Megaeventos esportivos como os jogos olímpicos mundiais que se realizam no Rio de Janeiro oferecem uma excelente oportunidade de aprendizado em boas práticas de comunicação. A Rio 2016 é um espetáculo midiático por natureza: o Mundo inteiro acompanha as provas esportivas nas arenas cariocas. Tanto as vitórias celebradas com emoção nas arenas e nas redes sociais, quanto os erros e as mostras de despreparo viralizam na internet ou viram memes. Vamos a alguns exemplos memoráveis da semana olímpica:
A top Gisele: muito preparo antes de se apresentar em público
A modelo brasileira Gisele Bündchen, que já foi eleita a mais bonita do mundo, comprova a importância do preparo antes de qualquer exposição pública. Questionada sobre se é a melhor por sua aparência, a modelo responde que seu sucesso é devido à sua personalidade e à sua dedicação ao trabalho: “Nunca reclamei”, afirmou.
Leia também
Gisele dá o exemplo que mesmo os mais experientes e bem-sucedidos precisam sempre se preparar e entender a audiência, o foco e qual a estratégia adequada.
A judoca-ouro Rafaela Silva: “Eu treinei muito”
A conquista da medalha de ouro da judoca Rafaela Silva é uma prova de perseverança no mundo do esporte. Até chegar à medalha de ouro, a atleta da Cidade de Deus venceu muitas dificuldades. No campo da oratória e das exposições públicas, os campeões também são aqueles que vivem treinando e aperfeiçoando deficiências como falta de objetividade, assertividade, foco, ênfase, presença de palco ou fluência verbal.
Veja aqui a trajetória da judoca Rafaela.
Outro exemplo de superação é mostrado no filme “O discurso do rei”, que também traz a tônica do treino e do empenho para vencer obstáculos.
A atleta Joanna e o mau uso das redes sociais
Outro destaque, este negativo, foi dado pela nadadora Joanna Maranhão de uso inapropriado das redes sociais. Esta semana, a atleta ameaçou processar autores das ofensas em suas redes sociais, mas com a divulgação de antigos posts nos quais ela própria ofendia outras pessoas, foi forçada a recuar e a pedir desculpas, admitindo que não se deve brincar nas redes sociais.
Nas redes digitais, como na vida real, é preciso se adotar a “regra do espelho”: não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você. Esta e outras normas de “netiqueta” são abordadas no Media Training como exemplo de uso apropriado de redes sociais.
Conhece o emprego mais fácil do mundo?
Em tempos de sociedade multimídia conectada não há olimpíada sem muitos memes. Um dos mais compartilhados na semana foi a foto do salva-vidas em prova de natação. Pobres organizadores: como explicar aos internautas a razão da lei estadual de 2001 que determina a presença obrigatória de salva-vidas em piscinas com mais de 6×6 metros?
E este meme teve 5 milhões de views!
Deixe um comentário