Os ministros Marco Aurélio Mello e Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberaram duas denúncias apresentadas contra o senador Romero Jucá (MDB-RR) para julgamento. Nos processos liberados nesta semana, o presidente do MDB é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. As investigações são fruto da Operação Zelotes e das delações da Odebrecht. O senador nega todas as acusações.
Os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, presidentes da Primeira e da Segunda Turma do Supremo, respectivamente, são os responsáveis por colocar os inquéritos nas pautas de julgamentos dos colegiados.
No total, Jucá é investigado em sete inquéritos inquéritos no STF (3297, 2963, 4211, 4267, 4326, 4347 e 4501). No início de fevereiro, uma das investigações contra ele foi arquivada por prescrição.
Leia também
No inquérito decorrente das delações da Odebrecht, o senador é acusado de pedir e receber propina no valor de R$ 150 mil para agir em favor da Odebrecht na tramitação de medidas provisórias. Um dos ex-executivos da empreiteira, Carlos Melo Filho, afirmou que o valor seria destinado à campanha eleitoral do filho do senador, Rodrigo Jucá. De acordo com o ex-diretor de relações institucionais, a Odebrecht pagou o valor a Jucá apenas a pedido do senador, uma vez que a empresa não tinha interesse na atuação de Rodrigo em Roraima. O inquérito é relatado pelo ministro Marco Aurélio Mello.
Já na Operação Zelotes, Jucá é acusado de ter recebido mais de R$ 1,3 milhão entre 2010 e 2014. O montante foi pago, de acordo com as acusações, por meio de várias doações do empresário Jorge Gerdau aos diretórios nacional e estadual de Roraima do MDB. O dinheiro garantiria que Jucá atuasse em favor do Grupo Gerdau no Congresso. O relator da investigação é o ministro Edson Fachin.
<< Ministério Público abre nova ação para investigar se Jucá é sócio oculto de TV
<< Falhas e atrasos nas investigações ajudaram Jucá a escapar de inquérito arquivado por prescrição
Depois do julgamento no STF, vem os famosos EMBARGOS e MAIS EMBARGOS…, até ir para o arquivo…, o processo do Jader Barbalho ficou 20 anos no STF e pelas informações ARQUIVO…
Não dá em NADA.
STF: Suprema Troca de Favores.
Lamentável.
Um dos maiores Bandidos do Senado … ao lado de Aécio Neves, Serra, Aloysio Nunes, etc.
Por que não menciona os delinquentes da esquerda, alguns pré-presidiários? Moralidade seletiva?
Faça você PATINHO DA FIESP!!! MANIFESTOCHE!!!
Como pode alguém com a ficha corrida deste cara ainda estar solto e legislando no nosso congresso? Julgamento já!!!!!!!!!!!!!
Igual o Vampirão e Golpista Temer tem a vida toda fazendo o mesmo igual o Aecio Neves, muitos porcos pra pouca teta!
Temer que elegeu? Ao menos admite que é analfabeto político, pois elegeu a chapa medonha PT/MDB?
O povo elegeu democraticamente o Lula e a Dilma, e como vc sabe num governo de coligação quem determinou que o Vampirão fosse colocado como Vice foi o PMDB o MDB com o apoio do Congresso, igual foi o Congresso do Temer que deu um golpe contra a Dilma pra o Vampirão ficar no poder como um ditador, ignorante! O Temer e o Juca são corruptos de alto escalão e vc fica ai caladinho contra eles, palhaçada total!
A mesma democracia que elegeu Lula e Dilma, elegeu Temer. Sim, os brasileiros são estúpidos de eleger tais tipos. Você votou duas vezes na chapa Dilma/Temer, com convicção. Se não deu importância ao vice, sinto muito, mas o elegeu tanto quanto a impichada.
E ainda nessa bobajada de “gópi”? Até quando vai fazer papel de papagaio de pirata dos canalhas do petrolão? Acha que se tivesse sido golpe o PT se aliaria ao MDB nessas eleições? Lula daria entrevista falando de “solidariedade a Temer”? Essa foi uma besteira que os petralhas lançaram para incendiar sua militância, apenas isso. Caiu feito patinho nesse discurso desconectado da realidade.
Impeachment está na Constituição. O STF, guardião da Constituição, abalizou todo o processo. Se não houve violação da Constituição, que golpe é esse? Pode até discordar que Dilma cometeu crime fiscal (embora para mim isso esteja claro), mas isso é questão de opinião. Daí a falar que houve golpe vai um alto grau de loucura e subserviência.
Ditadura? Deve estar falando da Venezuela, exemplo de “democracia” para a esquerda.
Sr. Nicola este é o curriculum exigido para ser governo.
Era líder no desgoverno Dilma, importante ressaltar.
Esse era o líder do desgoverno Dilma no Congresso, imagine só!