Durante audiência pública realizada hoje (1º) na Câmara, o ministro Nelson Jobim (Defesa), afirmou que, se os deputados realmente quiserem uma solução para os problemas indígenas, deverão se mobilizar para criar uma pauta sobre o tema na Casa.
“Não vi nas discussões das lideranças esses assuntos em pauta. O que os senhores precisam é definir é uma pauta temática. Há dezoito projetos sobre a questão indígena. A questão é saber se os senhores querem votar essa pauta. Ou isso é só um discurso para a TV Câmara?”, respondeu para os deputados.
Jobim também falou sobre o fato de o Judiciário estar decidindo questões de competência do Legislativo. Para o ministro, isso acontece porque o Legislativo se esquiva da sua função e aprova proposições ambíguas. “Não reclamem se o Judiciário decidir, porque há uma incapacidade de acordos”, afirmou.
Nelson Jobim defendeu a criação de um conselho de Defesa Sul-Americano para poder atuar sobre as áreas de fronteira e também para tornar possível a fabricação de equipamentos militares. Além disso, o ministro disse que quer discutir a segurança feita pelas Forças Armadas nos poços de petróleo da Petrobras. Ele entende que, apesar de ser função das Forças proteger as riquezas do país, isso é serviço prestado e como tal deve ser remunerado pela estatal. “As ações da Petrobras têm um valor porque há a presença da Defesa.” (Tatiana Damasceno)
Leia também
Deixe um comentário