
ÓTIMO PROJETO….. VOTEM LOGO !!!
Corretíssimo o projeto. São baderneiros, violentos, verdadeiros quadrilheiros!
Eles querem terra, é hora de dar 7 palmos de terra a eles
Invadir propriedade, colocar fogo em casas, veículos, barrações, matar criação de gado, só não mata os moradores porque correm, isso não é terrorismo é barbárie, e um pouco acima de terrorismo…
Votem logo este projeto pra aniquilar estes vagabundos.
O país já se encontra num nível de violência fora de controle. Se essa “lei” for votada, a coisa vai ficar feia. Dizem que o brasileiro é um povo manso, por isso a corrupção anda leve e solta sem ser incomodada, já quem faz as “leis” é quem define quem é bandido ou nao. Tomara que essa “lei” seja aprovada. O país precisa de mudanças.
Desculpe ninguem diz que o brasileiro é um povo manso. Quando se mata 60 mil pessoas por meio de assassinatos não mostra nada de mansidão.
A lei é permissiva demais. Representantes destes movimentos ameaçam indiscriminadamente pessoas e Poderes, quando seus interesses são ameaçados. Está mais do que na hora que prender figuras importantes destes movimentos, já que eles não praticam o que pregam. Se a intenção é a de reforma agrária, que o façam como outros movimentos: de forma ordeira e pacífica e não causando prejuízos à produtores e trancando avenidas importantes de cidades, principalmente em horários críticos.
Por isso mesmo que sou totalmente favorável à esta lei.
Que seja colocada em prática o mais breve possível.