Rudolfo Lago
O Jornal Nacional acaba de divulgar pesquisa do Ibope que indica uma redução da vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, contra seu adversário do PSDB, José Serra. Na primeira pesquisa do Ibope após o segundo turno, Dilma aparece com 49% das intenções de voto contra 43% de Serra. Uma vantagem de seis pontos. Na última simulação de segundo turno feita pelo Ibope, às vésperas do primeiro turno, Dilma tinha uma vantagem de 14 pontos percentuais. O Ibope assinalou, porém, que não é aconselhável comparar os dois números: o primeiro referia-se a uma situação hipotética, este agora a uma situação real.
Excluídos os votos brancos e nulos e as abstenções, contados, portanto, apenas os votos válidos, Dilma fica com 53% contra 47% de Serra. A pesquisa tem margem de erro de 2%.
Das pesquisas divulgadas no segundo turno, esta do Ibope é a que registrar a menor distância entre Dilma e Serra. Pesquisa do Datafolha divulgada no domingo indicava uma vantagem de Dilma de 8 pontos percentuais sobre Serra.
Essa também é a vantagem registrada por pesquisa do Instituto Vox Populi, também divulgada hoje. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 48% das intenções de voto contra 40% de Serra. A pesquisa tem margem de erro de 1,8%.
Leia também
Deixe um comentário