“Fico feliz por colaborar com causas sociais em nosso país”, disse a primeira-dama ao iniciar seu discurso. A mãe dela, Norma Tedeschi, acompanhou sua estreia na área reservada aos convidados da cerimônia.
Leia também
Como embaixadora do programa, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Social, Marcela não será remunerada, mas terá um gabinete no Palácio do Planalto à sua disposição, localizado no terceiro andar – de onde Temer também despacha. O trabalho da primeira-dama consistirá em divulgar o programa, cujo foco é o atendimento de crianças beneficiárias do Bolsa Família.
O programa é voltado para o desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância e conta com um orçamento de R$ 300 milhões. A iniciativa integrará ações coordenadas nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. A expectativa da pasta é de que aproximadamente 4 milhões de crianças até 3 anos de idade sejam atendidas até 2018. Entre as ações previstas pela iniciativa estão visitas domiciliares semanais em que os pais receberão orientações sobre o cuidado com as crianças.
“O que nós mães percebemos instintivamente tem sido comprovado pela ciência. Nós pais cuidadores influenciamos de forma decisiva a criança nos seus primeiros anos de vida”, disse Marcela.
“Será o primeiro grande programa nacional na concretização do marco legal da primeira infância”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. “Não estamos inventando a roda, buscamos a experiência exitosa de programas nacionais e internacionais”, acrescentou o ministro. “Em nome de todos os militantes da primeira infância, agentes públicos envolvidos nessa jornada, eu gostaria o interesse a prioridade que a nossa primeira-dama deu ao tema, que certamente ajudará muito na sensibilização de amplos setores sociais para esta causa”, disse.
Após assinar o decreto que institui o programa, Michel Temer discursou e saudou a participação da esposa na empreitada.”A presença da Marcela como embaixadora visa exatamente a incentivar as senhoras mulheres do país, autoridades. Certa e seguramente a Marcela um dia vai convidar as senhoras primeiras-damas e as senhoras prefeitas municipais para estarem todas aqui em Brasília para que não fique apenas como um programa da União, mas que seja um programa da federação”, disse o presidente.