Renata Camargo
O presidente Lula disse nesta segunda-feira (16), em seu programa Café com o Presidente, que as obras para a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, em Rondônia, geram 25 mil empregos para o país. Segundo Lula, a expectativa é que as usinas comecem a produzir energia ainda em 2011 e 2012.
“São duas grandes hidrelétricas: uma está prevista para produzir 3.400 megawatts, a outra está preparada para produzir 3.200 megawatts. São as duas maiores hidrelétricas que nós estamos produzindo no Brasil”, disse Lula. “Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas para trabalhar nessa empresa. Portanto, nós estamos qualificando uma mão de obra que não existia mais no Brasil, porque o Brasil tinha deixado de investir em grandes projetos de infraestrutura, sobretudo na questão energética”.
Para o presidente, o país vai “antecipar muito a geração de energia”. Lula avalia que é possível, inclusive, bater recorde mundial de tempo de construção de hidrelétricas dessa magnitude. “Mas o dado concreto é que eu, como ser humano, como brasileiro, estou orgulhoso, porque nós estamos fazendo o aproveitamento do nosso potencial hídrico. Poucos países do mundo têm o potencial que o Brasil tem de produzir energia elétrica a partir da água”, concluiu.
Previdência
Em seu programa, o presidente elogiou também os avanços do sistema previdenciário brasileiro. Ao comentar sobre o Demonstrativo Mensal de Créditos para aposentados, lançado na semana passada, Lula afirmou que o software utilizado pela Previdência Social permite maior controle de todas as agências previdenciárias e beneficia as pessoas em tempo real.
“O que acontece a cada minuto, cada pessoa que chega, cada pessoa que é tratada, cada consulta que é marcada, cada benefício que a pessoa reivindica é recebido em tempo real pelo gerente da Previdência Social. Essa é uma coisa extraordinária”, disse Lula.
Segundo dados da Previdência, aproximadamente 13 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar e imprimir nos caixas eletrônicos dos bancos os comprovantes de benefício. “Eu fiquei muito feliz, acho que o modelo implantado pela Previdência Social é um modelo extraordinário. Eu disse, no meu discurso, que a gente devia isso à imprensa brasileira, sobretudo aos radialistas e à imprensa popular, que todo dia denunciavam filas, aluguéis de filas no INSS, a demora para marcar”, afirmou Lula.
Ouça a íntegra do programa Café com o Presidente
Leia também
Deixe um comentário