O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador José Maranhão (PMDB-PB), se reunirá nesta quarta-feira (9) com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para discutir quais serão os cortes que o governo pretende realizar para reduzir os gastos dos três Poderes previstos no pacote anunciado na última quarta-feira (2).
Entre as medidas anunciadas pela equipe econômica está o aumento de impostos e a redução de gastos na ordem de R$ 20 bilhões para compensar a perda de R$ 40 bilhões com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) .
Na reunião, o ministro Paulo Bernardo irá apresentar os principais projetos que devem ser executados em 2008. “Vamos receber do ministro as informações que já solicitamos sobre as prioridades do governo para este ano”, adiantou José Maranhão ao Congresso em Foco.
Segundo ele, um dos critérios utilizado para os cortes será a avaliação do tamanho do orçamento designado para cada área. “Quem tem orçamento maior perde mais; quem tem menor perde menos”, disse.
Leia também
O senador também não descartou uma reavalição das emendas parlamentares encaminhadas ao Orçamento. “Existe um jogo de interesse para que se transfiram os cortes para as emendas de bancadas, aliviando o Executivo e Judiciário.” A votação do Orçamento deve ocorrer na segunda semana de fevereiro. (Erich Decat)
Deixe um comentário