A estréia do Blog do Brasiliense, do jornalista Ronaldo Brasiliense, ficou para 16 de janeiro. O próprio Ronaldo e o Congresso em Foco concluíram que seria extemporâneo colocar o blog no ar antes, em razão do inevitável marasmo que marcará o período compreendido entre estes dias que antecedem o Natal e a data em que a convocação extraordinária do Congresso Nacional deve começar para valer.
Hospedado no Congresso em Foco, o Blog do Brasiliense ficará a cargo de um dos melhores repórteres em atividade no país. Mais de uma dezena de prêmios de jornalismo (três Esso) no currículo, Ronaldo teve passagens férteis por alguns dos principais órgãos de imprensa brasileiros (entre eles, O Estado de S. Paulo, Veja, IstoÉ, Jornal do Brasil e Correio Braziliense).
Ele interrompeu uma sólida carreira na chamada grande imprensa para se lançar em um projeto próprio. Primeiro, criou a Amazon Press, agência de notícias sobre a Amazônia, região da qual é originário. Depois, colocou em circulação revistas regionais e até um jornal, O Paraense, adicionando espírito empreendedor ao seu reconhecido talento jornalístico.
Leia também
No blog, estarão visíveis não apenas as qualidades do repórter – com seu estilo direto de escrever – como a inteligência, mordacidade e senso de humor de um sujeito que sempre denunciou os desmandos perpetrados pelos poderosos sem perder a capacidade de rir das nossas grandes ou pequenas mazelas.
Sugestões dos leitores
Diversos leitores atenderam ao chamado, feito pelo Congresso em Foco, para apresentar comentários, críticas e sugestões que nos permitam melhorar este site. Uma das idéias veio de Vito Jamielniaski, de Belém (PA), que sente falta de "uma página" para os leitores comentarem as notícias publicadas. O Blog do Brasiliense suprirá essa deficiência.
Mas leitoras e leitores continuarão contando com as outras três possibilidades de participação hoje existentes: 1) Contribuições para o "Fórum", seção destinada à publicação de artigos sobre temas da atualidade; 2) Para "A palavra é sua", onde são publicados comentários e textos não necessariamente relacionados com matérias publicadas pelo Congresso em Foco; e 3) Comentários específicos sobre matérias veiculadas, que são editados junto com cada uma delas.
Ao mesmo tempo, continuamos atentos a outras observações e sugestões dos leitores. A idéia de Adriana Gomes Moreira, de Bauru (SP), de mostrar como atua a bancada feminina é uma proposta de pauta acatada e a ser colocada em prática. Também registramos a preocupação de Augusto Fernandes Ribeiro, de Santo André (SP), com o acompanhamento de assuntos ligados à educação.
Concordamos ainda que o site precisa de melhor divulgação, como disseram André Gonçalves da Silva, de São Paulo (SP), e Luiz, de Brasília. Sem o suporte de um grande portal e com receitas publicitárias ainda insuficientes para implementar um plano de marketing, contaremos por mais algum tempo apenas com o boca-a-boca – ou mail-a-mail – dos leitores para tornar o veículo mais conhecido.
O sentido de tudo
Queremos ainda agradecer pelos inúmeros elogios e manifestações de apoio a um trabalho que, temos certeza, tem muito a ser aprimorado. Acreditamos ter dado um passo decisivo no rumo do aperfeiçoamento do site quando o Congresso em Foco começou a ser atualizado em tempo real, no final de setembro.
Não é de se desprezar o esforço feito para isso. Afinal, todos os textos publicados são produzidos por uma pequena equipe de jornalistas e colaboradores. E uma equipe com um jeito próprio, crítico e independente, de reportar os principais fatos políticos.
Para nós, o trabalho envolve ainda a tarefa de fazer do Congresso em Foco um endereço absolutamente democrático, no qual encontrem abrigo as mais diferentes idéias e correntes de pensamento, e um espaço de permanente participação dos leitores. Sem atender às expectativas e necessidades deles, esta experiência nunca terá pleno êxito.
Deixe um comentário