O tucano José Serra segue como o favorito absoluto na disputa pelo governo de São Paulo. Pesquisa Ibope realizada no estado entre os dias 1º e 3 deste mês mostra que, em todos os cenários, o ex-prefeito da capital paulista venceria as eleições de outubro já no primeiro turno.
Contra a pré-candidata do PT Marta Suplicy, no cenário em que também aparece o peemedebista Orestes Quércia, Serra desponta com 51% das intenções de voto, enquanto a petista leva 18%. Quércia ficaria com 8% dos votos, seguido por Carlos Apolinário (PDT) e Luiz Antonio Fleury Filho (PTB), ambos com 3%. Votos brancos e nulos somaram 10%, e os indecisos chegaram a 7%.
Quando, no lugar de Quércia, consta o nome de Paulo Maluf (PP), Serra aparece com 52% dos votos, contra 18% de Marta e 5% do candidato do PP. Nesse cenário, Fleury soma 4% das intenções e Carlos Apolinário, 3%.
Na simulação em que o candidato do PT é o senador Aloízio Mercadante, o tucano vence com 55% das intenções de voto. Quércia vem atrás, com 11%, seguido por Mercadante, que fica apenas com 7% da preferência dos entrevistados. Carlos Apolinário aparece com 5% e Fleury Filho, com 4%.
Leia também
Com Paulo Maluf no lugar de Quércia, o tucano aumenta sua vantagem, ficando com 57% das intenções de voto. Mercadante aparece em seguida, com 8%. Fleury Filho e Apolinário ficam com 5% cada.
Segundo turno
Num eventual segundo turno com Marta Suplicy, Serra teria 62% dos votos, contra 23% da ex-prefeita de São Paulo. Brancos e nulos somariam 10% e os indecisos, 6%. Caso a disputa fosse com Mercadante, Serra teria 67% e o petista ficaria com 16%. Brancos e nulos somariam 10%. Indecisos seriam 7%. No cenário com Orestes Quércia, Serra teria 63% das intenções. O peemedebista ficaria com 17% da preferência. Brancos e nulos somariam 12% e os indecisos, 7%.
O Ibope ouviu 1.204 pessoas em 63 municípios de São Paulo. O levantamento foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp).
Deixe um comentário