Rever o sistema de progressão continuada, em que alunos são aprovados automaticamente de uma série para outra. Esse é um dos pontos destacado no documento que servirá de base para elaboração do programa do candidato do PT ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante (PT). "Precisamos ter um sistema de avaliação do aluno e da escola. Tem que exigir. Os alunos têm que se preparar. Não adianta ir progredindo sem ter nenhum tipo de exigência", disse o senador.
Segundo Mercadante, a educação seria um ponto de destaque de seu eventual governo. "Queremos fazer da educação uma paixão de São Paulo. É uma das grandes prioridades", afirma.
Outras medidas planejadas são o investimento na preparação de professores e a implantação de sistema banda larga de acesso à internet em todas as escolas do estado. O candidato deixa em aberto a possibilidade de levar o projeto dos Centros de Educação Unificada (CEUs), implantados na capital durante a administração da ex-prefeita Marta Suplicy (2001-2004), para rede estadual de ensino.
O documento tem 51 páginas e contém um turbilhão de críticas às gestões tucanas de Mário Covas (1995-2001) e Geraldo Alckmin (2001-2006). O governo do presidente Lula (PT) é amplamente elogiado e várias das propostas de Mercadante estão condicionadas a parcerias que seriam viáveis com a reeleição no âmbito federal.
Deixe um comentário