Pesquisa feita pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o instituto Ipsos revela que o programa Bolsa Família é aprovado por 43% dos brasileiros. Principal vedete do governo, o Bolsa Família é seguido pela estabilidade econômica (20%) e a ajuda aos pobres (10%) como itens aprovados pelos entrevistados.
A população também considera a corrupção (citada por 23% da população), o apagão aéreo (11%) e o caos na saúde (10%) como os três principais pontos negativos do governo Lula.
De acordo com o diretor do Ipsos, Alberto Carlos Almeida, a resposta do eleitorado na pesquisa é coerente com o discurso do governo. “O governo Lula reitera em seu discurso que está trabalhando todo o tempo para os pobres”, disse.
A pesquisa também aponta que o atual governo se “apropriou” da estabilidade econômica. Para 67% dos brasileiros, Lula é o maior responsável pela conquista, enquanto que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), fiador do Plano Real, é mencionado por apenas 7%.
Na avaliação dos entrevistados, Lula também ganha de FHC em quesitos como apoio aos pobres, poder de compra do brasileiro, redução do custo da cesta básica e controle da inflação.
Leia também
De acordo com o Estadão, o diretor do Ipsos considera que a percepção da população se deve ao “presentismo”, “ou seja, tende a atribuir as coisas boas ao governo presente, mesmo que ele não tenha sido o autor delas – desde que esse governo seja bem avaliado, tenha a simpatia da maioria da população e, naturalmente, possua um bom mecanismo comunicador”.
A pesquisa também revela que o brasileiro considera Gilberto Gil (PV), ministro da Cultura, como o melhor ministro da equipe de Lula. O músico foi citado por 4% dos entrevistados. Logo em seguida, aparecem empatados os petistas Tarso Genro (Justiça) e Guido Mantega (Fazenda), lembrados por 3% dos brasileiros.
Deixe um comentário