Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Por que é preciso dar todo apoio à greve dos caminhoneiros

 

O sistema tributário brasileiro desonera os bancos, as grandes empresas e concentram os impostos nas costas dos trabalhadores, dos setores médios e consumidores. Quando um setor se levanta contra essa injustiça o que setem de fazer é apoiá-lo e buscar generalizar, fortalecer esse movimento, ao invés de ficar fazendo promessas eleitoreiras de “reforma tributária”.

Exigimos a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis e mais, lutemos por uma Petrobras 100% estatal e sob o controle dos trabalhadores, o fim imediato dos reajustes diários dos combustíveis, e a demissão de Pedro Parente, o presidente atual da Petrobras, cujo único interesse é encher o bolso dos grandes acionistas descarregando nas costas da população.

Porque apoiar a greve dos caminhoneiros

Os caminhoneiros são uma categoria típica do setor médio da nossa sociedade, que é arruinada pela grande burguesia e seus governos em épocas de crise como a que vivemos. É evidente que os grandes empresários do setor tentam se aproveitar da situação e da luta para colocar as suas demandas. E que setores da ultradireita como os bolsonaros da vida tentam ganhar hegemonia sobre o movimento, capitalizar para seu projeto. Isso é luta de classes.

Cabe à classe trabalhadora e suas organizações disputar a hegemonia deste movimento, lutar para uni-lo às suas lutas criando as condições para uma greve geral que pare o país e reúna força para derrotar o governo. Apoiar as reivindicações dos caminhoneiros ao mesmo tempo que soma a elas as demais reivindicações da nossa classe – baixar o preço do gás de cozinha; redução da jornada de trabalho sem redução de salários, aumentos dos salários, revogação da reforma trabalhistas; contra as privatizações e a reforma da previdência; Fora Temer e sua quadrilha…

Só assim fechamos espaço para setores da ultradireita como Bolsonaro, pois as organizações da classe trabalhadora são muito mais fortes que o movimento patético que o apoia. Só assim impedimos que o movimento dos caminhoneiros seja dirigido pela grande burguesia e fazemos com que se some efetivamente ao enorme descontentamento que toma conta da classe trabalhadora brasileira neste momento, e seja uma mola propulsora da sua luta.

Todo apoio à greve dos caminhoneiros!

Unificar as lutas! Greve Geral já!

 

Mais do autor:

<< Notas sobre a crise, Lula, o Judiciário e a alternativa dos trabalhadores

<< A intervenção no Rio vai aumentar a violência contra os pobres

Continuar lendo